Days Gone

Days Gone é um jogo eletrônico de ação-aventura e sobrevivência desenvolvido pela SIE Bend Studio e publicado pela Sony Interactive Entertainment. Foi lançado mundialmente em 26 de abril de 2019 para PlayStation 4, Xbox e PC.

Jogabilidade

Days Gone é um jogo de mundo aberto com zumbis em um cenário pós-apocalíptico jogado em uma perspectiva de terceira-pessoa. Os jogadores controlam Deacon St. John (Samuel Witwer), um viajante e caçador de recompensas que prefere viver uma vida perigosa na estrada, ao invés da vida nos acampamentos na floresta. O jogo se passa dois anos depois de que uma pandemia global ocorreu e que matou quase toda a humanidade, transformando milhares de pessoas em “Freakers”, zumbis que não pensam mas evoluem rapidamente. Na E3 de 2016, numa demonstração do jogo, dois tipos de “Freakers” foram revelados, Newts e Hordes (Tritões e Hordas).

Como o jogo é ambientado em um mundo aberto, os jogadores podem completar os objetivos de várias formas, tais como agir furtivamente ou escolher a agressiva abordagem por meio de armas curtas e de longo alcance. A dinâmica de dia e noite é um destaque do jogo, o que faz os Freakers fracos e lentos durante o dia, mas rápidos e agressivos durante a noite. Veículos como motos podem ser usados para explorar o mundo do jogo. Os jogadores são capazes de construir novos itens para melhorar a eficiência no combate.

História de amor e perda

Essa trama acompanha Deacon St. John, um cara que fazia parte de um grupo de motoqueiros foras da lei quando um pandemia aconteceu, transformando a maior parte das pessoas em criaturas canibais.

Apesar de ter sido feliz, os flashbacks mostram que Deacon perdeu sua esposa em algum momento da catástrofe e sofreu uma mudança de personalidade. Os poucos humanos que sobreviveram foram morar em regiões afastadas das cidades e ele se tornou um caçador de recompensas, que viaja por aí ajudando pessoas em troca de pagamento.

Em algum momento, a cabeça de Deacon é posta a prêmio, e é aí que ele decide ir pro norte do país com seu amigo Boozer. Mas tudo dá errado. Days Gone tem cerca de 6 horas de cutscenes continuando entre os eventos que você está jogando e flashbacks que revelam o passado de Deacon e dão um pouco mais de profundidade ao personagem.

Um mundo dinâmico

O mundo aberto de Days Gone é também perigoso e cheio de eventos aleatórios que criam ameaças em qualquer lugar aberto, como a aparição não roteirizada de tocaias e ataques de animais infectados.

Mas existem também lugares seguros. Casas abandonadas, acampamentos de sobreviventes e vários outros. Se o você sondar o acampamento e ele for inimigo, é possível limpar o local e depois ele se transformará em um posto avançado amigo.

Ali funcionam duas moedas correntes: os créditos do acampamento e os créditos de confiança. Esse segundo você ganha fazendo favores para a comunidade, como resgatar moradores feitos reféns. Você usa esses créditos para comprar coisas como armas e upgrades para a moto.

Existem ainda unidades médicas móveis que funcionam como checkpoints. Se você conseguir entrar dentro delas, pode encontrar itens bem úteis no loot.

Limpar zonas infestadas diminui as hordas que você vai ter que enfrentar e ainda abre a possibilidade de fast travel. Deacon precisa destruir ninhos de freakers e lidar com as hordas do local. Assim se ganha pontos para conseguir viajar rapidamente de um ponto a outro do mapa em alguns segundos.

O sistema de clima do jogo é dinâmico e pode impactar como você interage com o mundo. Se estiver nevando ou chovendo, por exemplo, a moto vai derrapar mais. Existem, é claro, ciclos de dia e noite.

É possível passar à noite em um lugar seguro, já que os freakers ficam mais ativos à noite, mas durante o dia existem outros inimigos.

É “freaker”, não “zumbi”

Como grande parte das ficções de apocalipse zumbi, em Days Gone as pessoas se recusam a dizer “zumbis”, eles são… “freakers”. Mas dessa vez tem um motivo. Essas criaturas são mais mutantes do que zumbis, porque estão realmente vivas e têm necessidades físicas como beber, comer, dormir e migrar entre regiões. Sem contar que eles continuam em mutação.

Como os infectados de Dying Light, os freakers ficam mais ativos durante à noite e são atraídos por barulho. Existem vários tipos. Os swarmers são o tipo mais comum e foram infectados quando eram adultos, frequentemente andando em grandes hordas que funcionam como um organismo único.

Os newts foram infectados ainda crianças e só atacam em bando e quando o jogador está na desvantagem ou quando o território deles é invadido. Os screamers gritam alto, deixando você atordoado enquanto hordas são chamadas para onde você está.

O breakers são grandalhões super fortes que são bem mais difíceis de derrubar. E tem ainda outras mutações não foram reveladas e só serão descobertas jogando mesmo. Um tipo ou bando pode, inclusive, atacar o outro. Vale dizer que além dos freakers humanos, também existem lobos, corvos, ursos e outros animais infectados.

Inimigos saudáveis

Além dos infectados, existem outros inimigos pra se preocupar. Bandidos e saqueadores aproveitam o mundo sem lei para mostrar que o ser humano é realmente uma porcaria.

Rippers são humanos que até se parecem com o freakers, mas são apenas malucos perigosos que adoram os infectados, dizendo que eles são o próximo passo da evolução. Além disso, Deacon ainda precisa lidar com gangues rivais.

Armas e combate

Para enfrentar esses caras, existem várias armas. Metralhadoras, escopetas, bestas, rifles sniper, facas, machados, martelos e muito mais. Além disso, existe um sistema de crafting para pegar sucata e criar bombas ou coquetéis molotov ou mesmo supressores para as armas. Dá também pra criar flechas de fogo.

As armas que os inimigos deixam cair não são muito boas, mas servem pra quebrar o galho na hora do aperto. É nos acampamentos que você vai encontrar o melhor equipamento.

Como a munição é escassa, é preciso gerenciá-la bem e às vezes usar combate corpo a corpo. Só que essas armas brancas quebram e precisam ser reparadas e melhoradas pra causar mais dano. Também é possível sair na mão, porque Deacon se garante no soco.

Vários jeitos de jogar

Days Gone entrega liberdade para você escolher a abordagem que achar melhor. Os desenvolvedores dizem que é possível tomar rotas variadas para encarar uma missão. É possível se esconder e esperar os inimigos irem embora, criar emboscadas e fazer tudo na surdina. Dá até pra atrair freakers propositalmente para matar seus inimigos humanos.

Mas se você preferir simplesmente o combate direto e aberto, também é possível. Existe até uma mecânica de foco de combate em que o tempo fica mais lento para você mirar na cabeça dos inimigos. Só fica esperto, porque quanto mais barulho mais chance de atrair freakers.

O jogo oferece uma mecânica chamada “Visão de Sobrevivência”, que parece uma mistura da visão verdadeira de Tomb Raider com o modo detetive de Batman Arkham.

Com isso você investiga alguns objetos e pode entender o que aconteceu no local, enxergar trilhas e perceber armadilhas. Esse recurso também tem upgrades.

Sua maior companheira é a moto

Deacon vive na estrada e o mapa é um mundo aberto, por isso sua Drifter Bike é parte importante do jogo. É preciso cuidar da motocicleta para que ela não quebre ou fique sem gasolina porque viajar a pé é muito perigoso.

Às vezes você terá que enfrentar inimigos guardando fontes de combustível. A moto pode ser melhorada com partes que aumentam a velocidade, a quantidade de suprimentos que você pode carregar ou a resistência do veículo.

Agora isso aqui é bem interessante: onde você deixa a moto é importante, porque se você morrer você seu respawn no jogo acontece no mesmo lugar onde ela está estacionada. E, não, não dá pra assoviar e fazer ela vir andando até você.

Photo Mode obrigatório

Assim como os últimos grandes exclusivos do PS4, Days Gone também conta com um modo fotografia. Será possível manipular campo de visão, abertura, granulado e foco da câmera, assim como mudar a expressão facial de Deacon e definir se ele ou sua moto devem ou não estar em cena.

Para personalizar a imagem, o sistema oferece 9 molduras, 18 filtros e o logotipo do game. Tem outros 55 recursos disponíveis, como gradação de cores.

Use a furtividade sempre que possível

Esse é um aspecto importante da jogabilidade que não deve ser desprezado. A munição dura pouco, e você pode não ter o suficiente para dar conta de determinadas situações se decidir partir para o tudo ou nada. Esconda-se atrás dos objetos, use a vegetação alta para se aproximar sem ser visto e apunhale os inimigos pelas costas sempre que puder. Confronto direto deve ser sempre a sua última opção.

Chuva ajuda você a se camuflar

Caso comece a chover, o mundo do jogo sofre algumas mudanças. Uma delas é que os inimigos demoram mais para perceber sua presença, o que te auxilia nas abordagens furtivas. Entretanto, o tempo ruim também piora a condição das estradas e faz com que mais Frenéticos apareçam.

Marque os inimigos com seu binóculo

Quando encontrar uma base inimiga, antes de mais nada pare sua moto a uma distância segura, observe seu entorno e use o binóculo para marcar quem está lá. Inimigos marcados mostram a você quando estão suspeitando de alguma coisa fora do normal e também fazem com que o minimapa exiba a posição para a qual estão olhando, o que facilita muito para que você saiba a hora de se aproximar deles.

Destrua os alto-falantes nas unidades móveis da NERO

Antes de restaurar a energia desses lugares, sempre suba no teto das unidades e corte os fios dos alto-falantes. Se não fizer isso, quando a eletricidade voltar todos os Frenéticos que estiverem por perto serão atraídos pelo barulho emitido pelos alto-falantes. Há locais, inclusive, onde se isso ocorrer, sua única opção será fugir, tamanha a quantidade de inimigos que aparecerão.

Cuidado nas cavernas e túneis

Os Frenéticos adoram a escuridão, o que faz esses dois lugares estarem entre os preferidos deles para se esconderem durante o dia. Quando decidir entrar numa caverna ou túnel, seja porque você quer fazer isso ou porque precisa, tome cuidado se realizar a empreitada durante o dia, pois quase sempre esses lugares, especialmente cavernas, estarão abarrotados desses indivíduos. Espere anoitecer, que é quando eles saem para caçar e deixam o local desabitado.

Use as armadilhas

Há vários tipos de armadilhas, como as tradicionais feitas para pegar ursos e até mesmo minas explosivas. Não as despreze quando encontrá-las, especialmente se estiver em uma área infestada por ninhos de frenéticos. Coloque-as nas entradas do ninho, bote fogo e observe os Frenéticos caírem diretamente nelas, poupando algumas balas.

Sempre procure por gasolina e sucata

Gasolina e sucata são duas coisas que você usará muito em “Days Gone”. Sem a primeira, você não pode rodar com sua moto, e a segunda é útil para consertar não apenas a moto, como também suas armas de combate corpo-a-corpo.

Justiça com as próprias mãos

Embora Days Gone conte com um sistema de armas e equipamentos eficiente, nada é melhor do que investir no combate franco. Primeiro por conta da velocidade de ataque de muitos frenéticos, que acabam não dando tempo para mirar perfeitamente. E também por conta das munições serem um tanto escassas no game, fazendo com que seja melhor guardá-las para confrontar outros inimigos armados.

Sendo assim, na hora de evoluir seus atributos, procure sempre focar nas habilidades de combate corpo-a-corpo. Muitas delas trazem benefícios que favorecem demais as lutas, como um dano maior com a sua faca e mais chances de um acerto crítico.

Construa tudo que puder

Uma das boa opções de Days Gone é permitir que o jogador crie itens especiais com materiais recolhidos ao longo do game. Por exemplo, é possível criar itens de cura, coquetéis molotov e até bombas caseiras.

Entretanto, não espere apenas o momento do combate para construir esses itens. Por mais que seja rápido o processo, o ideal é você sempre estar munido de armas e itens de cura para não ser pego de surpresa em uma emboscada ou de frente com uma horda.

Vasculhe tudo

Conforme citamos acima, Days Gone é um game que traz um amplo sistema de criação de itens. Mas para isso é preciso encontrar esses materiais específicos espalhados por todo o mapa.

Dessa forma, não se acanhe ao perder minutos (e até mesmo horas) vasculhando casas, carros e equipamentos atrás de materiais como garrafas, latas, combustíveis, etc. Uma boa opção é utilizar o Modo Sobrevivência para que tais itens sejam sinalizados no mapa e fiquem mais fáceis de serem encontrados.

Caçar é simples e eficiente

Se em outros jogos a tarefa de caçar animais selvagens é um tanto complexa, em Days Gone é uma atividade fácil até demais. Sempre que possível, para suas moto para abater lobos, cervos ou ursos, já que suas peles e carnes rendem pontos de confiança para o vilarejo defendido por Deacon.

Entretanto, vale lembrar que, assim como os humanos, muitos animais também foram contaminados. Sendo assim, será uma tarefa muito mais difícil abater um animal selvagem fora de si, do que ele andando tranquilamente em seu habitat natural.

Visão de sobrevivência

Uma das vantagens de Deacon em Days Gone é usar o seu poder de visão de sobrevivência. Com ele, é possível levar vantagens em combates, já que cria uma espécie de slow motion onde você pode ter um pouco mais de tempo para pensar na sua próxima ação ou até mesmo ter menos movimentação de seu oponente na hora de mira em sua direção.

Só fique atento ao momento certo de usar a habilidade, já que a mesma leva um tempo para preencher toda a sua barra novamente.

Seja caridoso

Em Days Gone, serão muitos os acampamentos por onde Deacon passará. Porém, em cada um dele, procure sempre ser o mais prestativo possível, cumprindo missões secundárias e eliminando os perigos no entorno.

Além de serem atividades lucrativas e renderem pontos de experiência, seu nível de confiança aumentará e não será preciso ir até um determinado acampamento só para evoluir a sua moto e voltar.

Itens no Mundo

Como um jogo pós-apocalíptico de sobrevivência, pegar itens no mundo é totalmente essencial. Sempre que quiser criar itens para facilitar a vida de Deacon, tais como curativos, coquetéis molotov, pilulas de aprimoramento, dardos entre outros itens cruciais para o jogo. Não deixe passar nada de sua vista, investigue todos os cantos.

Dentro de porta malas e capôs dos carros também se escondem preciosidades para você, sempre abra e investigue todos os tipos de carros. Nos carros policiais você sempre encontrará munição para todas as armas.

Nas ambulâncias e também em vans de bombeiros você encontrará sempre um kit médico que recupera toda sua vida.

E em carros normais sempre vai encontrar itens comuns como trapo, garrafas e afins. Em túneis sempre vão ter muitos carros para serem saqueados, então fique alerta!

E vale lembrar que existem carros com alarme ativo, que vão estar sinalizados por uma luz vermelha no painel do carro, assim como a da imagem abaixo:

Posto Avançado da NERO

Ao explorar o mundo em Days Gone, você pode encontrar vários locais opcionais, entre os quais os Postos Avançados da NERO são um dos mais importantes. Examinar esses locais definitivamente é uma boa idéia, já que cada um deles contém um Injetor, que aumenta permanentemente uma estatística escolhida em 1 – isso pode ser saúde, resistência ou foco. Como resultado, este é um dos melhores métodos para tornar Deacon um personagem muito mais poderoso e aumentar suas chances de sobrevivência no mundo pós-apocalíptico.

Orelhas de Frenético e Plantas

Cada Frenético que você eliminar vai dar um tipo de “orelha”. Vale a pena adquirir o hábito de coletá-las regularmente. Você não precisa apertar nenhum botão para fazer isso, você simplesmente tem que andar sobre o cadáver do monstro. As informações sobre as orelhas coletadas serão exibidas no canto inferior esquerdo da tela.

Você pode entregar as Orelhas para acampamentos no mundo do jogo. Depois de trocá-los, você receberá créditos e pontos de confiança com o acampamento onde foi entregue.

E também vale lembrar que no mundo aberto de Days Gone existem muitos tipos de plantas e Deacon manja muito sobre todas elas. Além de usar para criação de itens, as plantas também podem (e devem) ser vendidas em mercadores nos acampamentos. Isso gera um bom dinheiro para você comprar armas e suprimentos.

Peles de Animais

Um dos modos de ganhar um bom dinheiro e ainda colecionar emoções, é caçar ursos e lobos. Também tem como caçar os veados, mas eles não revidam, então é menos legal. As peles desses animais rendem bons créditos e te ajudaram a comprar armas melhores além de renderem carne para você vender nos acampamentos e ganhar confiança e créditos também. Diferente de outros jogos, pode descer bala e fogo nos bichos que não estraga a pele deles.

Viu uma horda? Dê meia-volta!

Um dos grandes atrativos de Days Gone é a horda. Por mais recompensador que seja eliminá-las, elas provavelmente tomarão um tempo do jogador. Algumas delas fazem parte das missões e, inevitavelmente, teremos de enfrentá-las. Porém, sempre que possível, é bom evitá-las.

Enfrentar 300 ou até mesmo 500 Frenéticos, correndo em sua direção ao mesmo tempo, é uma morte quase certa. Caso decida encará-las, aqui vão umas dicas:

Como a munição é escassa, cada bala vale ouro. Será impossível eliminar todos os inimigos apenas com as armas de fogo. Guarde elas para quando o número de Frenéticos for menor, e a chance de acertá-los na cabeça e livrar-se deles rápido for maior;

Crie coquetéis molotov ou outros explosivos à sua disposição. Estes, são essenciais para eliminar grandes quantidades de uma vez;

Coloque armadilhas pelo cenário e atraia eles até as emboscadas. Dessa maneira, um bom número de infectados também serão executados;

Não adianta tentar passar com a moto no meio da horda. Você rapidamente será derrubado e devorado;

Corra como se não houvesse amanhã. Manter distância é fundamental.

Ganhe a confiança das comunidades

Ao decorrer da campanha, nos depararemos por outros acampamentos de sobreviventes. Neles, podemos levar orelhas de Frenéticos (sempre que matamos um, coletamos uma), carnes e peles de animais que caçamos, além de cumprir missões que os líderes dessas comunidades nos passam. E o que ganhamos com isso, afinal?

Todas as tarefas citadas acima melhoram nosso relacionamento com os acampamentos, criando uma maior confiança nessa relação. Ao entregarmos os materiais, somos pagos com créditos. Com eles, podemos comprar melhorias para a moto, consertá-la e abastecê-lá caso necessário, e aumentar o arsenal de armas. Quanto maior a confiança, melhores produtos serão disponibilizados para compra.

Procure postos NERO, mas cuidado com alarmes

Espalhados pelo mapa, temos alguns postos NERO, empresa que investiga o que aconteceu com o mundo e porque a população foi infectada. Neles, encontraremos seringas que, quando injetadas em nós, nos darão melhorias em Energia, Saúde ou Foco. Acredite, isso nos dá mais chances de sobreviver.

Esses postos costumam estar cheios de “Frenéticos Guardiões”, além de alarmes que serão acionados quando ligarmos o gerador. Antes de ligá-lo, porém, podemos ir até alto-falantes e dos demais alarmes e desativá-los, evitando a fadiga. No geral, costumam ser quatro pontos que precisamos apertar o botão off. Aliás, vale ressaltar: alguns carros também possuem alarme. Barulho atrai Frenéticos. Enfrentar Frenéticos nos tira tempo e munição. Faça as contas.

Valorize a gasolina

DAYS GONE_20190412121205

Não precisamos pagar pela gasolina em Days Gone, é verdade, mas isso não quer dizer que ela seja infinita — combustível acaba, e não precisa de muito para que isso aconteça. Distâncias de até 2km costumam beber todo o tanque da moto — por isso, a dica de aprimorar a moto é fundamental.

Pelas ruas, porém, encontraremos alguns galões de gasolina. Basta pegá-los e encher nossa motoca até o tão cobiçado 100%. É bom ficar sempre de olho em quanto ainda nos resta, para planejar muito bem quando fazer uma parada em busca da escassa gasosa. Você não vai querer ficar de tanque vazio e ser uma presa fácil no meio do nada…

Queime ninhos de frenéticos sem dó

Uma das missões secundárias de Days Gone é justamente queimar ninhos de Frenéticos. Os ninhos nada mais são do que o lar desses seres infectados, e por lá eles passam as noites. Existem áreas contaminadas, com cinco ninhos ou mais naquela região. O desafio, já que elas estão “escondidas”, é encontrá-las e acabar com o lar deles.

Quanto mais ninhos queimamos, menos Frenéticos teremos pelas ruas enquanto passeamos com nossa moto. Parece difícil, mas dá para se ter dias mais ensolarados no cinzento pós-apocalipse.

Salve rapidamente sempre que estiver perto da sua bicicleta

É uma dica chata para começar, mas lembre-se de segurar o triângulo e salvar rapidamente sempre que voltar para a sua bicicleta. Você nunca sabe quando você pode se deparar com uma horda e ser espancado por massas de aberrações, mas se você está salvando rapidamente com freqüência, então não vai voltar muito longe.

Destrave a habilidade corpo a corpo dos reparos logo que possível

Quando você desbloquear seu primeiro ponto de habilidade, fortemente recomendo investir na habilidade corpo a corpo dos Reparos em Campo. Isso permite que você conserte todas as armas corpo a corpo que encontrar com sucata, para que você possa continuar usando-as e evitar que elas se quebrem. A sua faca de inicialização de backup não é forte, então você ficará bem melhor com esses tacos de beisebol e pranchas de 2×4.

Sua lanterna vai atrair inimigos

Ter a sua lanterna acesa durante a noite é obviamente uma grande ajuda quando se tenta, na verdade, ver as coisas, mas os freakers são atraídos pela luz brilhante. Isso permite que eles saibam exatamente onde você está, por isso, quando estiver se esgueirando em alguns inimigos inconscientes, desligue a lanterna pressionando o d-pad.

Descobrir qual atributo aumentar com injetores NERO

Em cada NERO Research Site e no NERO Checkpoint, você encontrará caixas brancas com injetores NERO dentro. Estes permitem que você buffue três atributos principais; saúde, resistência e foco. Cada injetor NERO aumentará a estatística escolhida por 25 a cada vez. A própria saúde explicativa porque permite que você receba mais dano, enquanto a resistência aumenta o tempo que você pode correr, pular e rolar.

O foco, por outro lado, só é relevante quando você adquire a habilidade de alcance focado, e permite uma habilidade de tempo de disparo lento ao mirar as vistas e clicar no botão direito. Aumentar o seu status de foco aumenta essa habilidade e é ótimo para atirar em hordas ou atirar furtivamente em atiradores de emboscada.

Obtenha as habilidades de sobrevivência Green Thumb e The Butcher o mais rápido possível

DAYS GONE_20190423154231

Aumentar o seu nível de confiança com os vários campos ao redor do mapa é crucial para progredir e desbloquear upgrades para sua bicicleta e novas armas. A maneira mais rápida de fazer isso é completar as atividades nas respectivas regiões, além de vender plantas e carne de animais na cozinha. As habilidades Green Thumb e The Butcher dobra a quantidade de plantas e carne que você adquire, o que significa que você pode ganhar a confiança muito mais rapidamente e economizar a quantidade de moagem que você precisa fazer.

Viaje rapidamente entre os NERO Checkpoints descobertos para reabastecer os recursos

Mencionamos que as latas de combustível reaparecem, mas você sabia que os recursos também fazem o mesmo no NERO Checkpoints? Se você estiver com pouca coisa, de curativos e kits médicos a sucata e querosene, você pode simplesmente viajar rapidamente entre todos os NERO Checkpoints e reabastecer. Há sempre uma lata de combustível ou duas em cada uma delas, para que você nunca fique sem gasolina.

Referências:

Game for fun, Uol, Pt Gameme, Voxel, wikipedia, techtudo, Br ing.

Deixe seu comentário: