Daemon X Machina

Daemon X Machina é um jogo de tiro em terceira pessoa jogo de ação desenvolvido e publicado pela Marvelous. Foi lançado para o Nintendo Switch em 13 de setembro de 2019 e mais tarde para Microsoft Windows em 13 de fevereiro de 2020.

Gameplay 

No jogo, o jogador controla um personagem personalizado, que comanda um mecânico do Arsenal e se envolve em batalhas com outros inimigos mecânicos. As habilidades e a aparência do avatar do jogador podem ser personalizadas no Hangar, que serve como o principal hub do jogo. É também o local onde os jogadores navegam em diferentes missões. Depois de causar dano suficiente ao mecanismo do oponente, ele é derrubado e os jogadores podem vasculhar suas partes do corpo ou arma e usá-los contra o inimigo derrubado. Um multiplayer cooperativo para quatro jogadores também é destaque no jogo.

Aprenda os comandos

Começar com isso parece até óbvio, mas não é. Nesse game não há um único botão inutilizável. Absolutamente todos os botões, incluindo os direcionais analógicos que são pressionáveis, têm uma função diferenciada. E mesmo com o tutorial vai ficar difícil não se embananar, pois serão mil comandos para realizar em meio a máquinas voadoras, tiros e explosões para todos os lados, em um mapa cheio de objetos e obstáculos.

Direcional direito: movimenta o robô para os lados.

Direcional direito (pressionado): robô desce de altitude até alcançar o chão;

Direcional esquerdo: movimentação da mira;

Direcional esquerdo (pressionado): aciona o Mirage, holograma do seu Arsenal que auxilia em batalha;

Direcional digital (botões de esquerda e direita): abre o menu de troca de armamento;

Direcional digital (botões de cima e baixo): muda os armamentos de Femto, partícula vermelha absorvida pelas máquinas que pode ser convertida em melhoradores de performance do Arsenal;

Botões

A: quando combinado ao direcional digital, abre o menu de armamento da mão direita;

Y: quando combinado ao direcional digital, abre o menu de armamento da mão esquerda;

B: aciona os propulsores a jato do Arsenal, servem para pegar altitude;

X: botão de ejeção do avatar para fora do robô;

L: aciona a arma de ombro;

R: aciona o propulsor de velocidade;

ZL: ataque da mão esquerda;

ZR: ataque da mão direita.

Viu só como não são poucas as coisas que se pode fazer com o controle do Switch? Mas não se desespere, ao passo que a jogatina evolui, você irá se acostumar com os comandos e conseguirá se sair bem nas missões. Acredite, pois muitas vezes o jogador possui um bom armamento, mas uma estratégia e habilidade evasiva fraca, o que poderá causar várias mortes durante as missões.

E é bom ficar bem ligeiro com os comandos, pois as batalhas são muito dinâmicas. Uma única piscada em falso pode lhe custar a missão toda. Por isso, não apenas aprenda os comandos, domine-os.

E, só um aviso: ainda há mais coisas que o jogador pode fazer, esses são os comandos básicos de ação em batalha.

Teste e misture as armas e armaduras

DAEMON X MACHINA possui uma variedade imensa de armamentos que podem ser equipados no seu Arsenal. É importante avisar que o jogador poderá levar até quatro armas nas mãos, uma no ombro e uma auxiliar.

As armas principais ficam nas mãos e nos ombros, essas podem ser trocadas a bel prazer do jogador. Recomendo que você aproveite o campo de testes para pôr em prova as várias combinações que o jogo pode proporcionar. Lembre-se que é um espaço livre, então a melhor dica é usufruir dessa liberdade e criar o seu estilo próprio de combate.

Para mim a melhor combinação é ter duas armas estilo metralhadoras, que possuem uma cadência e quantidade de balas alta. E, junto delas, pegar duas armas com uma cadência menor, mas com balas mais poderosas, como bazucas e snipers.

Claro que essa é uma escolha de combate pessoal, mas vai ficar à gosto do freguês a combinação que melhor lhe convém. Como já disse, aconselho que o jogador faça testes e veja o que se encaixa melhor com seu estilo de combate.

E além das armas de fogo, há também lasers, escudos, armas especiais e armas brancas e junto delas há as armas de ombro e auxiliares, essas terão menos relevância aqui pois serão melhor exploradas nas fases mais avançadas da jogatina. Não são importantes ao jogador iniciante.

Quanto às armaduras, elas também caem na descrição de preocupações que o jogador terá mais adiante na jogatina, mas já deixo o meu aviso que as partes dos Arsenals são caras e será preciso realizar missões extras para garantir que seu robô ficará tunado para aguentar as missões mais cascudas.

Não dependa dos seus companheiros de equipe

O jogador pode acabar iludido em sua primeira missão ao ser resgatado por outros mercenários (comandados pela inteligência artificial do jogo) e pensar que em todas as missões os coleguinhas irão ser um auxílio para momentos difíceis.

Saiba que isso é uma perfeita ilusão. Depois de poucas missões você verá que, por mais que os colegas sejam descritos como poderosos e grandes mercenários, o trabalho real será apenas seu.
Os robôs aliados controlados por personagens do jogo têm pouca participação para nenhuma durante batalha, servem para matar inimigos menores e ajudar distraindo outros robôs. Em batalhas contra chefes, a preocupação será única e exclusivamente sua.

Seja observador e resiliente

Sim, isso ficou mais parecendo frase de efeito motivacional. Mas entenda, há muitos inimigos nesse game, e os chefões e outros mercenários conseguem tirar o seu couro em poucos segundos. É preciso se adequar a eles e, muitas vezes, o seu Arsenal não estava preparado para essas batalhas de início, assim como você não estava.

Portanto recomendo que não somente prepare os seus armamentos que se adequam melhor à estratégia aplicada àquela missão, mas invista em estratégias variadas para derrotar o inimigo, pois há diversos fatores que mudam as condições de batalha como o tipo de inimigo, as suas fraquezas e o cenário onde a batalha está acontecendo.
Por exemplo, há batalhas contra Immortals, que são os inimigos mais comuns, e que são máquinas corrompidas e prontas para matar os seres humanos. Em geral, as batalhas com elas são mais simples, mas, quando aparecem Immortals com corpos de Arsenals, a coisa muda muito de perspectiva, pois elas se tornam mais rápidas e com poder de fogo mais poderoso.

E também haverá batalhas contra outros mercenários em seus respectivos Arsenals, essas batalhas tendem a ser mais cascudas do que as contra Immortals, pois o poder de fogo é maior e a dificuldade também. Por isso manter a mesma estratégia pode não ser a melhor escolha.

O jogo é ciente das necessidades de variação dos robôs, por isso é possível montar diversas versões do seu Arsenal e carregá-las quando encontrar uma missão que melhor se encaixar na estratégia escolhida. São dez espaços disponíveis para arquivar as suas melhores combinações.

Fique atento ao mapa

O game possui um pequeno mapa, estilo bússola, que fica no canto superior direito da tela. Esse visor irá lhe ajudar não somente a se locomover durante a batalha, mas também servirá como guia para localizar hordas de Immortals, encontrar os inimigos que estão ao seu redor — esses são marcados de vermelho no mapa —, assim como itens e campos com alta densidade de partículas de Femto.

E, por falar em itens, o jogador poderá encontrar dois tipos de itens que são de suma importância dentro e fora de batalha. Logo na primeira batalha o jogador vai notar que muitos dos inimigos menos poderosos, quando destruídos, deixam um rastro colorido. Esse rastro nada mais é que armamento, que pode ser recolhido para aumentar o número de balas disponível para o jogador.

E o segundo, e não menos importante, são os “cadáveres” de robôs, que podem ser tanto de Immortals quanto de Arsenals de outros mercenários. Essas carcaças podem ser recolhidas pelo jogador e suas peças reaproveitadas para realizar upgrades no seu Arsenal. Portanto, fique de olho.

Espero que essas dicas possam lhe ajudar em suas primeiras batalhas, tenho certeza que você conseguirá se sobressair e se tornar um bom mercenário e salvar a civilização dos Immortals.

Saquear sempre arsenais abatidos

A personalização é o pão com manteiga do Daemon X Machina, e você obviamente desejará o maior número possível de opções.

Por causa disso, você deve sempre procurar em todos os Arsenal inimigos que você abater, pois cada um pode lhe dar uma nova arma ou peça de armadura valiosa.

Os arsenais do inimigo caído aparecem no seu mapa como um ícone de triângulo vermelho com um ponto de exclamação, e tudo o que você precisa fazer é caminhar até ele e pressionar A e, em seguida, escolher qual você deseja.

Esta é a principal maneira de obter novas armas, e se você estiver pesquisando em cada uma delas, mantém um bom ciclo de aprimoramento do Arsenal.

Além disso, se você ficar sem munição durante uma missão, poderá ejetar sua arma atual e instantaneamente pegar uma arma de um arsenal inimigo e usá-la.

Faça uso de todas as suas habilidades

Você tem muitas armas para usar no Daemon X Machina, mas isso não é tudo o que você pode fazer. No mundo de Daemon X Machina, uma partícula poderosa chamada Femto dá ao seu Arsenal habilidades especiais.

O primeiro deles é o Femto Armaments, que permite aumentar determinados parâmetros do seu Arsenal. Ao pressionar para cima e para baixo no d-pad, você pode alternar entre eles, e cada um deles usa um pouco do seu medidor Femto e tem um tempo de recarga.

O assalto envolve o Femto em torno de seus braços e aumenta o dano da arma, Wing cria asas Femto e aumenta seu movimento e aumenta a velocidade, e Shield cria um escudo Femto que bloqueia o dano.

Você pode usá-los para se adaptar à situação conforme necessário, juntamente com a quarta habilidade, Mirage.

Ao clicar no manípulo direito, você pode convocar um dobro do seu Arsenal que atacará os inimigos por conta própria, drenando constantemente o seu medidor Femto.

Isso pode ser útil quando você estiver em menor número e precisar de uma mão amiga, mas é na combinação de todas essas quatro habilidades que você realmente terá sucesso em combate.

Não se concentre apenas em suas armas e esqueça o Femto, e não esqueça que você tem tantas opções em cima disso.

Preste atenção quando o inimigo ficar sem energia

Lutar contra grunhidos inimigos não é um grande problema no Daemon X Machina, mas os Arsenais inimigos, por outro lado, é uma história diferente. Considerando que eles têm a mesma mobilidade e velocidade que você, eles podem ser difíceis de definir, mas há um truque aqui.

Os inimigos ficarão sem Stamina depois de aumentarem como você, o que significa que eles não serão capazes de se movimentar muito.

Quando um inimigo ficar sem Stamina, você verá um aviso de “STM Empty” acima deles. Assim que você vir essa carga e causar o máximo de dano possível.

É muito mais fácil danificar os inimigos durante esse período; portanto, preste atenção e aproveite, especialmente durante algumas das batalhas mais difíceis.

Você pode desenvolver armas e armaduras mais poderosas no console

Enquanto pesquisar Arsenais inimigos é a sua principal maneira de obter novos equipamentos, você pode realmente desenvolver armas mais poderosas na Fábrica.

Para fazer isso, vá para o console no Hangar principal e selecione Fábrica e desenvolvimento de equipamentos. O problema, porém, é que, para desenvolver algo, você precisa de uma arma ou peça de armadura específica para servir de base, além de dinheiro.

Por exemplo, para desenvolver o fuzil de assalto Grim Reaper II, você precisa do Grim Reaper. Então, para desenvolver o Grim Reaper III, você precisa do Grim Reaper II.

Basicamente, a Fábrica é a sua maneira de desenvolver armas e armaduras de nível superior, enquanto procurar nos inimigos é a maneira de obter o equipamento básico que você precisa.

À medida que avança no Daemon X Machina, certifique-se de usar a Fábrica.

Aceite missões gratuitas para misturar coisas e ganhar dinheiro

As Missões de Oferta servem como as missões da história principal do Daemon X Machina, mas você tem uma grande variedade de outras missões para realizar na categoria Missões Livres.

Por um lado, a conclusão de Missões Livres renderá mais dinheiro para você gastar, bem como o potencial de ganhar novas armas ao derrotar Arsenais.

Por outro lado, essas Missões Livres podem fornecer uma variação agradável à sua experiência com missões únicas, como pilotar um dos gigantes arsenais dos chefes imortais ou coletar dados espalhados por um mapa.

As recompensas valem a pena e as missões posteriores podem ser seriamente desafiadoras.

Mantenha sua distância (ideal) para maximizar os danos

Se você mergulhar nas estatísticas do seu Arsenal, encontrará muitas informações que o jogo não explica. Um dos mais importantes, porém, é o alcance eficaz e ideal das suas armas. O alcance efetivo dos detalhes da sua arma a que distância sua arma causará dano. Enquanto isso, o alcance ideal descreve a distância ideal do seu alvo para obter o máximo de dano.

Para encontrar esses intervalos, você precisará examinar as estatísticas de suas armas antes da batalha. Na batalha, sua distância a um alvo está localizada embaixo do nome, e você deve ver uma diferença clara e dramática no dano da batalha ao atacar a partir do alcance ideal.

Você precisa terminar a campanha para repetir as missões da história

Daemon X Machina oferece uma tonelada de missões para você completar. No entanto, as missões completas da história só podem ser reproduzidas após o término da campanha. Durante a campanha, você encontrará missões de história com objetivos opcionais secretos que permanecem um mistério até que você os conclua incidentalmente. Não se preocupe em encontrá-los e completá-los pela primeira vez. Você pode voltar depois de vencer a campanha e descobri-la no seu próprio ritmo.

Também vale a pena saber que o jogo parece alegar que Missões Livres vão e vêm com base na disponibilidade dos outros mercenários; no entanto, acho que nunca perdi a capacidade de jogar um. Os parceiros mercenários que se juntam a você nessas missões podem mudar com o tempo, mas não posso dizer que já fui trancado.

Barreiras amarelas trazem perigo, e barreiras vermelhas trazem morte

Cada missão é confinada a uma área específica no mapa. Você saberá que está próximo do limite quando começar a ver barreiras. A primeira barreira que você verá é amarela, acionando um aviso de área. Você tem 20 segundos generosos para retornar à área da missão, ou então você explode imediatamente.

A barreira externa é vermelha e é com essa que você realmente deseja ter cuidado. Atravessar essa barreira, mesmo que por um momento, resulta em morte instantânea. Embora você nunca deva se aproximar de maneira independente, é inteiramente possível que um inimigo possa derrubá-lo.

Essas barreiras também podem ser vistas no minimapa, desde que você esteja próximo o suficiente. Embora eu não me lembre de ter tido um problema ao ver a barreira vermelha no mapa, geralmente a amarela parece se perder entre os outros recursos do mapa, então sua melhor aposta seria procurá-la no próprio ambiente.

Há duas maneiras de aumentar sua coleção de peças do Arsenal.

A primeira maneira de acumular peças é saquear itens do campo de batalha. Sempre que você encontrar um Arsenal inimigo abatido (seja AI ou mercenário oponente), você pode pegar um item dele. Se você tiver o espaço aberto correspondente no seu equipamento, você o equipará imediatamente; caso contrário, ele será enviado ao seu inventário base. O que não está claro é que alguns itens aparecem com texto em branco, enquanto outros aparecem com texto em amarelo. A diferença é que itens amarelos são aqueles que você nunca teve. Portanto, se você deseja concluir sua coleção de peças, escolha as amarelas.

A outra maneira principal de obter novas peças é desenvolvê-las na fábrica. O desenvolvimento de uma nova peça requer não apenas créditos, mas também uma peça específica existente. Você pode desenvolver vários itens ao mesmo tempo. Uma vez em desenvolvimento, você terá que concluir com êxito uma missão (qualquer missão) e depois retornar à fábrica para reivindicar os itens. Então escolha uma missão fácil, dê um chute na cauda e volte e aproveite sua recompensa!

Você pode personalizar completamente seu HUD.

Como um jogo mecânico, uma das características que definem o Daemon X Machina é a capacidade de personalizar completamente o seu Arsenal. Essa personalização não se limita apenas ao seu Arsenal. Se você der uma olhada nas opções do jogo, verá que pode personalizar completamente seu HUD.

Cada componente individual do HUD pode ser movido, redimensionado ou completamente excluído. Não gosta da sua saúde na parte superior da tela? Mova para o fundo. Minimapa muito grande? Encolha. Não gosta dos avisos que surgem quando você está com a saúde baixa? Desligue-os completamente. Embora eu pessoalmente não tenha tido problemas com o HUD padrão, acho que a quantidade de controle que você tem sobre a personalização é incrivelmente legal.

Uma missão pode ser concluída de várias maneiras.

Há pelo menos uma missão, se não mais, que pode ser concluída de duas maneiras diferentes. Não vou estragar qual missão é ou o que você precisa fazer para conseguir a outra, mas os resultados foram radicalmente diferentes. Um caminho ofereceu uma longa cena, fornecendo uma tonelada de informações da história, enquanto o outro caminho levou a uma brutal luta contra três arsenais por mim mesmo e apenas pulou o material da história. Essa é a única missão que conheço que permite que você faça isso, mas fique de olho em mais dessas oportunidades.

Referências:

Twin Finite, Nintendo Enthusiast, Nintendo Blast, wikipedia.

Deixe seu comentário: