Cyberpunk 2077

Cyberpunk 2077 é um jogo eletrônico de RPG de ação desenvolvido e publicado pela CD Projekt. Lançado em 10 de dezembro de 2020 para Google Stadia, Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One, e previsto para 2021 para PlayStation 5 e Xbox Series X/S, o jogo é uma adaptação da franquia Cyberpunk com a história sendo ambientada na distópica Night City, um mundo aberto com seis regiões distintas. Cyberpunk 2077 é jogado a partir de uma perspectiva em primeira pessoa, com os jogadores controlando um mercenário personalizável conhecido como V, que pode adquirir habilidades de hacking e maquinários, um arsenal de armas de longo alcance e opções de combate no estilo corpo a corpo.

Cyberpunk 2077 foi desenvolvido utilizando REDengine 4 por uma equipe de aproximadamente 500 funcionários, ultrapassando o número de pessoas que trabalharam em The Witcher 3: Wild Hunt (2015), o jogo anterior da desenvolvedora. Para ajudar na produção, a CD Projekt inaugurou uma nova subsidiária na Breslávia, Polônia, e fez parcerias com a Digital Scapes, Nvidia e QLOC. Mike Pondsmith, o criador de Cyberpunk, prestou consultoria para o jogo. Além disso, o ator Keanu Reeves estrela um papel no elenco principal. A trilha sonora apresenta músicas compostas por Marcin Przybyłowicz em conjunto com outros artistas licenciados.

Foi bem recebido pelos criticos; de acordo com o agregador de resenhas Metacritic conseguiu nota média de 91/100, indicando “aclamação universal”.

Jogabilidade

Cyberpunk 2077 é um jogo eletrônico de RPG de ação jogado numa perspectiva em primeira pessoa na pele de V, um mercenário cuja voz, rosto, estilo de cabelo, tipo de corpo e modificações, história de fundo e roupas são personalizáveis. As categorias de estatísticas – Corpo, Inteligência, Reflexos, Técnica e Visual – são diretamente influenciadas pelas classes de personagens que os jogadores assumem, sendo estas NetRunner (hacking), Techie (maquinário) e Solo (combate). A árvore de vantagens é ramificada nas categorias corpo a corpo, lâminas, revólveres, espingardas, rifles, hacking, combate à duas mãos, assassinato, “sangue frio”, engenharia e atletismo. V deve consultar um “ripperdoc” para atualizar e comprar implantes de cyberware; os mercados negros do jogo oferecem habilidades de nível militar. A raridade de qualquer equipamento é exibida por um sistema de camadas coloridas. V é capaz se proteger, mirar, correr, pular, fazer pulos duplos e deslizar. Ataques corpo a corpo podem ser tratados com armas de combate corpo a corpo. Existem três tipos de armas de longo alcance, todas as quais podem ser personalizadas e modificadas – Power Weapons (padrão), Tech Weapons (que penetra paredes e inimigos) e Smart Weapons (com balas teleguiadas). Armas de longo alcance são equipadas para fazer ricochete na direção do alvo e retardá-los no bullet time. Quatro tipos de dano podem ser infligidos e resistidos – Físico, Térmico, PEM e Químico. O uso de armas aumenta a precisão e a velocidade de recarga, que se manifestam nas animações dos personagens. Armeiros consertam e atualizam armas. O jogo pode ser concluído sem matar ninguém, com opções não letais para armas e cyberware.

A metrópole em mundo aberto Night City, Califórnia, consiste em seis regiões – City Center (o centro corporativo da cidade), Watson (habitada por imigrantes), Westbrook (composta por uma área luxuosa), Heywood (subúrbio), Pacifica (infestada de gangues) e Santo Domingo (área industrial). A área circundante, Badlands, também pode ser explorada. V navega por esses locais a pé e em veículos, que estão sujeitos à visão em primeira ou terceira pessoa. Em carros autônomos, V pode se envolver mais facilmente em tiroteios. Os pedestres são vulneráveis ​​a colisões de veículos. Dependendo da localização, a polícia pode ser alertada se V cometer um crime. As estações de rádio estão disponíveis para serem ouvidas. O ciclo de dia-noite completo e o clima dinâmico afetam a maneira como os personagens não-jogadores (NPCs) se comportam. V possui um apartamento e uma garagem. Night City apresenta personagens que não falam inglês, cujos idiomas podem ser traduzidos com implantes especiais. “Braindance” é um dispositivo que permite que V passe pelas experiências de outras pessoas. Uma árvore de diálogo permite a interação com NPCs e ações em missões. Os pontos de experiência são obtidos nas missões principais e abastecem as estatísticas, enquanto as missões secundárias geram “créditos de rua”, desbloqueando habilidades, fornecedores, lugares e missões adicionais. As missões são adquiridas de personagens conhecidos como Fixers. Ao longo do jogo, V é auxiliado por vários companheiros. Consumíveis, como refrigerantes, são usados ​​para cura, e os objetos podem ser inspecionados no inventário de V. Os minijogos incluem hacking, boxe, corrida de veículos, artes marciais e campos de tiro. Mensagens de “Game over” aparecem apenas no momento da morte; se uma missão falhar, o jogo continua do mesmo jeito. A escolha do jogador leva a finais diferentes.

Sua escolha de caminho de vida não faz diferença, então não se preocupe em escolher o errado

Quer você queira começar o jogo como um Nômade errante, um Garoto de Rua rebelde ou um Corpo que cumpre a lei, você pode estar seguro de que isso na verdade não afeta muito. Ao longo do jogo você terá diferentes opções de diálogo relacionadas à opção que escolheu, e a breve introdução do jogo será diferente, mas fora isso, ela realmente não afeta nada. Missões e enredos ainda podem ter o mesmo resultado, não importa qual caminho de vida você escolha, então não pondere sobre isso por muito tempo, porque não há escolha errada.

Saqueie tudo porque você pode vendê-lo ou desmontá-lo em partes

Tocar em seu scanner revelará que há um monte de coisas para pegar em um barco, não importa onde você esteja em Night City. Muito disso – como os dildos cravejados aparentemente intermináveis ​​e contas anais – será classificado como lixo, mas você também encontrará algumas armas decentes, equipamentos, itens de saúde e muito mais. Você quer pegar tudo o que puder, porque você pode vender tudo nas máquinas do vendedor em todo o mapa ou desmontar as partes se quiser fazer algum trabalho. Tudo vale alguma coisa, mesmo que sejam apenas alguns redemoinhos.

Os itens de comida e bebida são idênticos, então não se preocupe em escolher itens específicos

Há uma quantidade impressionante de alimentos e bebidas diferentes no jogo, de tacos e barras de chocolate a café e bebidas energéticas, mas a maioria deles tem o mesmo efeito. Todos os itens alimentares fornecerão o seguinte:

Aplica o status Nutrição, que aumenta a saúde máxima em 5% e regen em 0,5% por segundo fora do combate.

Embora as bebidas sejam uma pequena alternativa:

Aplica o status de hidratação, que aumenta a resistência máxima em 10% e a regeneração em 50% por segundo.

A única divergência dessa regra prática é com as bebidas alcoólicas. Isso terá o seguinte efeito negativo:

Reduz a velocidade de movimento em 10%

Reduz a precisão da arma em 50%

Não apresse a história porque é curta e as missões secundárias opcionais mudam o final

Sem spoilers, obviamente, mas eu recomendo fortemente que você reserve um tempo com a história principal. Há um enredo que é considerado o “principal”, relacionado a V e Johnny Silverhand, mas seria inteligente completar muitas missões secundárias e exploração primeiro. Por um lado, apenas cumprir as missões principais não vai subir de nível o suficiente para obter algumas das vantagens e armas super legais, então seu jogo principal será um pouco chato, pois você só tem acesso a ferramentas limitadas. Explorar os outros caminhos disponíveis para você primeiro também abrirá alguns finais alternativos para o jogo, então tente primeiro também. Vale muito a pena considerar a maioria das missões secundárias como missões principais. Você saberá que está na missão final porque o jogo dirá que você atingiu o ponto sem volta.

Você pode se afastar de qualquer coisa e voltar mais tarde

Você pode começar uma missão que percebeu que ainda não queria fazer ou chegou a um ponto em que prefere voltar mais tarde. Talvez seu inventário esteja cheio e você queira vender algumas armas para liberar espaço, ou há um ícone NCPD próximo no mapa que você prefere completar primeiro. Você é completamente livre para fazer isso, porque quem quer que você deixe em suspenso ou qualquer objetivo que você tenha em seguida, vai esperar que você volte. Embora as chances sejam, eles terão um comentário sarcástico a fazer sobre isso.

Se você está esperando alguém ligar para você, pule o tempo

Muitas missões envolvem esperar que alguém lhe dê um sinal, para que ele o atualize com o que vem a seguir. Se você não tem nada mais que prefere fazer para matar o tempo, pode pular o tempo para receber a chamada mais rapidamente. Se você avançar 24 horas, a pessoa de quem você está esperando provavelmente ligará imediatamente, para que você possa prosseguir com a próxima missão.

Realize shows e missões NCPD para ganhar dinheiro extra

Você pode acabar com os remoinhos antigos no Cyberpunk 2077, porque comprar as melhores armas e atualizações não é barato. Você receberá redemoinhos conforme avança para completar várias missões, mas se você se encontrar em uma necessidade desesperadora, concentre-se em alguns dos shows e ícones NCPD ao redor do mapa. Há muito a ser encontrado e eles pagam bem se você precisar de algum dinheiro.

Você pode usar alguns veículos próprios para armazenar armas e equipamentos

O jogo faz um bom trabalho ao ensiná-lo sobre o estoque no apartamento de V, tornando-o um objetivo opcional próximo ao início do jogo. É aqui que você pode armazenar armas e equipamentos que não deseja carregar com você para todos os lugares, mas ainda deseja manter em vez de vendê-los ou desmontá-los em componentes. Você sabia que também pode fazer isso com alguns de seus veículos? Sim, se o seu carro ou moto de escolha tem espaço no porta-malas na parte traseira, você pode armazenar o equipamento lá. No entanto, tem que ser um de sua propriedade, não um carro qualquer que você roubou na rua e não é um armazenamento compartilhado; Cada estoque de veículos é individual, então não se esqueça de algumas armas de alta qualidade que você deixou em um de seus veículos por acidente.

As habilidades são aumentadas ao fazer coisas, enquanto os atributos e vantagens são comprados com os pontos que você ganha

Existem três categorias quando se trata de suas habilidades no jogo. Atributos são as cinco seções – Corpo, Reflexos, etc. – vistas quando você clica inicialmente no menu do personagem. Você pode aumentá-los gastando pontos de atributo sempre que os obtiver. Passe o mouse sobre os atributos para mostrar suas habilidades. Por exemplo, Street Brawling, Stealth e Athletics. Você aumenta o nível fazendo aquela coisa específica; esgueire-se por trás dos inimigos e jogue seus corpos em lixeiras para aumentar o nível de Stealth, corra e pule para o atletismo, você entendeu. Finalmente, os benefícios são semelhantes aos atributos, pois só podem ser aumentados com pontos, mas você receberá mais pontos ao longo do tempo com o jogo do que atribuirá pontos. Muitos benefícios também exigem que você leve uma habilidade específica a um nível alto o suficiente antes de poder obtê-la.

Aumentar o nível do corpo e da habilidade técnica o levará através da maioria das portas trancadas

De vez em quando, você topará com uma porta ou portão que não pode ser aberto facilmente. Se você quiser andar livremente em todos os lugares possíveis em Night City, então você vai querer subir de nível os atributos de Corpo e Habilidade Técnica, porque esses são os dois métodos de passar por essas portas. O primeiro permite que você arranque os portões literalmente de suas dobradiças e os jogue para o lado (o que de alguma forma não alerta os inimigos próximos se você estiver se esgueirando, apesar do estrondo), enquanto o último significa que você pode passar por portas trancadas mais comuns . Claro, isso só é relevante para portas com testes de habilidade; portas que aparecem vermelhas e trancadas quando você tenta interagir com elas ficam inacessíveis.

Visite Ripperdocs com frequência para obter novas atualizações

Você conheceu Viktor durante o prólogo Cyberpunk 2077, mas há muitos Ripperdocs para serem encontrados em Night City. Estas são as pessoas que você precisa visitar se quiser atualizar seu software cibernético. Durante o início do jogo, muitas dessas atualizações estarão fora de alcance graças a um nível insuficiente ou falta de dinheiro ou crédito de rua, mas faça-lhes visitas frequentes para ver quais adições úteis você pode comprar.

Você pode equipar mods em roupas, armas e ciberware para aumentar seu poder

Quase tudo que você pode vestir ou usar vem com slots de mod, especialmente se for de qualidade superior. Estes vêm com todos os tipos de buffs; coisas como capacidade de carga extra na armadura e aumento do dano de duas armas são apenas dois exemplos. Certifique-se de colocar seus melhores mods em seu equipamento favorito, pois se você quiser substituir um mod mais tarde, o original será destruído. Você pode obter especificações de artesanato para mods também, então se você tiver um favorito, faça quantos quiser. 

Obtenha pernas de robo para acessar novas áreas e pular seus problemas

A capacidade de pular a alturas extremas não sai barata, mas quando você tiver 45 mil redemoinhos no banco, vá até um Ripperdoc. Nem todo Ripperdoc tem as mesmas atualizações disponíveis, mas tem uma loja por perto e você eventualmente encontrará Tendões Reforçados para salto duplo ou Tornozelos Fortificados para salto de impulso. Usando esses meios, você pode explorar a Cidade Noturna com facilidade, esquecendo as limitações das escadas, saltando de um lugar para outro. Além disso, se você precisar fazer uma fuga rápida em combate, eles são extremamente úteis.

Caçando os táxis de IA desonestos

Após o prólogo, você se reunirá ao seu carro. Estará esperando por você no estacionamento do megacadiço em que você mora. Se você não sabe onde fica, deve haver uma busca em seu registro que o levará a ele. Mas no momento em que você liga o motor, um táxi automatizado vai bater em você. Isso dá início a uma série de buscas por Delamain, uma frota de luxo de táxis sem motorista. Caçar todos eles pode, à primeira vista, parecer muito trabalho. Eles estão espalhados por todo o mapa, inclusive em Badlands. Mas todos são interessantes e divertidos, e encontrá-los abre uma missão final em que V é forçado a tomar uma decisão difícil. Pode não parecer a princípio, mas isso vai se tornar uma das melhores missões do jogo.

Conversando com os policiais no mega edifício de V

Assim que terminar o prólogo, você verá dois oficiais do NCPD batendo na porta de um dos seus vizinhos. Eles parecem estar preocupados com a pessoa lá dentro, um cara chamado Barry. Este pode parecer um dos muitos momentos de script que você vê ao explorar o mundo em Cyberpunk 2077, mas na verdade é um gatilho para uma busca interessante. O cara no apartamento, Barry, está deprimido com alguma coisa, mas a falta de sensibilidade dos policiais significa que eles não conseguem chegar até ele. Que é onde você, como um vizinho preocupado, entra. Esta missão tem vários finais, incluindo um que é bastante sombrio.

Explorar o bar do hotel Konpeki Plaza

Sua primeira missão importante no Cyberpunk 2077 acontece no Konpeki Plaza, um hotel de luxo de propriedade da corporação Arasaka. Quando você chega, disfarçado como um traficante de armas corporativo de terno elegante, você tem a oportunidade de pegar uma bebida no bar antes de iniciar o assalto. Definitivamente sim, porque não apenas as conversas ouvidas dos clientes arrogantes do bar adicionam um pouco de cor ao mundo, mas você também verá um rosto familiar no fundo da sala. Se você não fala japonês, verifique se as legendas estão ativadas. Irritantemente, desligar as legendas também significa que você não pode ver outros idiomas traduzidos.

Visitando pontos de entrega

Se você for como eu, estará constantemente enfiando coisas nos bolsos enquanto joga Cyberpunk 2077. O mundo está cheio de saques, incluindo um suprimento infinito de itens inúteis, armas comuns e outras porcarias que você não realmente preciso. V tem um limite de transporte, então eventualmente você ficará sem espaço e ficará sobrecarregado, o que significa que você não pode correr. Você pode vender coisas em lojas, mas a solução mais fácil é encontrar um dos muitos pontos de entrega espalhados pela cidade. Eles aparecem como um ícone de caixa de papelão em seu mapa e você pode vender itens para eles, da mesma forma que faria para um vendedor.

Trabalhando com River Ward

A certa altura do jogo, você obterá um novo contato: um detetive do NCPD chamado River Ward. Assim que suas missões estiverem disponíveis, aceite-as. Este é um dos melhores conteúdos secundários do jogo, com V se envolvendo em uma série de eventos seriamente sombrios e distorcidos envolvendo um notório assassino em série de Night City. River é um personagem interessante também, assim como alguns dos tipos obscuros de NCPD que você encontra ao trabalhar em suas missões.

Referências:

PC Gamer, Games Radar, wikipedia.

Um comentário em “Cyberpunk 2077

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.