1HitGames

Cult of the Lamb

Cult of the Lamb é um jogo de ação e aventura no estilo rogue-like desenvolvido pelos desenvolvedores independentes Massive Monster e publicado pela Devolver Digital. O jogo foi lançado em 11 de agosto de 2022 para Windows, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S. O jogo segue um cordeiro possuído que é salvo da morte por um estranho semelhante a um deus chamado “The One Who Waits”, e deve pagar sua dívida criando seguidores leais em seu nome.

Construindo seu culto

Quando você começa no Cult of the Lamb, você não terá muito com o que trabalhar, mas as coisas só ficarão maiores e mais complexas à medida que você joga. Em breve você terá que gerenciar vários aspectos da vida em seu culto e, embora alguns processos possam eventualmente ser automatizados, muitas coisas dependem de dar uma mão orientadora aos seus seguidores. Os principais aspectos a serem focados são Fé, Seguidores, Comida, Devoção e Atividades do Templo.

A fé mede como seus seguidores se sentem em relação a você como líder deles. Fazer ações que eles gostam aumentará sua fé, e agir meio assustador pode fazer com que isso diminua sua fé. Também funciona de maneira semelhante à fome – se você ficar muito complacente, a fé pode diminuir lentamente, a menos que você atenda às necessidades deles. Você receberá um feed constante de como suas ações afetam sua fé no lado esquerdo da tela – preste atenção no que eles são para saber o que você deve fazer para manter o ânimo deles.

Geralmente, realizar um sermão todos os dias aumentará bastante a fé. Resolver problemas como fome ou roupa de cama ruim também ajudará, e certos Rituais que você aprenderá podem beneficiar seu humor.

Cada seguidor tem algumas características aleatórias que às vezes podem afetar sua fé. Alguns não se importam de ficar doentes, enquanto outros enlouquecem se encontrarem um cadáver. Você não pode agradar a todos, mas pode pelo menos tentar mitigar o que acontece com eles.

Se um determinado seguidor perder fé suficiente, ele começará a discordar e ameaçará sair (e pegar parte do seu dinheiro também!) enquanto espalha sua discordância entre outros seguidores. Tente limitar isso mantendo Faith, caso contrário você terá que construir uma prisão para deixá-los esfriar enquanto você os “reeduca” a cada dia.

Seguidores

A força vital do seu Culto (quer você goste ou não), os Seguidores servem a muitos propósitos, mas vêm com seu próprio conjunto de regras que você precisa saber se quiser tirar o máximo proveito deles. Seguidores podem ser encontrados em muitos lugares – vendidos por mercadores famintos, resgatados em cruzadas, ou até mesmo convidados por seus próprios Seguidores (embora eles muitas vezes venham com seus próprios problemas). Em troca de mantê-los felizes, bem alimentados e livres de doenças, os Seguidores podem ser colocados para trabalhar na colheita de recursos, ajudando a cuidar de fazendas, construindo estruturas e, o mais importante – rezando para lhe dar Devoção.

Cada seguidor pode ser instruído a priorizar uma tarefa sobre outras, embora todos ajudem em tarefas como construção, e eles são muito bons em pegar folga se sua tarefa atual estiver paralisada.

Os seguidores podem vir até você com missões – algumas podem parecer mais estranhas do que outras – mas recusar ou falhar nessas missões pode ter um grande impacto em sua fé, então geralmente é melhor honrar seu pedido.

Você vai querer fazer um lugar para dormir para seus Seguidores e evitar fazê-los trabalhar à noite – caso contrário, eles podem ficar cansados ​​(isso acontecerá automaticamente com certos Seguidores que você designar em missões ou ajudá-lo em Cruzadas). Certifique-se de instruir qualquer seguidor com um símbolo de fadiga para dormir.

Os seguidores podem subir de nível aumentando sua lealdade. Isso pode ser feito abençoando-os, realizando sermões, atendendo pedidos e dando presentes. Um aumento de nível lhe dará uma explosão de Devoção – mas os Seguidores de nível mais alto também terão um desempenho melhor em certas tarefas às quais você pode atribuir.

Cada seguidor envelhece à medida que os dias passam, e quanto mais velhos ficam, mais chances têm de envelhecer. Quando eles se tornarem um Ancião, eles não poderão fazer muito além de oferecer suas orações durante um sermão, e caberá a você se você estiver disposto a deixá-los morrer de velhice por um enterro digno, ou realizar rituais para ascendê-los acima (e ganhar lealdade) ou sacrificá-los abaixo pelo poder imediato (os cultistas sobreviventes podem não gostar de onde isso está indo…). 

Comida

Andar de mãos dadas com seu seguidor é a necessidade de refeições. Embora você não precise comer (embora possa desbloquear uma habilidade mais tarde para se beneficiar de uma refeição), seus Seguidores geralmente precisarão de uma refeição todos os dias. Quanto mais seguidores você tiver, mais bocas precisará alimentar para manter o medidor de fome. Somente você pode trabalhar na estação de cozinha e precisará encontrar um suprimento constante de recursos para criar receitas. Estes geralmente se resumem a fontes específicas – frutas e vegetais colhidos, peixe e carne.

Logo em seu edifício de culto, você pode aprender a construir um lote de fazenda. Eles são essenciais para manter seus seguidores leais alimentados, mas você precisará encontrar algumas sementes para começar e, em seguida, certifique-se de que cada semente seja plantada e regada. Felizmente, certos edifícios podem ser construídos para permitir que seus seguidores cuidem das fazendas em seu lugar.

Não é nenhum segredo que todo mundo faz cocô – mas a boa notícia é que você pode usá-lo como estrume para fortalecer o rendimento de suas colheitas. Você pode até construir uma casinha perto de sua fazenda para garantir que a tubulação seja rápida.

Ao explorar a primeira região em uma cruzada, você será convidado para uma área amigável chamada Pilgrim’s Passage, que abriga o minigame de pesca. Esta é uma ótima fonte para uma abundância de peixes que você pode voltar várias vezes para construir um suprimento de frutos do mar para seus cultistas.

Se você não pode esperar pela próxima colheita ou peixe para repovoar, as cruzadas geralmente podem ajudá-lo a selecionar áreas para fornecer grandes quantidades de recursos alimentares.

Se as coisas ficarem realmente terríveis, você pode fazer seus Seguidores comerem uma refeição feita de grama – apenas esteja à disposição para limpar a bagunça, ou procure uma Doutrina que anule os efeitos.

Devoção

Um dos recursos mais importantes que um seguidor pode lhe dar é sua devoção. Conforme você deixa seus seguidores orarem para a estátua principal de sua grandeza, eles vão lentamente depositando Devoção que você pode colher sempre que quiser. Depois de encher sua barra, você receberá uma explosão de Inspiração Divina, que permitirá desbloquear um novo plano importante para expandir as atividades do seu culto. Isso pode variar de arranjos de qualidade de vida, como camas melhores e mais duráveis, itens que permitem que os Seguidores automatizem o trabalho em vez de você e construções que permitem atribuir Seguidores a tarefas específicas que podem ajudá-lo nas Cruzadas ou trazer mais recursos.

Quanto mais inspiração divina você obtiver, mais poderá expandir as coisas e, por sua vez, poderá ajudá-lo a atualizar seu assentamento para encontrar mais fontes de devoção para tornar o processo muito mais rápido. No entanto, você precisará de materiais para construir esses edifícios, e seu site só começará com tantas árvores e ruínas para minerar. Assim como a comida, aventurar-se e fazer cruzadas muitas vezes pode recompensá-lo com esses recursos até que você possa começar a construir minas e moinhos para seus seguidores colherem por conta própria, mesmo quando você estiver fora.

Os seguidores continuarão a orar mesmo enquanto você estiver explorando e fazendo cruzadas, mas quando sua estátua estiver cheia, você precisará reivindicar tudo antes que eles possam voltar a adorar.

Uma vez que você tenha extraído sua base de recursos, as árvores ainda podem crescer (se você não desenterrar os caules antes que eles estejam totalmente formados), mas você vai querer confiar mais em cruzadas para maiores cargas de materiais, e construa minas e moinhos como backup caso você não encontre tanto.

Certos edifícios desbloqueados da Inspiração Divina só podem ser construídos uma vez, mas outras estruturas, como Estátuas de Oferendas e Estações de Fazendeiros, podem ser construídas várias vezes para aumentar o espaço com o qual você precisa trabalhar.

À medida que você avança no jogo, madeira e pedra básicas não serão capazes de cortá-la – mas você pode construir uma Refinaria para consagrar materiais em versões melhores. Isso funciona até para fundir pepitas de ouro em moedas de ouro – e depois em barras de ouro – mas apenas seus seguidores podem consagrar.

Se você não gosta de quanto tempo seus seguidores estão levando para construir algo, você pode fazer isso sozinho!

Não tenha medo de atacar e fugir

Cult of the Lamb tem quatro dificuldades diferentes que você pode escolher enquanto joga. Dependendo do que você escolher, você pode confiar muito nessa dica. Uma estratégia comum, independentemente do inimigo que você encontrar, é acertar e depois fugir.

Você também pode tirar vantagem de se esquivar em vez de fugir, mas às vezes é mais fácil ficar fora de alcance rapidamente. Embora isso não funcione para todos os inimigos no Cult of the Lamb, funcionará para a maioria deles. Além disso, isso ajuda quando você está aprendendo como um novo inimigo funciona.

Você pode tocar a maioria dos inimigos

Conforme você progride em um roguelite, você frequentemente encontrará novas maneiras de morrer. Isso ocorre porque você está aprendendo novos inimigos, chefes e outros perigos a serem observados. Uma das melhores dicas é que você pode tocar a maioria dos inimigos sem sofrer dano. Isso tende a variar entre jogos semelhantes.

Sabendo que você pode tocar a maioria dos inimigos sem sofrer dano, você pode combiná-los com mais facilidade. Especialmente porque os ataques geralmente o aproximam do inimigo. Então você não precisa se preocupar com aquele terceiro golpe no seu combo fazendo você tocá-los. A menos que seja um inimigo no final do jogo que cria picos em torno de si.

Planeje sua rota antes de seguir em frente

Depois de passar pela primeira área em uma corrida de Cruzada, você precisará escolher um caminho para continuar. À medida que você avança no Cult of the Lamb, você terá caminhos mais longos com mais salas para escolher. Isso inclui salas como lojas, áreas com recursos, um santuário e muito mais.

É importante planejar sua rota para saber o que esperar. Se isso inclui mais salas para lutar contra inimigos ou uma área para saúde quando você realmente precisar. Outra sala importante para ficar de olho é aquela onde você pode obter seguidores. Além disso, vale a pena mencionar que você não pode retroceder no mapa.

Atordoe seus inimigos no Cult of the Lamb

Você pode perceber desde o início que pode facilmente atordoar a maioria dos inimigos. Para aqueles que não sabem o que quero dizer, isso é atacar um inimigo várias vezes para que ele fique atordoado e não possa revidar. Este truque funciona bem desde que os inimigos não o cerquem.

Com isso dito, você ainda pode usar seu knockback para destacar inimigos em grupos. Mas, eventualmente, você alcançará inimigos mais difíceis que não serão atordoados tão facilmente. Isso também inclui chefes, então não tente atordoá-los com seus combos. 

O tempo passa enquanto você corre

Cult of the Lamb tem duas partes principais, onde uma está cuidando de seus seguidores e a outra está lutando contra inimigos em corridas de cruzada. Enquanto você está lutando contra inimigos ou explorando novas áreas, o tempo continua passando em seu acampamento. Isso significa que seus seguidores continuarão trabalhando, mas também continuarão com fome.

Isso pode dificultar o equilíbrio de ambas as partes, pois você não pode ficar longe por muito tempo. Felizmente, pausar Cult of the Lamb e algumas outras ações, como o minigame Knucklebones, pausará esse cronômetro. Mas, você precisará se preparar para o resto do tempo.

Como manter os seguidores felizes

Conforme mencionado na dica anterior, você precisará priorizar manter seu culto de seguidores feliz para continuar crescendo. Seus seguidores vão fazer cocô em todos os lugares e se você não limpar, eles vão começar a adoecer e morrer. Se você não tem seguidores, você não tem exatamente um culto. E então o Culto do Cordeiro é justo, o Cordeiro.

Certifique-se de ficar de olho no canto superior esquerdo da tela ao retornar ao seu acampamento. O grande círculo com as duas mãos juntas representa a sua Fé, o vírus é a Limpeza e o estômago é a Fome. Tente preencher cada um antes de sair do acampamento, se puder. E não faz mal fazer comida extra.

As maldições são extremamente fortes

Quando comecei a jogar, não tirei o máximo proveito das Maldições, que são as habilidades mágicas que você obtém a cada corrida. Parecia que eu estava jogando um RPG e não queria usar minhas poções até que eu realmente precisasse delas. Mas, a realidade é que você pode recuperá-los com frequência e eles são muito poderosos para não serem usados.

Embora sua experiência sempre varie dependendo da dificuldade que você escolher, eu me encontrei destruindo chefes com Maldições. É por isso que eu sempre tento ter meu recurso Fervor cheio para que eu possa spam minha habilidade no início. Além disso, os chefes soltam Fervor, permitindo que você use sua Maldição novamente.

Faça sermões com a maior frequência possível

O templo do acampamento desempenha um papel significativo na sua meta-progressão no Cult of the Lamb. Se você deseja obter armas mais fortes, habilidades mais legais e muito mais, precisará fazer sermões. À medida que você sobe de nível, você desbloqueia armas com características únicas, como drenar saúde ou produzir Devoção.

Juntamente com os Sermões, certifique-se de tirar proveito de outros recursos do templo também. Como Rituais que você pode desbloquear obtendo Mandamentos. Os rituais também são uma ótima maneira de personalizar seu culto. Você pode eventualmente tomar decisões como optar por dar dinheiro aos seus seguidores pela Faith ou extorqui-los.

Quebre recursos para trazer de volta

Se você está lutando para conseguir recursos para novas construções ou até mesmo para consertar camas, aqui vai uma dica útil. Quando você sai do acampamento para correr, pode quebrar partes do seu ambiente para obter recursos. O mais comum que você encontrará é a grama, mas também poderá encontrar flores, cogumelos e outros objetos.

Um dos melhores mandamentos que recomendo obter é o traço Grass Eater, para que seus seguidores não se importem de comer Grass Meals. Isso torna especialmente interessante coletar grama. Com isso dito, você também pode encontrar salas especiais ao longo de sua corrida que também possuem recursos. Ou até mesmo lojas com sacolas destrutíveis que podem ter ouro ou saúde dentro.

Um dos melhores prédios para desbloquear

Alcançar o nível 2 do seu culto desbloqueia alguns dos melhores edifícios para facilitar sua vida. O primeiro que eu recomendo é o Círculo de Invocação Demoníaca. Este edifício permite que você converta temporariamente um seguidor em um demônio para um bônus. Aqui estão alguns dos buffs que você pode obter:

Comece sua próxima cruzada com meio coração espiritual (seguidores de alto nível adicionam mais)

Alveja um inimigo aleatório e explode perto dele.

Atira um projétil em um inimigo a cada poucos segundos.

E para melhorar as coisas, toda vez que você atualizar o Círculo de Invocação Demoníaca, você pode trazer outro seguidor. Isso faz uma enorme diferença em sobreviver a cada corrida de cruzada se você estiver com dificuldades. Deixando esse prédio de lado, outra recomendação rápida é pegar a Stone Mine and Lumberyard. Você quase sempre precisará de madeira e pedra.

Referências:

Slyther Games, IGN, Wikipedia.

Nintendo Switch, PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series Tags:, , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Subir ↑