CLASSES DE RPG: Conheça as principais e entenda mais sobre elas

É verdade que o universo de RPG pode ser bastante complicado á primeira vista. Afinal, tanto de tabuleiro ou online, possuem regras, mapas, cenários e dados que podem ser muito confusos. Igualmente, as classes de RPG também podem deixar qualquer iniciante nesse universo bastante perdido.

 É certo que cada jogo tem seu próprio estilo e características, mas com o passar dos anos a maioria dos RPG, sejam eletrônicos ou de tabuleiro, guardam muitas similaridades com relação às classes.

O que são Classes de RPG?

 As classes são um conceito inventado por jogos de RPG mais antigos para se imaginar o papel do personagem. Hoje, vários jogos utilizam as Classes de RPG como um indicativo para a interpretação.

O nome “Classes” pode mudar de um jogo para o outro, mas estão presentes para definir quais tipo de personagens podem ser utilizados em determinado RPG, como um indicador para se nivelar o RPG, sem que ele fique sem sentido.

CLASSES DE RPG

📷 Badges classes de rpg

Principais classes de RPG

Guerreiro ou Cavaleiro

O Guerreiro é um humano que usa armas e armaduras com maestria. São os famosos “Tanks”, que fazem a linha de frente de qualquer batalha. Para quem busca combate corpo a corpo os guerreiros são uma das classes mais indicadas. 

Eles podem carregar instrumentos como, por exemplo, machados, armaduras, escudos e etc. No entanto, com tantos equipamentos assim eles podem ficar mais lentos, perdendo alguns pontos em agilidade.

Arqueiro, Caçador e Ranger

A típica classe que ataca de longe. Em alguns jogos, Arqueiros, Caçadores e Rangers são evoluções de uma mesma. O alto dano que essas classes aplicam a seus inimigos pode ser um indicativo do porque elas estão entre as principais e mais escolhidas. Eles são o típico DPS (danos por segundo) a longa distância, assim eles utilizam armaduras e armas leves, muitas vezes com algum atributo especial como flechas especiais de gelo ou fogo. 

Assassino, Ladino, Ladrão

Consideradas as classes mais furtivas do jogo, geralmente causam dano absurdo e instantâneo. Podem aparecer como evoluções da mesma classe em alguns jogos. Além disso, sua altíssima taxa de esquiva os tornam perfeitos para literalmente, assassinar e sair sem levar um golpe sequer.

Costumam aniquilar classes frágeis como Arqueiros e Magos e podem ter sua jogabilidade focada em combos.

Mago, Bruxo e Elementalista

Indispensáveis em qualquer RPG, são capazes de controlar os elementos (fogo, gelo, terra, raios, sombra, etc). para usá-los de forma ofensiva ou defensiva. Sempre atacam de longe e evitam estar perto do perigo. Costumam ser indispensáveis em grupos pela capacidade insana de dano, mas também possuem alta dependência por outras classes, já que possuem baixa resistência.

Clérigo, Curandeiro e Sacerdote

Clérigos, Sacerdotes e Curandeiros são as famosas classes de suporte e suas habilidades são voltadas para o grupo como curas, buffs, expurgos de debuffs e ressurreições. No entanto, não são fáceis de se jogar. 

Por não possuírem um dano alto e ter uma resistência muito baixa, eles são muito dependentes de um grupo. O que faz com que eles tenham que estar com o grupo em grande parte da aventura.

Feiticeiro e Necromante

São variações de Magos e Bruxos, mas costumam usar magias sombrias ou de sangue, em vez das magias elementais. Por esse motivo, suas habilidades podem envolver roubos de vida ou mana, invocações de seres do mal, transformação em demônios, poderosos debuffs que inutilizem os inimigos ou maldições que causam dano com o tempo. Podem ter um nível maior de dependência do que os Magos por terem habilidades de auto-cura.

Monge e Lutador

Classes de RPG

São classes de RPG que misturam combate corporal com o uso de magias. Geralmente, a principal fonte do seu dano são os ataques físicos, enquanto as magias são acessórias e situacionais. Conhecidos por seus vários combos de ataque, que pode causar muito dano. Porém não são classes que possuem uma defesa sólida. Às vezes podem atacar de longe através de energia psíquica, mas seu foco principal é sempre corpo a corpo.

Referências:

Liga dos games, Multiverso, RPG next.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.