Chernobylite 

Chernobylite é um videogame de sobrevivência de ficção científica desenvolvido pela The Farm 51 e publicado pela All in! Games. Foi lançado em 28 de julho de 2021 para Microsoft Windows, e está programado para ser lançado para PlayStation 4 e Xbox One em 7 de setembro de 2021, com uma versão para PlayStation 5 e Xbox Series X / S chegando mais tarde naquele ano. O jogo se passa na Zona de Exclusão de Chernobyl , onde o objetivo do jogador é explorar e encontrar seu parceiro no deserto radioativo.

Gameplay 

O jogador joga como um físico, ex-funcionário da Usina Nuclear de Chernobyl, que está sofrendo com a perda de um ente querido no desastre de Chernobyl há 30 anos e retorna à zona do desastre para procurar seu parceiro. A maior parte da jogabilidade para um jogador gira em torno de explorar a zona de exclusão , reunindo suprimentos e ferramentas enquanto encontra “Espreitadores” e militares hostis. O jogador também é forçado a tomar decisões que afetam o enredo não linear. Existe também um sistema de crafting, que permite ao jogador criar seu próprio equipamento e armas. Qualquer personagem pode morrer e qualquer tarefa pode falhar. Nas profundezas do ambiente contaminado também existem estranhas ameaças sobrenaturais, devido ao “chernobylite” criado a partir das consequências nucleares.

Coletando, elaborando e construindo

Chernobylite tem várias opções de dificuldade que você pode ajustar antes de iniciar a campanha. Alguns deles estão relacionados à sobrevivência e ao manejo. O primeiro se refere ao número de recursos que você encontrará na natureza. Enquanto isso, o último trata de manter seus companheiros bem alimentados e saudáveis.

Esses dois conceitos andam de mãos dadas quando você começa a reunir materiais como ervas, produtos químicos, peças mecânicas, eletrônicos (chamados de peças eletrônicas no jogo) e muitos outros recursos. Você ainda tem uma ferramenta bacana chamada Environmental Analyzer, que permite fazer ping no mapa para revelar o saque. Em seguida, você trará sua carga de volta à sua base para fabricar vários itens.

O primeiro objeto que você construirá é a Mesa de Trabalho (que permite opções adicionais de criação). Você também notará três guias principais:

  • Atualizações de base – incluem ferramentas de construção (ou seja, desbloquear novas opções), camas para dormir, fonte de alimentação, qualidade do ar e segurança contra radiação (uma vez que você tenha máquinas de ponta movidas a chernobylite).
  • Inventário de Igor – Estes possuem ferramentas de criação (ou seja, itens utilitários como filtros de máscara de gás e pomadas de cura), armas, armaduras, recipientes (quando você ficar sem espaço de inventário) e acessórios de jardinagem (para cultivar ervas).
  • Conforto do Companheiro – Possui diversos móveis e decorações para aumentar o conforto de morar em sua base. Eles são úteis para ajudar a elevar o moral de seus companheiros.

Nota: Se você tiver os materiais durante a exploração, poderá derrubar várias armadilhas e até objetos de alta tecnologia no ambiente.

Mantendo Igor vivo

O ideal é ter um fogão (Inventário de Igor – Ferramentas de artesanato) no início da campanha de Chernobylite . Isso permite que você crie unguentos e pomadas para manter Igor em ótimas condições. Na verdade, existem três barras (ou pips) que você deseja observar:

  • Psique – Isto se degradará sempre que Igor vir criaturas estranhas ou se ele matar hostis, então tente mantê-lo alto usando sais calmantes. Se estiver completamente esgotado, você perderá saúde com o tempo.
  • Saúde – se estiver totalmente esgotado, Igor vai acabar morto (mais sobre isso em breve). Além disso, você verá que algumas sementes podem ser vermelhas. Isso ocorre quando você foi afetado por muita radiação. As pomadas curativas não serão capazes de curá-lo além deste ponto, pois você precisa usar pomadas anti-radiação para remover as sementes vermelhas.
  • Armadura – Você pode negar totalmente uma instância de dano (ou seja, de hostis e não de radiação) usando peças de armadura. Você precisa de placas de metal / cerâmica que são criadas usando os buildables de Ferramentas de Chapa de Metal / Forno Industrial (Inventário de Igor – Armeiro).

Estrutura da missão, companheiros de reunião e progressão geral

Chernobylite enfatiza conceitos de narrativa não linear. Basicamente, você encontrará missões que não estão em uma ordem estrita. Por exemplo, seu primeiro companheiro, Olivier, entregaria a você uma típica missão inicial de jogo. Depois de completá-lo, você provavelmente receberá outro que permite recrutar um personagem particular como, digamos, Mikhail. Ele pode então mandar você em uma missão relacionada ao arco narrativo dele, ou talvez você receba uma missão diferente que permite que você encontre um companheiro diferente.

Da mesma forma, Chernobylite tem cinco locais na Zona de Exclusão: Moscow Eye, Pripyat Central, Pripyat Port, Kopachi e Red Forest. Em relação à coleta de recursos e à estrutura da missão, você pode enviar companheiros para suas próprias tarefas (ou seja, pegar comida, munir ou encontrar materiais). Eles têm uma taxa de sucesso, o que significa que também podem falhar em suas tentativas.

Apenas o próprio Igor é obrigado a iniciar as missões principais que têm um ícone vermelho com um ponto de exclamação. Eles irão progredir na história da campanha, embora você não seja obrigado a fazê-los o mais rápido possível. Na verdade, Igor também pode fazer corridas livres e regulares para encontrar recursos. Todas as atividades são feitas sozinho, então não espere que Igor seja flanqueado por amigos sempre que você sair.

Observação: você pode aprender mais em nosso guia de recrutamento de companheiros e habilidades de nivelamento.

Rações alimentares e moral

A forma como a campanha de Chernobylite funciona é que cada missão / corrida é considerada um dia. Assim que terminar a missão, você pode equipar a arma de portal de Igor e segurar o botão direito do mouse para retornar ao seu acampamento. No final do dia, você pode selecionar a quantidade de comida que você e seus companheiros irão consumir. De preferência, você gostaria que todos tivessem rações normais ou, se você pudesse pagar, o dobro para manter o moral e a saúde elevados. Se você escolher pouca ou nenhuma ração, seus companheiros não serão saudáveis ​​e lentamente se ressentirão de entrar em sua equipe.

As rações de comida são encontradas enquanto você e seus colegas exploram. Mas, você também pode construir hortas (Inventário de Igor -> Jardinagem), embora elas adicionem apenas pequenas quantidades de comida a cada dia. Da mesma forma, não se esqueça de adicionar alguns móveis (Conforto do Companheiro) para que seus amigos não se queixem com muita frequência.

Nota: Se companheiros falham em sua tarefa e você dá a eles rações em dobro, os outros podem ficar angustiados, pois é como se você estivesse recompensando a incompetência de alguém.

Fornecedores NPC, eventos aleatórios e o lockpick

Enquanto você está na Zona de Exclusão, você topará com eventos aleatórios que podem ser assustadores às vezes (ou seja, bonecos assustadores e fantasmas). Você também encontrará um elenco maluco de personagens que estão apenas tentando o seu melhor para sobreviver. Como este é um terreno baldio irradiado, as pessoas simplesmente trocam (ou seja, materiais por munição e vice-versa). Também é possível que alguns fornecedores não fiquem na mesma área, e você os descobrirá descansando em um local diferente em um dia diferente.

Além disso, sugiro fazer o Moedor Industrial (Inventário de Igor -> Ferramentas de Artesanato) assim que puder, para que você possa produzir alguns lockpicks. Eles permitem que você abra portas que têm mais itens ou itens colecionáveis ​​importantes. Caso contrário, sua única opção é encontrar o NPC Locksmith que lhe dará lockpicks em troca de rações de comida. Ele geralmente é relaxado em Kopachi, embora às vezes ele se movesse.

Observação: você pode aprender mais em nosso guia seguro de chaveiro e Kopachi.

Inimigos, salvar arquivos e aumentar o desafio

Dado que Chernobylite ainda tem elementos de terror e ação, você certamente encontrará alguns inimigos pelo caminho, incluindo monstros estranhos. Infelizmente, o combate é a faceta mais fraca do jogo. Os inimigos às vezes são cabeças-duras ou seriam semelhantes a esponjas de bala irrealistas (ou seja, soldados com armaduras pesadas precisam de cinco tiros na cabeça de rifle para matar, mesmo com seus capacetes estourados).

Seu dispositivo Analisador de ambiente também ajuda você, já que os pings podem marcar hostis em seu HUD. Você pode pular sobre soldados incautos, eliminando-os se puder chegar perto deles furtivamente (a menos que seja um pesado ou um monstro).

Então, novamente, você deve tomar cuidado com suas defesas. O jogo tem certos pontos de verificação que acionam um salvamento automático (que, curiosamente, são os mesmos pontos que os salvamentos manuais usariam). Você pode carregar um save apenas para perceber que você gerou bem na frente de inimigos que acabou de matar de antemão.

Nota 1: Conforme você avança na campanha de Chernobylite , você verá que o desafio aumenta consideravelmente. Isso é visualizado enquanto você olha para a Zona de Exclusão antes de selecionar uma missão. Helicópteros adicionais significam mais soldados. Enquanto isso, os domos verdes representam os efeitos invasivos da energia chernobylite (ou seja, mais monstros ou áreas irradiadas).

Observação 2: você pode aprender mais sobre armas de última geração para combate final em nosso guia Arma de ferro e atirador de plasma molecular.

Decisões importantes, caminhos que se ramificam e mortes

Sem contar as corridas free-roam, você está olhando para 24 missões-chave na campanha de Chernobylite . No entanto, devido a pontos de ramificação e decisões importantes, é possível ficar bloqueado para arcos específicos.

Por exemplo, se você acidentalmente matou um NPC importante que encontrou em “Traidor,” e se você contar a uma personagem chamada Olga sobre suas ações, então ela simplesmente não se juntará a você. Isso significa que você não poderá cumprir as missões dela.

Em outros casos, você pode ser solicitado a escolher entre dois resultados (que podem afetar o quanto os companheiros gostam ou não de você).

Se você cometeu muitas ações pelas quais certos companheiros não são a favor, eles podem optar por deixar o seu grupo. Mas, há um remédio particular para isso.

Sempre que Igor morre, ele perde alguns itens de seu inventário. No entanto, ele também vai acabar em um reino fragmentado com várias memórias que descrevem as decisões importantes que ele fez. É possível mudar sua memória à medida que você se lembra dela, gastando chernobylite (o nome do jogo também é um mineral verde que você encontrará enquanto explora). Isso levará a um novo estado de salvamento baseado em suas escolhas, o que pode levar a outros resultados que você não conhecia antes.

Mais tarde, você pode criar a Câmara de Radiação, que permite que você se auto-aniquile. Igor vai morrer, mas não vai perder o saque. Você ainda será capaz de alterar eventos anteriores conforme achar adequado.

Nota: Você pode aprender mais em nossas mudanças de cronograma de memória e guia de decisões importantes.

Procurando por pistas

O meta-jogo de Chernobylite envolve a busca por várias pistas espalhadas pela região. Tudo isso permite que Igor conclua uma investigação, dando-lhe idéias sobre as conspirações e maquinações ocultas que abundam. Depois de ter as pistas, você pode executar uma simulação por meio de seu fone de ouvido VR chamado Ariadna. Ele o leva a um reino fragmentado onde Igor caminha de corredor em corredor para ouvir as conversas dos NPCs.

Observação: você pode aprender mais em nossos guias de investigação sobre Conspiração, Teia de mentiras, Espreitador negro e Mulher de vestido vermelho. Também temos um guia para o final do qual não podemos falar ainda, mas estará disponível em breve.

Como contornar os guardas

Um de seus primeiros obstáculos será um par de guardas fora da instalação. Você tem duas opções: você pode se mover para a esquerda enquanto está agachado e passar furtivamente por eles ou pode confrontá-los abertamente. Lembre-se de que você está desarmado – se eles o virem, sua melhor aposta é blefar. Finja ser um técnico e mencione o fato de que eles estavam bebendo no trabalho e você pode passar ileso.

Aperte o botão

Sua segunda escolha principal é a sala de controle – você aperta o botão em  Chernobylite ? Se você fizer isso, os guardas serão desativados e seus companheiros não terão que atirar em ninguém. Se você não empurrar, entretanto, seus companheiros terão que atirar neles.

Chernobylite  é um jogo que envolve escolhas e seus efeitos de longo prazo. Sinceramente, não sei o que apertar o botão fará ou não mais tarde no jogo, mas decidi dar atenção aos avisos do jogo e não apertar.

Depois de adquirir seu material Chernobylite, você está praticamente no final do tutorial. Você logo se encontrará em sua nova base brilhante; agora, é hora de aprender como administrá-lo.

Gerenciando sua base e executando missões

Chernobylite não é exatamente um jogo de mundo aberto como Fallout ou STALKER. Em vez disso, ele adota uma mistura eclética de jogabilidade onde você sai em várias excursões para recuperar materiais e pistas para um próximo Assalto. A base de Chernobylite serve como o centro entre as missões, permitindo que você crie itens, recupere e suba de nível suas habilidades.

No início, você não terá muitos materiais. Você deve ter apenas o suficiente para o básico – ou seja, uma bancada de trabalho e uma área de dormir. Se você criou itens de cura extras durante o tutorial, pode não ter Cogumelos suficientes para construir uma cama. Não se preocupe com isso – você pode consertar depois de completar sua primeira missão.

Além de criar itens, você tem cinco estatísticas para gerenciar para sua base:

  • Conforto de uma vida na base – quão confortável é a sua base.
  • Excesso de energia – quanta energia você tem.
  • Qualidade do ar – quão limpo é o ar.
  • Segurança contra radiação – Qual é o grau de irradiação (ou não) da base e que tipo de proteção você tem contra a radiação.
  • Dormitório – A quantidade de beliches que você tem para seus acompanhantes.

Se Power estiver no vermelho, as estações de trabalho de sua base não funcionarão. Quanto ao resto das estatísticas, ter qualquer uma delas no vermelho será ruim para você e seus companheiros. Por exemplo, não ter lugares para dormir o suficiente significa que um de seus companheiros terá que dormir no chão e isso irá afetá-los negativamente. Em última análise, seu trabalho é manter tudo no verde enquanto também progride ao longo da árvore tecnológica e coleta materiais.

Concluindo sua primeira missão

Agora que você já conhece os princípios básicos de uma base, o próximo tópico a ser abordado neste   Guia de Chernobylite para Iniciantes são as missões. Há um par de binóculos no andar superior – isso permite que você selecione uma missão para você e qualquer um de seus companheiros. Apesar de como o tutorial funcionou, suas primeiras missões serão realizadas sozinho – não espere nenhuma ajuda enquanto estiver na zona!

Selecione uma missão para você e para seu companheiro. Preste muita atenção na taxa de sucesso dos NPCs – você não quer dar a eles algo muito desafiador. Você pode aumentar a taxa de sucesso dando-lhes um equipamento melhor e garantindo que estejam com boa saúde. Depois de ter tudo configurado, é hora de começar!

Depois de confirmar a missão, você levará automaticamente um portal para o seu ponto de partida. A partir daqui, você terá um waypoint na bússola apontando para o seu próximo objetivo. Não corra direto para ele –  Chernobylite  recompensa a exploração. Os locais marcados com um símbolo <?> São pontos de interesse que geralmente vale a pena conferir, e a maioria dos prédios tem  algum  saque neles.

Certifique-se de usar regularmente o clique com o botão direito do scanner para pesquisar qualquer mercadoria próxima que você possa trazer de volta. Ao pegar em algo, você verá a barra no canto superior esquerdo aumentar ligeiramente; só para ficar claro, essa é a sua barra de experiência e não algum tipo de medidor de peso. Você também pode encontrar portas trancadas, mas não será capaz de abri-las sem um Lockpick. Você precisará configurar sua base para criar Lockpicks se quiser abrir essas portas complicadas!

Eventualmente, você completará seu objetivo e terá uma mochila cheia de saques. Use sua arma de portal para retornar à sua base. Você não pode pular para outra missão imediatamente – você vai ter que dormir um pouco primeiro!

Como dormir

Se você quiser dormir em  Chernobylite , é muito fácil – basta ir até a porta ao lado da base e abri-la para descobrir seu quarto. Você pode apertar a tecla de uso em sua cama e adormecer, salvando o jogo e começando no dia seguinte.

Sua segunda missão e além

Ok – você completou sua primeira missão, construiu um pouco sua base e foi para a cama. E agora?

Do jeito que está, você já tem um controle sobre o ciclo de jogo principal: fazer uma missão, trazer coisas de volta, expandir sua base, criar e repetir. No entanto, há mais neste jogo do que apenas isso – você está tentando descobrir o grande mistério da trama, coletando pistas e equipando seus homens para um grande assalto.

Seu objetivo, daqui para frente, é continuar fazendo expedições para obter os recursos e as informações de que você precisa para cumprir seu objetivo final. Continue – você aprendeu o básico e agora é apenas uma questão de colocar o trabalho em prática.

O que acontece quando você morre

Chernobylite  é um jogo que apresenta aos jogadores escolhas que têm consequências de longo alcance. Uma das coisas únicas que este jogo faz, no entanto, é dar a você a oportunidade de mudar suas escolhas após o fato. Quando você morrer, irá para um reino onde poderá examinar suas “memórias” (isto é, suas escolhas) e decidir mudá-las, pagando um pouco de Chernobylite para fazer isso.

Independentemente de você mudar suas escolhas ou não, você logo reaparecerá no início do dia em que morreu. Sua primeira morte é gratuita, mas mortes futuras podem fazer com que você perca itens aleatórios – não morra desnecessariamente se puder evitar!

Divisão em locais

O mundo do jogo não está totalmente aberto. Em vez disso, ele é dividido em vários locais pequenos. Você pode visitar apenas um lugar por dia. Para selecionar um destino, use binóculos localizados na mesa do esconderijo – você verá um mapa com as localizações disponíveis. Lá você encontrará informações básicas sobre as tarefas que pode realizar.

Além de selecionar um local específico, você também pode atribuir um companheiro para outra tarefa. Graças a isso, você poderá completar várias missões em um único dia. Ao escolher um local, você saberá qual é a probabilidade de sucesso da missão.

Viajando entre locais

Quando você se move entre os locais, você viaja dentro do portal criado pelo titular Chernobylite. Durante a sua estadia no local, você pode usar uma arma especial movida a cristal. Graças a ele, você pode retornar à base. Além disso, quando estiver tendo dificuldades para derrotar oponentes, você pode usá-lo para escapar.

Explorando um local

Ao chegar a um determinado local, você deve se lembrar de viajar com o contador Geiger na mão. Existem pontos quentes no mundo que possuem um alto nível de radiação. Se você ficar lá por muito tempo, a radiação afetará negativamente sua saúde. Portanto, é necessário monitorar constantemente o nível de radiação.

O contador também é útil na varredura da área, permitindo que você encontre facilmente vários tipos de recursos. Graças a isso, você poderá obter alimentos e materiais úteis para expandir a base.

Você também deve tomar cuidado com os inimigos. Você os encontrará principalmente dentro e ao redor de áreas com edifícios. Esteja atento ao explorar áreas com edifícios. Uma boa solução é agachar-se na grama alta. Isso irá minimizar o risco de detecção.

Referências:

PC Invasion, Tech Raptor, Games Pressure, wikipedia.

Deixe seu comentário: