Choplifter III: Rescue Survive

Desenvolvido pela Beam Software, Choplifter III: Rescue Survive é um jogo de tiro lançado para SNES em 1994. Sua jogabilidade é como a maioria dos jogos antigos 2D, no formato horizontal. Diferente da maioria dos jogos de tiro que você controla um personagem, nesse você controla um helicóptero.

O jogo

Choplifter Iii GIF

Sua missão é resgatar reféns e leva-los com segurança a base. Cada fase, você precisa resgatar um número certo, contudo, em algumas fases você encontrará mais reféns do que o necessário, resgate-os para obter bônus. O jogo é pequeno, porém, há muitas coisas para se fazer, além de, diversos segredos. Ele possui 4 setores, sendo 4 níveis em cada setor. Cada nível possui um pequeno chefão, e cada setor possui um chefão principal. Os setores são; Floresta, Mar, Cidade e Deserto.

Helicóptero

Seu helicóptero, pode se mover para cima ou para baixo, bem como, virar para esquerda ou direita, podendo também, ficar de frente para derrotar inimigos terrestres. Ele tem seus tiros normais e também tiros especiais, tal como bombas e mísseis. Além dos inimigos que causam dano a ele, choca-lo contra construções e colinas também o danifica. Mas não se preocupe, você poderá conserta-lo ao decorrer do jogo. Alguns melhoramentos e outras coisas caem do céu, literalmente falando, algumas caixas aparecerem caindo de paraquedas ou seja, você poderá pega-las para melhorar seu armamento, guarde-as para os inimigos mais difíceis.

Inimigos

Como todo bom jogo, há diversos inimigos durante o trajeto. Eles farão de tudo para derrubar seu helicóptero. As fases possuem inimigos na terra, bem como, também no ar. Alguns possuem armamentos melhorados, até mesmo mísseis que seguem. Inimigos incluem soldados, aviões, tanques, helicópteros e artilharia antiaérea.

Chefões

Chegamos na parte que todos gostam e muitos choram. Já não basta 1 chefão, Choplifter 3 possui 4, sendo 1 em cada setor. Cada um tem seu poder e dificuldade diferente, bem como, cada um tem um segredo para derrota-lo.

Chefão do setor floresta

Antes de tudo, você deverá enfrentar vários canhões, derrote-os para avançar. O Chefão é uma grande espingarda que solta diversas bolas de fogo, para destruí-la, acerte o ponto vermelho várias vezes, pois é o único lugar que sofre dano.

Chefão do setor deserto

Esse possui um nível de dificuldade extremamente maior que os outros. São algumas máquinas que que soltam diversos tipos de coisas para danificar o helicóptero, labaredas de fogo, mísseis teleguiados, etc. Novamente, acerte o ponto certo para danifica-lo, o ponto vermelho mostrado na foto.

Chefão do setor mar

Um dos mais difícil de passar. Uma grande construção no meio do mar, que solta diversas coisas para tentar te derrubar. A dica é, primeiro destrua suas armas para facilitar, posteriormente, cause dano a ela acertando o ponto verde.

Chefão do setor cidade

Esse é relativamente fácil. Você precisará derrotar um helicóptero que solta tiros e mísseis teleguiados.

Missão completa

O jogo recebeu notas altas, pela sua jogabilidade viciante, gráficos muito bons para a época, sem esquecer dos efeitos sonoros. Recebido com muito carinho pelos amantes de games, em outras palavras, Choplifter 3 é um jogo que para sempre será lembrado.

Deixe nos comentários, o que você acha desse clássico do SNES.

Referência:

Wikipedia.

O Rei Leão

Pc GIF

Desenvolvido pela Westwood Studios e publicado pela SEGA, O Rei Leão é um jogo eletrônico baseado no grande clássico da Walt Disney. Teve seu lançamento em 08 de dezembro de 1994, para Mega Drive, Master System, SNES, NES, Game boy, PC e Game Gear.

O jogo

O Rei Leão possui 10 fases, 6 delas você se diverte com o Simba filhote, e as demais com o Leãozinho na fase adulta. Além das dez fases, há alguns estágios bônus apenas para diversão, onde você controla o Timão e o Pumba.

As fases

As fases seguem a mesma cronologia do filme, bem como, a marcante trilha sonora. O jogo tem como foco, o personagem Simba, então praticamente, apenas as partes que ele aparece no filme (que é a maioria), estão no jogo. Por exemplo, uma das cenas mais tristes do cinema, a morte de seu pai, não é mostrada no jogo, mas também, seria difícil retratar esse acontecimento num jogo de 16 bits nos anos 90.

The Pridelands

A primeira fase é bem fácil. Se passa no reino ainda de Mufasa. O pequeno Simba, precisará apenas passar por algumas plataformas e inimigos de pequeno porte, como porcos-espinhos e lagartos, por fim, derrotar uma hiena.

Can’t Wait to be King

Essa fase possui uma dificuldade inacreditavelmente maior que a primeira, logo na segunda fase, já tinha gente chorando por não conseguir passar. Apesar disso, o nível representa muito bem a cena da música de mesmo nome no filme; com uma ampla diversidade de animais, e cores bem similar ao filme e, obviamente, uma adaptação da canção original tocando durante a fase.

The Elephant Graveyard

A partir daqui o jogo se estabiliza na dificuldade, porém, nenhuma fase fácil, afinal, o jogo é considerado um dos mais difíceis do SNES. Essa é a fase que o Simba vai para o cemitério de elefantes e precisa escapar das Hienas.

The Stampede

Essa fase não segue o padrão horizontal 2D, você vê o personagem de frente, o desafio é desviar da manada de antílopes, que estão correndo enfurecidos, tal como, na animação.

Simba’s Exile

Nessa fase, mostra o pequeno leãozinho fugindo do reino, onde não é mais bem vindo, já que agora, o reino está no controle de Scar, seu tio malvado. No jogo, essa parte é um pouco diferente do filme, mas as dificuldades que o pequeno enfrenta são as mesma. Você encontrará muitas plataformas para saltar e diversos lugares para escalar.

Hakuna Matata

É a última fase que o Simba é um filhote. Cheia de cores, divertida e representa muito bem a clássica cena da música do filme. Seria um nível bem fiel ao longa, se não fosse pelo chefão no final, um gorila que nem aparece na história original.

Simba’s Destiny

Anos após Timão e Pumba o encontrarem, aqui o Simba já está em sua forma adulta. Essa fase mostra, os momentos de reflexão do Leão após encontrar Rafiki, por mais que o macaquinho não apareça no jogo, fica bem claro de qual parte do filme se trata, por fim, no final da fase, acontece uma das mais marcantes cenas do filme, uma animação com a imagem de Mufasa se formando com as estrelas no céu e falando a frase marcante do longa.

Be prepared

A fase mostra a chegada de Simba ao covil de Scar. A fase é bem fiel ao longa, cheia de fogos e hienas, sendo bem difícil de passar. Ironicamente, a trilha sonora desse nível não é a canção original com o mesmo nome de seu título.

Simba’s Return

Essa fase é a mais problemática do jogo, Tanto na jogabilidade, bem como na narrativa. A narrativa não deixa claro que o Simba já deu as caras no reino, e no que se diz a jogabilidade, a fase segue um estilo de labirinto, em que o personagem deve ficar entrando em cavernas até descobrir o caminho certo, por não ter indicativas, a fase pode ser chata e cansativa.

Pride Rock

A última fase não poderia ser diferente, representa a luta de Simba com Scar, em busca de pegar seu reino de volta. Não é uma luta difícil, basta golpear o vilão algumas vezes e por fim, atira-lo do penhasco.

Bônus Stage

Nestas, é possível assumir o papel da dupla mais divertida da série – Timão e Pumba, e sua missão não poderia ser diferente, coletar insetos. Nas fases de “Bug Hunt” o personagem Timão é controlado, enquanto nas de “Bug Toss” é Pumba quem você controla.

Recepção

Nostálgico e emocionante, seu ponto alto está na, arte, a animação e trilha sonora. Com tudo isso e sua jogabilidade nada fácil, fez de O Rei Leão um dos melhores jogos para SNES. Recebeu críticas positivas, incluindo um 8/10 da Electronic Gaming Monthly, vendendo 1,27 milhões de unidades da versão.

Você também se divertiu com este jogo? Deixe aí nos comentários, sua experiência com o game.

Referências:

Wikipedia, Nintendo Blast.

International Superstar Soccer Deluxe

Desenvolvido e publicado pela Konami, o International Superstar Soccer Deluxe é um jogo eletrônico de futebol, sendo a sequência do International Superstar Soccer.

A princípio, foi lançado apenas para o Snes em novembro de 1994, posteriormente, foi lançado para Mega Drive sendo desenvolvido pela Factor5 e para PSone cuja a empresa produtora foi KCEO.

O jogo

O jogador pode escolher entre 16 formações e 8 estratégias e pode competir com 36 seleções com jogadores reconhecíveis. Existem diversas competições disponíveis incluindo Copa Internacional, Série Mundial (Liga), Modo Cenário e mini-copas e ligas customizáveis.

O jogo tem oito estádios diferentes, e todos variam no tipo do gramado e na decoração ao redor, assim como, todos são de tamanhos diferentes. O jogo pode ser jogado em várias condições climáticas

Recepção

Apesar de alguns defeitos, o controle manual do goleiro que é difícil e chutes altos que mandava a bola para fora da tela pelos sprites largos e vista lateral muito próxima, ainda assim era um ótimo jogo para a época em questão. É considerado um jogo muito respeitado e amado por todos, sendo o pai dos atuais jogos de futebol.

Allejo

Se você é amante dos jogos de futebol, certamente já ouviu esse nome. Allejo foi um jogador fictício dos jogos eletrônicos de futebol. Seu nome é venerado até hoje pelos fanáticos do gênero. Até 2019, ele era considerado o melhor jogador que “nunca existiu”. A história mudou, quando a Konami revelou em quem o Allejo foi inspirado, se trata de um de nossos ídolos brasileiro, o grande tetracampeão Bebeto.

Veja outros nomes revelados

Quando o International Superstar Soccer Deluxe foi lançado, a Konami não tinha o direito de uso das imagens e nomes dos jogadores reais, pertencentes na época à Electronic Arts e sua série FIFA, então, assim como Allejo, outros jogadores “reais” receberam nome fictício. Passaram-se mais de duas décadas quando Konami resolveu revelar quem era os verdadeiros jogadores do jogo.

Atualmente, esse jogo é um dos mais lembrados e queridos entre todos os amantes dos games. Marcou a infância de muitos. Em outras palavras, para sempre será lembrado com muito carinho.

E você, tem alguma lembrança boa com esse jogo? Deixe aqui seu comentário.

Referências:

Wikipedia, Tech Tudo, Canal Tech.

Top Gear

Desenvolvido pela Gremlin Graphics e publicado pela Kemco, Top Gear foi lançado em 1992 para o console Super NES. É o primeiro jogo do gênero para SNES, além de ser o primeiro da franquia.

Diferente do que muita gente pensa, Top Gear não foi inspirado em Rad Racer (NES / Famicom). As principais fontes de inspiração foram Pitstop (Epyx, 1983), Pole Position (Atari, 1982), Outrun (Sega, 1986) e principalmente Lotus Esprit Turbo Challenge (Amiga), com semelhanças notáveis — Brannan dividiu um escritório na Gremlin Graphics com o programador Shaun Southern, da desenvolvedora Magnetic Fields, enquanto este completava Lotus.

A princípio, Top Gear sairia para o NES, mas a Kemco, a pedido da Nintendo, o lançou para o então recém lançado Super Nintendo.

O jogo

O Jogo consiste em apostar corridas com outro jogadores, ou contra a máquina, passando por diversos países.
Você escolhe entre 4 carros, além também de escolher câmbio manual ou automático.
Recebe kits de turbo para usar quando precisar, eles duram pouco tempo, são usados para ultrapassar alguém com mais facilidade.

Se tiver acabando a gasolina do carro, é possível parar para abastecer nos box, se caso a gasolina acabar no meio da prova, você será desclassificado.
O jogo utiliza sistema de password para salvar o progresso e não precisar jogar tudo novamente.

Os carros

O jogo lhe dava a opção de escolher entre 4 carros;
O vermelho (Cannibal), branco (Sidewinder), azul (Weasel) e o xodó de todos, o roxo (Razor).

Além de escolher escolher os carros, você precisava escolher entre câmbio automático, ou manual, no caso do manual você mesmo tinha que mudar a marcha além de dirigir. A escolha dos carros era a parte que mais nos fazia pensar, escolho o que corre mais, ou que consome menos combustível. Garanto que a maioria não se preocupava com isso e escolhia o roxo por que era o mais bonito e mais exótico.

As pistas

As corridas passavam por diversas cidades de vários países, são eles; EUA, Brasil, Peru, México, Japão, Alemanha, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Noruega, França, Italia e Reino Unido.

As dificuldades das pistas variavam de muito fácil a muito difícil e cada uma tinha seu tamanho e número de voltas.

Todos os países tinham um password, o sistema para salvar o seu progresso no game e não perder tudo quando o desligasse.

Jogabilidade

A jogabilidade consiste em simples comandos, um botão de aceleração, de freio, turbo ou nitro e dois direcionais para esquerda e direita. O jogo simula as pistas em perspectiva cônica e simula as curvas desviando a pista para a esquerda ou para direita. Independente da jogabilidade simples o jogo aumenta o nível de dificuldade no decorrer das partidas, com pistas com curvas acentuadas e com obstáculos. O carro fica sempre ao centro da tela e o cenário se move conforme os movimentos do carro. Além disso, o piloto tem de fazer o uso de estratégias, uma vez que há a necessidade de se entrar nos boxes para reabastecimento.

Bug

Apesar de muito querido, Top Gear está longe de ser o jogo perfeito.
Um bug muito conhecido do jogo era o que permitia você chegar em duas posições ao mesmo tempo, e para “melhorar” ainda mais, você marcava a pontuação das duas posições.


Para que o bug acontecesse, bastava você bater no meio do poste da linha de chegada, tanto o do lado direito quanto o do esquerdo. Se você tivesse em primeiro, também ganharia a segunda posição, se tivesse em segundo, também marcaria pontos a mais como terceiro.

Curiosidade sobre os carros

Os carros, não foram criados do zero especialmente para o jogo, eles são baseados em carros que existem na vida real, são eles:

O carro vermelho era inspirado na Ferrari 512 TR (Testarossa), o carro branco foi inspirado na Ferrari 288 GTO, o roxo era inspirado no igualmente exótico Jaguar XJR-15, e por último temos o carro azul, que era inspirado no lendário Porsche 959.

Vale a pena saber

Quando a o player não conseguia chegar em primeiro nas corridas, era comum ver um nome sempre vencendo, ou entre os primeiros nas corridas, o Ritchie!

Top Gear 2

Mas você o significado por trás desse nome?
Ritchie, ou Ritchie Brannan, foi o programador que liderou o desenvolvimento dos três primeiros jogos de Top Gear.

A foto misteriosa

Por muito tempo, os jogadores questionavam sobre a localização da foto de fundo do menu inicial.

Não há nada confirmado oficialmente, mas alguns jogadores pesquisaram através do Google Earth e encontraram o suposto endereço de onde a foto foi tirada, se trata de algum local entre a Washington boulevard com a avenida Jefferson em Detroit, Michigan, nos Estados Unidos. O endereço citado fazia parte do Detroit Street Circuit, o circuito de rua de Detroit. Nos anos 80, várias ruas da cidade de Detroit eram fechadas para a realização do GP de Fórmula 1.

Grande prêmio de Detroit de 1988

Ayrton Senna, nosso ídolo brasileiro já correu neste circuito e passou pela avenida da foto de Top gear.

Recepção

Embora Top Gear tenha ganhado o título de primeiro jogo de corrida para SNES, o jogo não é reconhecido internacionalmente como um clássico. O jogo teve grande repercussão no Brasil ao longo dos anos 90 e até hoje é reconhecido como uma das melhores franquias de jogos eletrônicos no país.

Comente aqui sua paixão por esse game. E também o que achou das curiosidades.

Referências:

Tech Tudo, Wikipedia.

Super Mario World

Super Mario World é um jogo de plataforma bidimensional no qual o jogador controla o protagonista na tela (Mario ou Luigi) a partir de uma perspectiva de Side-scrolling. As ações mecânicas do jogo são semelhantes a títulos anteriores da série —Super Mario Bros., Super Mario Bros. 2, e Super Mario Bros. 3—mas apresenta vários novos elementos. Além de poder correr e pular, movimentos encontrados nos jogos anteriores, o jogador pode flutuar com o auxílio de itens especiais e executar novos tipos de saltos, como o salto giratório.

A maioria das fases do jogo são preenchidas com obstáculos e inimigos, com o jogador atravessando o cenário correndo, saltando, e esquivando-se ou derrotando inimigos. Ao jogador é dado uma certa quantidade de vidas que são perdidas quando Mario é atacado por um inimigo, diminuindo o seu tamanho. Se todas as vidas são perdidas a qualquer momento no jogo, a tela de “Game Over” será exibida, no qual o jogador pode continuar a partir do último nível salvo, selecionando “Continuar”. Super Mario World pode ser jogado com dois jogadores: em uma rodada, o jogador 1 controla Mario e na outra rodada o jogador 2 controla Luigi (na versão para o Game Boy Advance, pode ser escolhido um dos dois personagens sem ficar esperando por turnos).

O jogo é dividido em diferentes mapas, que contêm várias fases (níveis). Ao contrário de Super Mario Bros. 3, o mapa é um território único (overworld), embora com diferentes tipos de paisagens. Cada região possui uma fase final com um chefe para derrotar; cada um dos sete mundos apresentam fortalezas controladas por um dos Koopalings. Além de itens especiais dos jogos anteriores como o “Super Mushroom” e “Flor de Fogo”, novos power-ups são introduzidos que fornecem ao jogador novas opções de jogo como a “Capa de pena”, que dá a Mario uma capa que lhe permite voar. Além disso, o salto “Rotação de ataque” é executado com o botão “A”. O ataque de giro permite que Mario ou Luigi quebrem blocos abaixo deles. A imagem do mapa apresenta uma vasta rede de caminhos, onde Mario poderá andar sobre eles para poder entrar nas fases (níveis). Existem também caminhos secretos que geralmente devem ser habilitados coletando uma chave e a encaixando numa fechadura, quando não é este o caso deve descobrir a segunda saída da fase. As fases com pontos amarelos possuem apenas uma saída, já as fases com pontos vermelhos possuem duas saídas.

A trilha sonora do jogo foi composta por Kōji Kondō, e todos os cenários possíveis de se jogar com Yoshi tinham uma composição dual, ou seja, um tema simples (quando o protagonista não se encontrava montado no Yoshi) ou também o tema simples somado de uma Leitmotiv criada em percussão (quando o protagonista se encontrava montado no Yoshi).

História

Depois de salvar o Reino dos Cogumelos em Super Mario Bros. 3 e a Terra de Sarasalândia em Super Mario Land. Mario e Luigi juntos com a Princesa Toadstool (também conhecida como Peach) foram tirar férias num lugar chamado Terra dos Dinossauros, onde há muitos tipos de dinossauros. Mas, claro que durante as férias, Bowser rapta a amável princesa. Ele também se apodera da Terra dos Dinossauros, e aprisiona seus habitantes em ovos mágicos, entregando-os aos seus sete capangas.

Quando Mario e Luigi acordam eles tentam encontrá-la, e depois de horas de busca, se deparam com um ovo gigante na floresta. De repente, o ovo se choca e com isso vem um jovem dinossauro chamado Yoshi, que então lhes diz que seus amigos dinossauros também têm sido presos em ovos pelo malvado Koopa. Mario e Luigi logo percebem que ele deve ser o malvado rei Bowser e seus Koopalings.

Mario, Luigi e Yoshi partem para enfrentar os desafios das 7 regiões diferentes explorando a Terra dos Dinossauros, durante a jornada Mario e Luigi seguem Bowser, derrotando os Koopalings durante o processo. Eles finalmente se infiltram no castelo de Bowser para a batalha final, até enfim derrotar mais uma vez o terrível vilão e salvar a princesa e os habitantes da Terra dos Dinossauros.

Objetivos

O objetivo geral consiste em explorar os 9 mundos e encontrar todas as 96 saídas existentes, resgatando a princesa das garras de Bowser e libertando os sete Yoshis cativos nos ovos. Entretanto, desafios mais amplos podem se tornar suas metas conforme o jogo progride. E resultando em 76 fases.

Também é relevante encontrar os quatro Palácios do Interruptor! (amarelos, azuis, vermelhos e verdes) para tornar a jornada mais fácil, assim também como os mundos secretos como a Star World (Mundo da Estrela), que auxilia seu transporte em atalhos estratégicos espalhados pelo mapa, e o Special World (Mundo Especial), uma coletânea de testes difíceis envolvendo todas as características de jogabilidade trazidas pelo jogo. Há no jogo diversos caminhos secretos a serem descobertos.

No Jogo

Nesse jogo, Mario, Luigi e a Princesa Peach tem uma surpresa desagradável logo na chegada da Ilha dos Dinossauros, onde foram tirar férias. Bowser sequestra a donzela e domina a ilha. Os heróis deverão percorrer todos os mundos para deter o inimigo.

Com o nome inicial de Jumpman, Mario começou a carreira nos vídeo games duelando contra outro grade nome da geração 2D: o gorila Donkey Kong. Com o grande destaque no game, Mario conquistou um jogo solo. Seu nome foi inspirado em um funcionário da empresa desenvolvedora do jogo, cujo físico remetia ao personagem carismático.

Controles

Ao iniciar o jogo uma animação irá surgir. Para continuar aperte Enter. Navegue pelas telas para escolher se deseja a campanha com um ou dos jogadores. A tecla ESC leva o jogador para um menu de configuração. Lá os interessados podem ajustar o áudio, alterar a qualidade do vídeo e até mesmo alterar a velocidade com que os objetos se movem na tela. Também é lá que são gerenciados os saves do game.

Para controlar o personagem os jogadores terão o teclado como aliado. As setas servem para fazer Mário caminhar pelo cenário. Colocando pra baixo o encanador se recolhe e pra cima, ela olhe para o alto. A letra P pausa a campanha e a letra S funciona como Start, iniciando fases ou simplesmente confirmando um ato.

Com uma dinâmica um pouco diferente do jogo para consoles, aperte A para correr com Mário. Para segurar os objetos como cascos de tartaruga ou blocos de tijolos pressione S. Uma das funções mais úteis no game é o salto. Com a letra Z o personagem salta para retirar moedas dos tijolos ou atordoar os inimigos. Já o pulo com a letra X é giratório e tem uma potência muito maior, aniquilando tudo que vê pela frente.

Jogabilidade

Um dos principais legados deixados pela franquia foi a popularização do estilo “sempre para frente”. Bem diferente dos games atuais e com gráficos em 2D, o personagem deve sempre caminhar para a esquerda da tela para completar as fases.

A velocidade é um fator preponderante na campanha. Cada fase conta com um relógio regressivo que apressa o encanador sempre que faltam apenas poucos segundos para o término do tempo. Fique ligado na trilha sonora. Quando ela acelerar é sinal de que o jogador precisar correr para terminar a etapa dentro do tempo limite.

Ao começar o jogo o personagem conta com cinco vidas, ou seja, ele possui cinco tentativas para passar de fase. As vidas podem ser adquiridas em fases específicas e são representadas por um cogumelo verde. Os cogumelos vermelhos significam a evolução de Mario. Capture algum para virar o Super Mario.

Para ajudar nos combates são disponibilizados dois tipos de poderes especiais. Capture uma flor de fogo vermelha para adquirir poderes relacionados às chamas. Outra evolução muito útil é a pena. Consiga uma para planar por um tempo determinado. Para conseguir chegar aos ares o jogador deve pegar impulso antes.

Mundos

Ao todo são nove mundos. São eles: Ilha do Yoshi, Planície das Rosquinhas, Cúpula da Baunilha, Área das Pontes Gêmeas, Floresta da Ilusão, Ilha do Chocolate, Vale do Bowser, Caminho da Estrela e Zona Especial.

Conheça também o Super Mário Run!

Referências:

Wikipedia, Techtudo.