Baldur’s Gate III é a sequência do jogo de RPG Baldur’s Gate II: Shadows of Amn, que está sendo desenvolvida pela Larian Studios, desenvolvedora responsável pelos jogos da série Divinity. O jogo se situa no universo de Dungeons & Dragons, dentro do cenário de Forgotten Realms.
O jogo ainda está em desenvolvimento porém foi lançado em modo de acesso antecipado em 06 de outubro de 2020 para as plataformas Steam e GOG, também para PS5. Ateriormente planejado também para o Google Stadia, foi cancelado devido ao fechamento deste serviço.
Escolha o personagem certo
Criar o personagem certo em Baldur’s Gate é essencial, não apenas para se divertir, mas também para garantir que seu personagem seja poderoso mais tarde no jogo. Cada raça e sub-raça recebe bônus muito importantes e no lançamento completo do jogo, você terá 11 raças e 28 sub-raças, juntamente com 12 classes e 46 sub-classes.
Passei muitas horas no acesso antecipado, apenas para perceber que escolhi um personagem, classe ou raça que parecia legal, mas acabou batendo como um macarrão mais tarde no jogo final. Deixe-me poupar minha dor e frustração quando o jogo for lançado, sugerindo algumas compilações para jogadores mais novos.
- Corpo a corpo: Half-Orc Barbarian é uma escolha incrível no lançamento do jogo ou Shield Dwarf durante o acesso antecipado. A mecânica bárbara será fácil de entender, eles têm alta saúde, grande dano e redução de dano.
- Casters Ranged: Wizard é uma boa opção porque eles têm acesso ao maior número de feitiços para experimentar e muitos slots de feitiço e são os menos complexos. High Elf continua sendo uma escolha forte.
- Mais simples: Human Fighter é o mais simples e fácil porque você tem acesso a todas as armas e opções de armadura com uma grande quantidade de saúde, várias ações de ataque e pouco lançamento de feitiços.
- Interessante: Druidas fazem uma construção bem diferente e interessante porque você pode transformar e controlar criaturas. A classe tem muita versatilidade, pode ser um pouco mais complexa, mas é apenas diferente de outros RPGs e Wood Elf é uma ótima escolha de corrida.
Nível máximo e nivelamento
No lançamento do jogo, o nível máximo em Baldur’s Gate 3 será 12. Não espere alcançar isso tão cedo, pois os níveis chegam rapidamente, mas diminuem rapidamente. Você pode ganhar experiência nos meios usuais, missões, missões principais, diálogos, combates e assim por diante. A dica para subir de nível mais rápido é forçar o combate.
Além disso, entenda os grandes saltos de poder no jogo e como tomar decisões importantes. Espere grandes aumentos de poder nos níveis 4, 5 e 11. A maioria das classes obtém sua subclasse no nível 3 e no nível 4 você terá uma escolha importante a fazer: devo fazer uma melhoria de talento (recurso) ou habilidade? As melhorias de habilidade são geralmente as mais simples e diretas, o que é difícil de estragar. Os talentos, por outro lado, podem transformar seu personagem em um deus, mas são mais complexos.
Ações são o nome do jogo em Baldur’s Gate 3, assim como Divinity Original Sin II antes dele, e isso permite que você obtenha outro ataque usando uma ação bônus que será explicada mais adiante. No nível 5, certas classes recebem ataque múltiplo, permitindo dois ataques em um turno ou lançadores de feitiços, acesso a feitiços de nível 3. É quando você realmente pode sentir um aumento no poder. Considere suas escolhas cuidadosamente ao experimentar e respeitar para ver o que funciona melhor para você.
Companheiros aumentam sua construção
Aqui está o que você pode esperar para acompanhantes:
- Lae’zel – Lutador e o companheiro mais forte no início do jogo. Ela joga em alcance corpo a corpo, tem uma grande armadura já equipada e bate muito forte. Ela é uma ótima escolha para qualquer festa, especialmente começando.
- Astarion – Ladino que pode roubar e furtar e se sai muito bem em combate. Colocá-lo como personagem corpo a corpo de empunhadura dupla na sombra é um grande trunfo para sua equipe. Sua capacidade de abrir fechaduras, furtar, roubar e furtividade é vital desde o início.
- Shadowheart – Cleric, que é útil devido à sua cura, controle de multidão e lançamento de feitiços. Shadowheart também aumenta as verificações de diálogo e fala com orientação por feitiço.
- Gale – Feiticeiro e lançador de feitiços de longo alcance. Ele começa bem devagar em termos de poder, mas uma vez que desbloqueia habilidades e slots de feitiços, ele começa a fornecer dano de área pesado que é útil em um único grupo focado no alvo.
- Wyll – Warlock que é bastante limitado durante o jogo devido à falta de feitiços, escolha racial abaixo do ideal e geralmente um companheiro mais fraco. Sua história é reescrita desde o acesso antecipado para experimentá-lo no lançamento.
- Karlach – Bárbaro e companheiro do dia de lançamento. Ela provavelmente será uma escolha forte se o personagem principal de alguém for de longo alcance ou conjurador.
Escolha até três outros membros do grupo para seguir. Você também pode separá-los do menu do grupo segurando o retrato deles no canto superior direito e movendo-o. Isso os impede de seguir você automaticamente, o que pode ser muito útil quando armadilhas ou esgueirar-se em encontros específicos precisam ser evitados.
Use ação e ações de bônus certo
O combate em Baldur’s Gate 3 é baseado em turnos, não em ação ao vivo. Assim, cada personagem terá um turno e terá recursos limitados para atacar, chamados de ação e ação bônus. Cada personagem pode realizar pelo menos uma Ação e uma Ação Bônus por turno.
- Ação: é o principal recurso que os jogadores gastam para atacar ou lançar feitiços.
- Ação Bônus: é um recurso secundário usado ao consumir poções, empurrões, esconder, etc.
Algumas classes têm acesso a múltiplas ações, múltiplas ações bônus e até mesmo a habilidade de lançar dois feitiços por turno. Você pode iniciar o combate por turnos no canto inferior direito da interface do usuário para experimentar. Você estará no modo de tomada de turno com uma interface do usuário na parte superior, mostrando retratos de personagens com ordem de turno.
A melhor dica é pegar talentos, subclasses ou até mesmo poções que lhe dão ações adicionais, ações bônus ou usar ações bônus para atacar. O companheiro Astarion é um ótimo exemplo. No início do jogo, ele tem várias ações de bônus e uma ação. Em um turno, ele pode fazer o seguinte:
- Ataque com uma arma branca consumindo seu ponto de ação.
- Use sua ação bônus para atacar com uma arma de mão inábil consumindo uma ação bônus.
- Use sua segunda ação bônus para se desvencilhar e fugir do inimigo.
Raramente você deve deixar quaisquer ações ou ações de bônus não gastas. Até mesmo esconder, empurrar ou consumir uma poção para garantir que você use todos os recursos melhorará sua experiência de combate.
Entendendo o movimento de combate
Em seguida, é entender o movimento de combate, especificamente no modo de base de turno. Isso mostrará uma seta de direção com muitas informações difíceis de decifrar inicialmente.
- Seta branca: usando o movimento
- Seta azul: algo no chão
- Seta amarela: efeito de solo negativo
- Seta vermelha: fora do movimento
- Espada Vermelha: contra-ataque se você se afastar do inimigo
Lembre-se de que você obtém uma visualização da ação, porcentagens e escolhas feitas. Não se apresse ao escorregar na graxa, marcada em amarelo. Evite um pouco disso usando um salto. Você também pode ver que, quando você se afasta de um inimigo, ele o atingirá com uma espada vermelha. Você pode usar a ação de desengajar para evitar retaliação, chamada de “Ataques de oportunidade”.
Por fim, não tenha medo de usar seu Dash se não conseguir lançar um ataque, especialmente se estiver jogando com um personagem corpo a corpo. Idealmente, você deseja estacionar seu personagem atrás de algo para evitar danos desnecessários até que ele retorne para você.
Use o meio ambiente
O ambiente está vivo em Baldur’s Gate 3 e pode ser manipulado dentro e fora do combate. A primeira dica é que personagens com alta resistência podem mover objetos pesados como barris e caixotes. Basta clicar e arrastar essas opções, que podem ser úteis em determinados momentos.
Em segundo lugar, você pode combinar áreas que afetam feitiços e ambientes para causar grandes danos. Pegue o feitiço Graxa, que é útil para fazer os inimigos escorregarem e seguirem e perderem uma vez na posição deitada. Você pode conjurar essa área e, após um turno, outro jogador pode incendiar a área com fogo, causando uma grande explosão e dano de fogo. Essa tática se aplica à iluminação, água e muitos outros, especialmente o ácido, que é útil para reduzir a blindagem .
Outra viagem é usar a ação bônus “Mergulhar” no fogo, ácido ou pelo menos fora dele. Você pode realmente carregar uma vela e deixá-la cair, depois mergulhar seu arco e ter uma flecha flamejante para atirar. Esta é uma maneira fácil de obter dano extra antes de um confronto difícil. Sempre olhe ao seu redor para um barril explodir, uma corda para atirar para derrubar uma pedra e assim por diante. Larian Studios encheu a área com coisas para os jogadores explorarem.
Como aumentar as chances de diálogo
O diálogo desempenha um papel enorme em sua história junto com a progressão da missão. Esse sistema pode ser irritante quando você deseja apenas que a verificação de fala da ideia seja aprovada. Múltiplos fatores de criação de personagem, como antecedentes e habilidades, afetam isso junto com sua habilidade. Carisma é tipicamente a habilidade que influencia o diálogo, mas nem sempre. A melhor dica para aumentar as chances de diálogo é usar o personagem adequado para a situação.
O personagem que inicia a conversa é o lançador de dados principal. Se você estiver jogando com um Bárbaro, mas tiver um Bardo no grupo, provavelmente terá muito mais sucesso. Você também precisa procurar habilidades que escalem sua habilidade principal. Pegue aquele Bárbaro com pouca inteligência, mas alta força. Força e Destreza têm muito poucas habilidades e podem ser difíceis para o diálogo. Personagens de Inteligência, Sabedoria e Carisma podem ajudar em uma conversa difícil.
Você pode melhorar drasticamente suas chances de passar pelo feitiço Orientação, que pode ser lançado antes de uma conversa. Para esse fim, o companheiro Shadowheart fornece isso e dura 10 turnos. Ela é uma ótima companhia para trazer para as conversas para obter o bônus enorme.
Gerenciando inventário
O gerenciamento de inventário pode ser uma dor de cabeça para qualquer jogo, e Baldur’s Gate 3 não é exceção. A melhor dica para gerenciar seu inventário é enviar itens para o acampamento. Você pode carregar seu armazenamento em seu acampamento e mover seu personagem para fora de um comerciante. Abra o mapa, clique em Acampamento (sem necessidade de descanso) e carregue o equipamento que deseja vender. Mesmo se você estiver sobrecarregado (movimento lento), você pode simplesmente sair do acampamento totalmente carregado e vender tudo de uma vez.
Individualmente, você pode abrir seu inventário com a tecla I. A partir daqui, você pode clicar em “mostrar inventário da festa” e expandir o inventário para dar uma olhada rápida no equipamento de todos. Há também uma chave de pesquisa útil, que será útil ao procurar uma poção ou item útil. Clicar com o botão direito permite que você envie para um jogador, seu acampamento ou examine. Examine pode ser útil porque dá uma visão ampla do item, especialmente se você for proficiente e puder usá-lo.
Você também pode arrastar e soltar itens de seu inventário para a barra de acesso da interface do usuário. Há todos os tipos de personalização com esta barra e, principalmente, você a usará para poções, flechas de ácido e pergaminhos. Não durma com poções poderosas como velocidade, pois isso aumenta o movimento e as ações que farão a diferença em uma luta difícil. E evite seu peso máximo e seja sobrecarregado trocando equipamentos com outros jogadores com alta resistência e espaço extra na bolsa.
Comece o Combate em Furtividade
Furtividade é vital não apenas para obter uma vantagem em combate, mas também para permitir que você furte e roube! Para ficar furtivo, aperte a tecla C e você se agachará. Uma grade vermelha aparecerá onde a atenção do NPC é atraída e, se você entrar nesta área, terá a chance de ser detectado. Um octógono azul passará sobre sua cabeça para que uma rolagem de dados fique escondida ou não. Não arrisque! Movimente-se se puder, incluindo saltos para evitar a jogada de dados.
Freqüentemente, você pode cronometrar lutas e encontros fazendo com que todo o seu grupo fique furtivo com controle + C. Ficando longe da grade vermelha, você pode usar um arqueiro com alcance massivo e, de preferência, proficiência furtiva e acertar um ou dois alvos. De fato, em um dos encontros mais difíceis do jogo, consegui destruir todo o grupo inimigo sem ser detectado com uma posição alta e um arco longo. Use a furtividade a seu favor para obter uma posição vertical elevada. Às vezes, isso melhora sua chance de acerto e é muito útil ao enfrentar oponentes corpo a corpo.
Explore o local do acidente nautiloid completamente
Depois de escapar do nautilóide e colocar os pés no chão mais uma vez, você se encontrará sozinho, mas não por muito tempo. Seu primeiro companheiro, Shadowheart, estará logo à sua frente, mas com apenas dois personagens você ainda é bastante vulnerável. Felizmente, você poderá rolar com uma festa completa em questão de minutos.
Logo após o nautilóide destruído, você encontrará Astarion subindo uma colina, que é absolutamente essencial se seu próprio personagem não for proficiente em se esgueirar ou abrir fechaduras, já que ele é um ladino. Mais adiante no caminho, você verá um portal mágico, e é aí que você encontrará Gale, seu atrevido companheiro mago. Se você estiver jogando como The Dark Urge, será encorajado a cortar a mão dele quando ele a colocar para fora do portal, mas, a menos que você seja do tipo mágico, provavelmente não deveria fazer isso.
Ao continuar por esta rota, você ouvirá gritos perto de um portão. Ignore isso por enquanto, porque muito perto você descobrirá um githyanki aprisionado, Lae’zel, seu companheiro lutador hostil. No entanto, você precisará convencer alguns tieflings a deixá-la sozinha antes de tirá-la de sua jaula suspensa. Se você recrutou os outros três companheiros, você não terá espaço para ela em seu grupo, então apenas diga a ela para encontrá-lo em seu acampamento. Você pode visitá-la lá com o clique de um botão e, em seguida, reorganizar sua festa, se desejar.
Volte para o portão onde você ouviu gritos e se envolverá em uma batalha contra um grupo de invasores goblins, e é aí que Wyll, o Feiticeiro, entra em ação, após o que você poderá recrutá-lo também. O companheiro final, Karlach, é encontrado mais tarde, mas agora você tem muitos companheiros para misturar e combinar.
Obtenha os feitiços Speak with Animals e Speak with Dead o mais rápido possível
Esses dois feitiços podem não parecer essenciais, mas se você já jogou Divinity: Original Sin 2 antes, saberá que não pode viver sem eles, especialmente Speak with Animals. A maioria dos bichos tem algo a dizer e, embora muitos dos diálogos dos animais sejam feitos para rir, eles também podem fornecer informações importantes, revelar segredos e até se juntar a você. É sempre útil ter a habilidade de fazer um animal se virar contra seu mestre, especialmente se esse mestre tentar matá-lo.
Speak with Dead não é tão útil, e muitos cadáveres não terão nada a dizer, mas assim como Speak with Animals, os mortos podem compartilhar informações com você, ajudá-lo em missões, avisá-lo sobre perigos à frente e revelar segredos. Portanto, este ainda é um feitiço muito útil.
Mesmo que seu personagem não possa aprender essas magias, seus companheiros podem. Você também encontrará pergaminhos de feitiços e até itens que lhe dão esses poderes enquanto você os usa, como um amuleto que você encontrará na Dank Crypt logo no início, ao lado do sarcófago de Withers.
Você pode salvar em quase qualquer lugar
No meio de uma conversa e você realmente não sabe qual opção de diálogo escolher? Pensando em experimentar no meio de uma luta e preocupado que você possa acidentalmente matar todo o seu grupo? Prestes a fazer uma verificação de habilidade e não tem certeza se terá sucesso? Apenas salve!
Quase não há restrições para salvar, então você pode economizar escória para o conteúdo do seu coração, permitindo que você assuma quantos riscos quiser, com a certeza de que pode apenas voltar o relógio alguns segundos e corrigir quaisquer jogadas ruins. Como as batalhas por turnos podem ficar bastante intensas, e algumas das verdadeiramente massivas podem levar quase uma hora, fazer salvamentos no meio da batalha é particularmente essencial.
Isso vale para descansar também. Se você ficar sem feitiços e estiver no meio de uma masmorra, basta apertar o botão de acampamento e seu grupo montará acampamento na própria masmorra, permitindo que você descanse por muito tempo enquanto tiver suprimentos de acampamento. Convenientemente, você os encontrará espalhados por toda parte.
Você pode e deve usar o modo baseado em turnos fora de combate também
Quando você está fora da batalha, o jogo muda para o modo em tempo real, mas você ainda pode ativar o modo baseado em turnos, mesmo quando não está brigando com os inimigos, pressionando o botão grande à direita da barra de ação.
No modo baseado em turnos, é muito mais fácil esgueirar-se e evitar os cones de visão inimigos, porque eles não estão constantemente se movendo. Isso dá a você um controle mais preciso sobre o seu grupo enquanto você navega pelas armadilhas também. Mexer nos menus e no seu inventário não pausa o jogo, o que é um problema no modo em tempo real, mas não é um problema se você estiver no modo baseado em turnos.
O truque Orientação é seu melhor amigo
A orientação é a ruína dos DMs de mesa, porque toda vez que um jogador é solicitado a fazer um teste de Percepção, Enganação ou Intimidação ou qualquer que seja o teste, o Clérigo do grupo dirá: “Oh, hum, podemos dizer que dei Orientação a eles antes disso? ” Baldur’s Gate 3 é um DM agradável: diz sim todas as vezes, permitindo que você adicione Orientação a qualquer teste de habilidade à medida que acontece, adicionando um d4 ao teste. Esse d4 várias vezes foi a diferença entre um passe ou uma falha para mim. Orientação é um truque de clérigo e druida, e Shadowheart sabe disso, se você a estiver trazendo junto.
O truque Friends também é extremamente útil para verificações de diálogo. É um encantamento, então seus magos e bardos podem obtê-lo, e isso lhe dá Vantagem, o que significa que você rola duas vezes em vez de uma vez, escolhendo o dado com a rolagem mais alta.
Você pode ativar alavancas e botões com setas
Para progredir em uma masmorra, às vezes você precisará apertar uma alavanca ou um botão que está fora de alcance, mas isso não é um problema. Tudo o que você precisa fazer é disparar uma flecha nele, que para alvos inanimados tem 100% de chance de sucesso, mesmo que estejam fora do alcance ideal.
Se você precisa que todo o seu grupo fique em uma plataforma móvel e ative uma alavanca para movê-la, você também pode usar as setas aqui ou invocar a Mão Maga, uma grande mão assustadora que serve como uma companheira temporária que pode interagir com o ambiente.
Traga uma pá com você em todos os lugares
Enquanto você está vagando, você fará verificações de habilidade passivamente para ver se consegue localizar coisas escondidas, incluindo montes de terra onde o tesouro está enterrado. Eles só podem ser desenterrados se, você adivinhou, tiver uma pá à mão.
Felizmente, você encontrará um monte de terra com uma pá já presa ao lado do local do acidente nautiloid, pouco antes de chegar ao Enclave com todos os Druidas e tieflings. Você encontrará espadas ao longo do jogo, mas é melhor levar esta com você para todos os lugares.
Se você puder falar com um inimigo antes de uma luta começar, provavelmente poderá evitar a violência.
Quando você prefere passar um pouco de tempo apenas perambulando e não matando coisas, é surpreendentemente fácil evitar muitas brigas. Muitos encontros começarão com uma sequência de diálogo, que geralmente inclui verificações de habilidade para sair de uma enrascada.
Você pode intimidar, persuadir ou enganar inimigos em potencial, e há muitas opções de diálogo específicas de classe que servem a um propósito semelhante. Você pode até conseguir uma recompensa com isso, assustando seu parceiro de conversa para lhe dar algum ouro para que você não o mate.
Referências: