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Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key

Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key é um videogame RPG desenvolvido pela Gust. É a vigésima quarta entrada principal da série Atelier, o terceiro e último jogo do enredo Secret, apresentando o mesmo protagonista das duas parcelas anteriores e comemorando o 25º aniversário da franquia.

O jogo foi lançado em 23 de março de 2023 no Japão para PlayStation 4, PlayStation 5 e Nintendo Switch, com uma versão legendada em inglês lançada em 24 de março de 2023 na Europa e América do Norte junto com uma versão do Microsoft Windows para as três regiões.

Como se locomover

Existem algumas mudanças em como Ryza se locomove. Em vez de rastejar por brechas, ela agora pode deslizar para pequenos lugares escondidos. E se você apertar o ombro R enquanto caminha, ela corre (deve ser difícil com esses saltos!). Ou, quando está na água, ela faz o nado peito. Lembre-se de que agora Ryza também pode subir automaticamente em bordas mais altas simplesmente empurrando a borda e pressionando B.

Tirolesas são um ótimo complemento. Certifique-se de desbloquear todas as plataformas Zipline que encontrar, como quando duas plataformas conectadas estão desbloqueadas; você pode passar de um para o outro. Se você desbloquear uma plataforma e ainda não puder usá-la (ao caminhar para o outro lado, nada acontece), então a oposta ainda não está desbloqueada. Assim que você desbloquear o segundo, você verá uma luz brilhante no gancho onde a tirolesa está, e uma bola brilhante dispara para o outro lado.

Animais: Ryza pode interagir com animais, como cães, gatos e muito mais. Eles lhe darão um item quando ela os acariciar ou o levar a lugares secretos. E quando você vê uma pequena foca de golfinho retratada na água? Um golfinho virá para deixá-lo andar em suas costas.

Ao ver um ícone com uma pegada no mapa em que você está viajando, você encontrará um animal especial. Um que brilha, e você deve segui-lo. Quando você fizer isso, ele derrubará um item especial, como a Pedra de Três Cores que este coelho deixou cair para mim. 

Warping: Depois de desbloquear os Landmarks, você pode viajar facilmente até eles. E sempre, quando estiver no mundo superior, você pode viajar para o seu atelier.

Natação e mergulho: quando você está nadando e vê coisas emocionantes no fundo, pode mergulhar depois de sintetizar o AirDrop. Basta pressionar Y para mergulhar em lugares onde você pode. 

Os materiais da missão são marcados: o que é legal é que em Ryza 3, o material que você precisa para sua missão é marcado. Você não precisa verificar cada arbusto ou pedra se precisar de algo específico; está claramente marcado com uma marca de seleção.

Exploração: várias regiões

Nos dois primeiros jogos do Atelier Ryza, você tinha apenas um mapa-múndi. Em Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key, existem várias regiões para explorar, cada uma com seu próprio mapa. Pressione ‘-‘ para abrir o mapa e alternar com o ombro L e R para a região certa.

Neste mapa, você pode ver as áreas pelas quais viajou sem saber, pois ir de uma para a outra é instantaneamente neste jogo. Sem gateways para passar, sem mudança de tela.
Cada área exibe alguns números, como abaixo na área da Mina Scintilla.

Você pode ver que desbloqueei 1 de 3 marcos e ainda não encontrei nenhum dos nove baús de tesouro. Clicando na área, você vê com mais detalhes onde estão os Landmarks. Clicar em um dos pontos de referência desbloqueados leva você ao mapa que pode ser encontrado no botão para baixo no D-pad quando você está no jogo.

Em todos os mapas, clicar em Y o levará de volta ao Atelier naquela região.

Exploração: marcos

Quando um gráfico ainda não foi explorado, você verá pequenos ícones de referência com ??. Tente encontrá-los e eles serão desbloqueados automaticamente.

As nuvens que obscurecem a terra se dissipam na parte onde você descobriu o marco, então você terá mais noção de onde está indo. Depois disso, você também pode se teletransportar para os pontos de referência assim que forem desbloqueados. Selecione o ponto de referência no mapa, pressione Y e confirme que deseja viajar até lá.

Observe que, se você ampliar o ZR, poderá ver, com pequenas representações, quais monstros estão na área . Cerque-os e você pode até obter suas informações.

Quando estiver no ponto de referência, vá para o mapa pressionando o D-pad para baixo para obter mais informações sobre a área. Circule o marco que você deseja saber mais e pressione X. Ele mostra quais monstros você encontrará, qual é o intervalo de nível deles e, quando você clica no monstro, também mostra como eles reagem aos elementos como fogo e relâmpago , mas também quais itens eles podem largar e em quais outros habitats você pode encontrá-los.

Você também pode escolher rastrear o monstro. Pressionar ‘-‘ mostra a você a chance de criação de chaves e a que tipo de chaves elas levarão, tornando esta uma verdadeira pequena enciclopédia de informações.

A informação no ponto de referência também mostra quais missões estão ligadas a esta área; a missão do enredo principal tem um pequeno marcador amarelo próximo a ela.

Ele mostra quais materiais você pode encontrar aqui, e ao escolher um deles com A, você tem a opção de ver o guia ou rastrear o item. O guia mostra em que categoria se enquadra o material, que elemento pode ter e como é recolhido (à mão ou com uma das suas ferramentas). E, finalmente, mostra em que outras áreas você pode encontrar esse material.

Muitos tipos de missões

A missão da história principal em Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key é facilmente encontrada conforme indicado por um documento e ! próximo a. Mas ao longo do caminho, você pegará muitas outras missões. Pressionando ‘+’, você abre o menu Quests.

Missões Principais , sempre no canto superior direito da tela quando você está jogando e indicadas no mapa com um marcador (principalmente rosa, a menos que haja mais de uma missão principal) e uma espécie de pergaminho e um ! próximo a. Você pode encontrá-lo rapidamente pressionando ‘+’ neste menu de missão, que o levará ao mapa.

As Missões Mundiais são específicas para a região em que você está.

As Missões de Personagem podem ser qualquer coisa. Muitas vezes são resolvidos com uma pequena conversa entre os amigos do jogo, como a missão “Uma Acumulação de”, onde eles falam sobre como seus pais reagem às suas aventuras.

A missão normal deve ser iniciada conversando com alguém que você conhece com um ? acima de suas cabeças. Quando você pega as Missões, elas podem ser encontradas no mapa com um ! e o título ao lado. No menu Quest, você pode ver onde deve ser reportado pressionando ‘+’.

Missões de festa podem ser qualquer coisa. Muitos têm um objetivo na batalha, como usar um item de cura na batalha dez vezes. Mas também podem ser algo aleatório, como o abaixo. Os membros do grupo podem aprender habilidades passivas quando uma missão é concluída.

Também existem missões aleatórias , e elas serão acionadas quando você entrar em um determinado local (você verá pequenas listras amarelas aparecerem brevemente acima da cabeça de Ryza). As missões aleatórias são opcionais e, quando você sai da área, elas podem desaparecer. Eles podem ser qualquer coisa, como colher materiais de cor amarela (com Super Traits)  que são extra poderosos ou lutar contra um grupo de monstros em uma série de batalhas sem pausa.

Alquimia: Construindo seu próprio Atelier

Como você não pode voltar ao seu Esconderijo Secreto o tempo todo, você pode construir um Atelier na região em que estiver. Existem três estilos diferentes para construir, cada um com um efeito diferente. Base de Pesquisa (vantagens ao explorar), uma Fazenda (você pode cultivar sementes lá) e um Laboratório (Aumenta a taxa de ganho de SP).

Depois de construído, você pode colocar móveis ou acessórios como bonecos de pelúcia. Você pode colocá-los no menu Diário  escolhendo Colocar Acessórios. 

Alquimia: Vamos sintetizar

Como sempre, o sistema de síntese em Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key é muito profundo, e se você gostar desta parte do jogo, você terá muitas horas de diversão. Basta este guia dizer que você preenche os espaços no núcleo da receita, digamos, o ramo principal. Você também pode adicionar materiais aos “ramos laterais”, pois eles darão qualidade, características ou efeitos extras. Mas depois de preencher o núcleo, você já pode sintetizar o item.

A classificação permite que você escolha os materiais da mais alta qualidade, aqueles com os valores elementares mais altos, os que você tem em maior quantidade e assim por diante. A filtragem permite escolher valores mais específicos. Se você se sentir intimidado com tudo isso, também pode optar por adicionar materiais automaticamente com o botão R-ombro.

Você começa seu jogo com uma certa quantidade de receitas para sintetizar. E à medida que a história avança, mais receitas são adicionadas. Além disso, você também desbloqueia suas receitas em uma árvore de habilidades. Para fazer isso, você precisa de SP, que você ganhará sintetizando, fazendo missões, encontrando em baús de tesouro e assim por diante.

Outra maneira de obter novas receitas é fazer uma metamorfose de receita . As receitas que você já mostrou, com um pequeno + no nome, se houver uma receita escondida abaixo da que você já possui. Um + vermelho significa que você ainda não tem os materiais ou requisitos para fazê-lo, e um + amarelo mostra que você pode realmente fazer o item.

Como neste exemplo para Honey, você verá que há uma receita para Nectar Rock lá. A maneira como funciona é que, primeiro, você deve atender aos critérios de metamorfose da receita. Nesse caso, tive que preencher quatro elementos de gelo no círculo Traços acima da nova receita (aquela em que você vê a abelha cinza). Tendo feito isso, tive que inserir cinco elementos de fogo, que acionaram a receita para se transformar.

Alquimia: Super Traços

Ao explorar, às vezes você vê plantas, rochas, etc., que brilham em amarelo. Os materiais que você coleta deles têm Super Traits , que são muito valiosos na síntese.

Você pode encontrá-los filtrando-os em seu contêiner (localizado no Atelier). Essas características podem ser transmitidas aos itens que você sintetiza usando essas matérias-primas; por exemplo, você pode fazer um neutralizador com esta característica. Mas você não pode ter o Super Trait Swordmaster herdado da arma que você faz usando este neutralizador.

Alquimia: equipamento de reforço, duplicação e redução de gemas

Equipamento de Reforço: Se você precisa de uma arma ou armadura mais forte, não precisa fazê-la do zero: você pode reforçá-la adicionando materiais a ela para obter melhores estatísticas e efeitos. Para fazer isso, fique na fornalha em seu ateliê.

Redução de Gemas: materiais e itens que você não precisa podem ser reduzidos a joias usando o caldeirão normal.

Duplicação de itens: desbloqueia na árvore de habilidades. Se você tiver um item muito útil ou poderoso, pode optar por duplicá-lo em vez de fazer tudo de novo. Isso custa gemas, no entanto, mas pode valer totalmente a pena. Você pode fazer isso no Caldeirão Múltiplo ou em pé no caldeirão normal.

Chaves secretas

Uma nova adição ao Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key . Claro, Ryza faz o primeiro sozinha com Alchemy sem realmente saber como a receita surgiu em sua cabeça. São itens poderosos com efeitos que podem ser usados ​​em exploração, combate e síntese. E cada tecla em si pode ter até quatro efeitos diferentes.

Na primeira parte do jogo, você precisa ter uma Hollow Key para criar outras chaves. Toda vez, você pode criar cinco chaves com ele. E quando estiver esgotado, ele se renovará assim que você estiver em seu Atelier. Mais tarde, você obterá chaves mais poderosas para criar novas.

Efeitos do símbolo: Quando equipados em um personagem, eles podem aumentar suas estatísticas.

Efeitos de Buff: Durante a batalha, quando você escolhe fazer Modificação de Chave , ela dará um efeito poderoso no alvo por um certo período de tempo.

Nem todas as chaves têm efeitos de bônus; como abaixo, você pode ver no cartão deles.

Esta chave de pedra azul tem o Buff Effect Auto Heal XS. Quando você equipar esta chave para alguém do seu grupo, você pode ativá-la durante a batalha escolhendo Y –>Key Modification, e em troca de perder um nível tático, você receberá este buff temporário.

Efeito Aventura: O efeito é ativado ao abrir baús de tesouro e barreiras especiais. Enquanto você está explorando, às vezes você verá um feixe azul do chão para o céu. Quando você estiver próximo à fonte, você encontrará um Ponto de Abastecimento . É um baú do tesouro que pode ser aberto usando uma chave. Certas Chaves como a abaixo têm o Efeito Aventura, e tocar no Ponto de Suprimento lhe dará materiais e um pequeno aumento na quantidade que você encontrar.

Efeito de Síntese: esse efeito pode ser ativado quando você sintetiza e afetará a qualidade de um item ao aumentar ou alterar os loops de material.

Enquanto você está fazendo um item, no topo da tela, uma “X Secret Key” aparecerá. Depois de pressioná-lo, você verá as teclas que possui e como elas afetam o item que está fazendo.

Na tela de síntese à esquerda, são exibidos 3 níveis de efeitos, cada um sendo aplicado na ordem em que a tonalidade atende aos requisitos certos. Os requisitos que devem ser atendidos são:

  • Elemento Effect 1 – O elemento chave, seguindo os quatro elementos do Atelier Ryza 3: Fogo, Gelo, Raio e Ar.
  • Effect 2 Motif – A forma da chave. Isso pode ser Minério, Pena, Estrela ou Engrenagem.
  • Efeito 3 Raridade – As chaves podem ter uma raridade comum, incomum, rara e super rara. Chaves de maior raridade ainda podem acionar requisitos de menor raridade.

A Chave de Pedra Verde abaixo teve algum impacto para mim, mas marcou apenas os dois primeiros efeitos, pois era uma chave comum.

Seu Efeito de Síntese era o elemento ar e um pequeno aumento. Esta tecla atingiu a condição de nível 1 à esquerda: Element Air com o efeito de um aumento de qualidade. Mas este também se classificou para o nível 2 por causa de seu motivo ser minério; isso fez o valor do elemento subir também. Então, em vez de 4 Neutralizadores Verdes com valor de elemento 2 e qualidade 105, obtive 4 Neutralizadores Verdes com valor de elemento 3 e qualidade 125.

Novas chaves secretas podem ser criadas em marcos, e o tipo que você pode criar varia de acordo com o marco. Landmark A energia é consumida ao fazer a chave, mas a boa notícia é que a energia se recuperará com o tempo.

Combate: as batalhas em Ryza 3

A luta em Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key é baseada em turnos. Os membros do grupo e os monstros fazem seus movimentos depois de um certo tempo, e equilibrar o tempo de espera, quais ações ofensivas fazer e quando defender é a chave.

Você luta com um grupo de cinco, três personagens na primeira fila e dois na fila de trás. Esses dois podem ser chamados pressionando L e trocando de lugar com os personagens da primeira fila.

Aqui estão algumas dicas para que você aproveite as batalhas:

  • Ataques normais e o uso de itens em batalha aumentam o  medidor de AP , e ataques mágicos (segurando o botão de ombro R) geram CC . Você precisa deste CC para usar itens em batalha. Todos os itens em seu bolso possuem uma  Carga de Núcleo , o número de pontos necessários para usar o item. Tem o suficiente reunido? Você pode encadear vários itens juntos de uma só vez.
  • Quando AP for maior que 10, você também pode usar CC, mesmo quando não for a sua vez.
  • O menu CC também contém as ações para as chaves secretas. Você pode fazer uma Chave (quando o monstro estiver com menos de 80% de seu HP e seu T-LV (o medidor no canto inferior direito durante a batalha) deve estar em 2 ou mais). Ou você pode optar por fazer Modificação de Chave , que dará um efeito poderoso ao alvo por um determinado período de tempo, dependendo do efeito do Buff da Chave.
  • Não fique apenas com Ryza durante as batalhas. Para diferentes monstros, diferentes membros do grupo têm ataques mágicos  aos quais certos animais são fracos. 
  • Usar ataques mágicos aumenta o  nível tático , tornando os ataques normais mais poderosos.
  • Fazer movimentos mágicos consome AP. E se você tiver AP suficiente, você pode até mesmo encadear mais ataques mágicos em um movimento . Então é uma espécie de equilíbrio: ataques normais para fazer AP ou usar movimentos mágicos? Acho que depende do tipo de batalha.
  • Durante a batalha, os membros do seu grupo solicitarão que você use ataques físicos ou mágicos por meio de ordens de ação e, quando você fizer o que eles pedem, eles seguirão com habilidades mais poderosas. Dando a você mais pontos CC para usar novamente. A beleza deste jogo é que você pode influenciar nas estatísticas que tipo de ordens de ação são usadas.
  • Precisa de mais tempo para contemplar seus movimentos? Não se esqueça disso pressionando  o botão ‘-‘; você  pode pausar a batalha .
  • Se tenho uma reclamação, é que estou observando o inimigo diante de mim para ver se preciso me defender, e então sou atacado de lado por outro monstro. Eu não tinha lembrado que  com ‘+’, você pode mudar seu inimigo alvo . Pode ser útil!
  • A propósito,  defenda na hora certa e você não sofrerá tanto dano.
  • Pressionar o Dpad  para baixo faz com que os outros membros do grupo usem apenas ataques normais gerando AP. Pressionar o Dpad para cima permite que outros personagens usem habilidades mágicas livremente, então eles também usam o AP.

Ferramentas de sobrevivência artesanais

No início de sua aventura, você terá apenas o cajado de Ryza para quebrar potes, esmagar pedras pequenas e coletar recursos . Isso significa que toneladas de materiais serão repassadas, sem que você possa obtê-los. Felizmente para você, você pode criar todas as ferramentas básicas necessárias para reunir esses materiais relativamente cedo em sua jornada. Existem cinco ferramentas de sobrevivência que você deve fazer o mais rápido possível, que são as seguintes:

  • machado de lenhador
  • Martelo
  • foice de capim
  • Cana de pesca
  • rede do apanhador

Cada ferramenta de sobrevivência listada acima lhe dará acesso a uma ampla gama de recursos que, por sua vez, permitirão que você faça ainda mais coisas com Alquimia de Ryza. Alguns desses itens exigirão materiais aos quais você não terá acesso até começar a retornar à Ilha Kark, mas você deve fabricá-los o mais rápido possível. Você pode encontrar o que é necessário para fazer essas Ferramentas de Sobrevivência na tabela abaixo!

Ferramentas básicas de sobrevivência

Ferramenta de SobrevivênciaMateriais requeridos
machado de lenhadorEiche (madeira)
MarteloEiche Minério de Amatita
foice de capimosso grande Polimento em Pó
Cana de pescaToro Difícil Alquimia Fibras
rede do apanhadorToro Difícil Alquimia Fibras

Apesar de serem itens essenciais, essas Ferramentas de Sobrevivência não precisam ser perfeitas ou de altíssima qualidade, pelo menos não a princípio. Apenas criá-los no início de sua jornada afetará substancialmente o resto de sua aventura. Você sempre pode fazer novos mais tarde, quando reunir mais materiais.

Esteja atento à sua cesta

Dito isto, você deve estar atento à sua cesta. Você pode ver quanto espaço resta dentro dele no canto inferior direito da tela quando estiver explorando o mundo. Seu limite inicial de cesta é de 300 e pode ser atualizado por meio da Árvore de Habilidades posteriormente. Embora isso possa parecer muito espaço, você aprenderá rapidamente que sua cesta pode e será preenchida com relativa rapidez.

Quando sua cesta atingir o limite, você ainda poderá coletar novos itens. Você apenas terá que descartar alguns itens ao coletar novos, tornando-o tedioso sempre que derrotar um inimigo ou colher materiais. Viajar de volta ao Ateliê de Ryza armazenará tudo o que você reuniu em seu contêiner, permitindo que você colete ainda mais recursos. Então, se você atingir a capacidade da sua cesta, você deve viajar rapidamente de volta ao seu QG para descarregar tudo. Mas você pode querer aprender mais sobre Landmarks antes de fazê-lo, que abordaremos na próxima seção.

Crie tudo pelo menos uma vez

Com a poderosa alquimia ao seu alcance, pode ser fácil concentrar-se na criação de itens ou equipamentos específicos, ignorando as coisas que você pode preparar enquanto isso pode render uma quantidade sólida de SP Quer você precise do item ou não, você deve tentar disponibilizar tudo pelo menos uma vez, pois você obterá um aumento decente de SP por fazer algo pela primeira vez e obterá ainda mais SP se o item for de alta qualidade.

Além disso, você nunca sabe do que a maioria dos itens é capaz até que você os crie e use, sejam eles um consumível para encontros de combate ou algo tão despretensioso quanto o Air Drop, uma ferramenta de sobrevivência que permite que você mergulhe debaixo d’água para explorar. e reunir recursos exclusivos. Sempre haverá algo novo para criar com sua Alquimia, e você deve sempre correr esse risco, pois isso o levará a obter novas receitas e equipamentos legais.

Não se esqueça de cozinhar

Por fim, outro recurso facilmente esquecido de Atelier Ryza 3: Alchemist Of The End & The Secret Key é a capacidade de cozinhar refeições em fogueiras que você fará ou encontrará em cada região durante sua aventura. As fogueiras têm muitos incentivos, pois podem conceder buffs exclusivos , como aumentar sua taxa de EXP, aumentar seu ataque ou defesa e muito mais por vários minutos.

Mas, como mencionado, você só pode preparar refeições nas Fogueiras, o que torna o Cooking facilmente perdível ou esquecível, apesar de ser extremamente crucial. Além disso, você aprenderá mais receitas ao realizar Memórias, Missões Aleatórias ou algumas Missões Normais ;

Referências:

Ladies Gamers, The Gamer, Wikipedia.

Nintendo Switch, PC, PS4, PS5, RPG Tags:, , , , , , , , , , , , , ,

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