Astral Chain

Uma ação-aventura hack and slash, Astral Chain [a] é um jogo de vídeo desenvolvido pela PlatinumGames e publicado pela Nintendo para Nintendo Switch. É dirigido por Takahisa Taura, que foi anteriormente designer de jogos para Nier: Automata, sob supervisão do criador da série Devil May Cry e Bayonetta, Hideki Kamiya, e desenhos de personagens do mangá Masakazu Katsura. Foi lançado em 30 de agosto de 2019. Em dezembro de 2019, o jogo vendeu mais de um milhão de cópias em todo o mundo, tornando-o um dos jogos mais vendidos no sistema.

Jogabilidade

O combate básico de Astral Chain começa simples, apenas com seu policial que pode utilizar um bastão e uma pistola para atacar as Chimeras. As batalhas se agitam ao invocar o Legion para lutar ao seu lado com a capacidade de desferir ataques poderosos. O uso dos Legions, no entanto, é limitado por uma barra de energia que determina por quanto tempo eles podem ficar em combate.

Há cinco variantes diferentes para os Legions: Sword que oferece uma lâmina capaz de cortar inimigos, Arrow que ataca com flechas à distância, Beast que pode servir de montaria para se locomover, Arm que funciona como uma armadura e Axe que oferece um escudo de proteção. Cada uma das Legions tem uma jogabilidade diferente e o jogador pode fazer upgrades em suas preferidas para deixá-las mais fortes.

A Astral Chain, que mantém a conexão entre os personagens, não é apenas um enfeite, ela é também um elemento importante do combate. É possível usar a corrente para arremessar inimigos que avancem no meio dela como um estilingue, pular de um ponto para onde seu Legion está, ou circular um inimigo para amarrá-lo temporariamente por alguns segundos.

Assim como em Bayonetta, há um grande foco em desviar de inimigos na hora certa para deixar o tempo mais devagar e desferir poderosos ataques sincronizados com seu Legion. Uma novidade curiosa é que o game conta com um modo cooperativo no qual um jogador assume o papel do protagonista e um segundo participante fica no controle do Legion.

Fora dos combates

Apesar de o grande foco estar no combate, o game apresenta também investigações e um mundo para explorar. Há o papel tradicional de policial como conversar com NPCs para obter pistas e reconstruir cenas que teriam acontecido em um certo local. Não há grandes penalizações caso o jogador não consiga resolver a investigação por conta própria no entanto.

As Legions também possuem habilidades que podem ser utilizadas fora dos combates para ajudar em investigações e missões paralelas. Beast pode farejar rastros como um cachorro, Sword pode cortar trancas eletrônicas, Arms faz o jogador flutuar um pouco acima de perigos no chão e assim por diante. Ocasionalmente, há também viagens ao Plano Astral, um local com quebra-cabeças e desafios de plataforma, mas também combates.

Unchained Mode

O game traz também o “Unchained Mode”, um modo bastante facilitado. Nele, usuários podem estabelecer certas funções para acontecerem automaticamente, como desviar, atacar, usar habilidades, controlar os Legions e assim por diante. Cada ação pode ser estabelecida individualmente de acordo com a necessidade do jogador.

Explore cuidadosamente as áreas dos capítulos

Astral Chain é dividido em capítulos, que são chamados de Files. Cada um deles se passa em uma área diferente e há muito o que fazer: missões principais (de cor vermelha), missões paralelas (de cor azul) e vários itens para coletar. Sendo assim, é uma boa explorar com cuidado as áreas de cada capítulo em busca de atividades e recompensas — utilize o recurso IRIS para identificar melhor os possíveis pontos de interesse. É possível jogar novamente missões anteriores por meio do seu computador no quartel da Neutron, e é uma boa ideia revisitar as missões, pois algumas áreas e itens só podem ser acessadas após adquirir certos Legions.

Dentre as várias atividades, fique de olho em três colecionáveis. Um dos mais importantes é o Red Matter, um cristal vermelho que está espalhado pelos cenários. Coletá-los aumenta a avaliação no final do capítulo, que influencia o nível do herói. Também é possível encontrar gatos, que vão para o quartel da Neutron depois de serem resgatados. Alguns deles precisam ser atraídos com comida de gato, sendo assim sempre tenha um pouco com você. Por fim, procure por banheiros para coletar papel higiênico — o inusitado item é apreciado pela Toilet Fairy (literalmente “fada do banheiro”), que dará recompensas por eles.

Colete as recompensas das Orders frequentemente

Várias tarefas opcionais (Orders) estão disponíveis em Astral Chain e é possível obter recompensas ao completá-las. Boa parte delas consistem em ações fáceis de entender, como utilizar um ataque específico de um Legion, completar missões paralelas ou terminar um capítulo, já outras exigem tarefas mais complexas. Depois de fazê-las, é necessário coletar os bônus manualmente por meio do menu Orders.

Tire fotos dos personagens e inimigos

Logo no início da aventura, o protagonista recebe uma câmera, o que permite tirar fotos de cenários e personagens — até mesmo selfies estão disponíveis. É divertido registrar os momentos no mundo futurista do jogo, porém o recurso tem outra utilidade: informações de personagens e inimigos são registradas quando você tira fotos deles. Para saber se a foto vai liberar alguma nova informação, observe se aparece um quadrado amarelo em volta do elemento ao usar a câmera.

Sempre use os itens de campo

Uma infinidade de itens podem ser encontrados e utilizados em Astral Chain, e a maioria deles persiste no inventário entre os diferentes capítulos. No entanto, certos itens só podem ser utilizados durante os Files, desaparecendo ao avançar na história. Sendo assim, dê prioridade aos field items — é fácil encontrá-los no menu, pois eles contam com um ícone de uma flor na listagem. Muitos destes itens temporários podem ser encontrados no quartel da Neutron, logo é uma boa estratégia coletá-los antes de avançar nas missões.

Venda itens para obter dinheiro

O dinheiro é muito importante em Astral Chain, pois é com ele que compramos itens, melhoramos armas e Legatus, e mais. A principal maneira de obter G, a moeda do jogo, é completando missões nos capítulos, sejam elas principais ou opcionais. Também é possível conseguir dinheiro ao vender itens de sucata (salvage), que estão espalhados aos montes pelo mundo do jogo. Sendo assim, venda os itens inúteis sempre que possível.

Melhore constantemente os equipamentos e Legions

Astral Chain é um jogo de ação, porém ele tem algumas pitadas de RPG na forma de equipamentos que podem ser melhorados. Além das armas, é possível aprimorar o Legatus, o dispositivo que invoca os Legions — as criaturas ganham mais energia e força de acordo com o nível desse equipamento. Para melhorar ambos, converse com Tabitha no subsolo quartel-general da Neuron. A garota exigirá dinheiro e Material Codes (itens que podem ser obtidos em baús e como recompensas de missões paralelas) para realizar o serviço.

Os Legions também podem ser melhorados por meio do menu do Legatus. A evolução das criaturas é dividida em uma árvore com diferentes nós, que podem ser melhorias de características ou técnicas especiais. Para ativar um nó, é necessário consumir quantidades específicas de Gene Codes (ou experiência). Lembre-se também de equipar as habilidades ativas e passivas.

Monitore a energia dos Legions

Ao invocar um Legion, seu medidor de energia é lentamente drenado. Quando a energia chega a zero, a criatura não pode ser utilizada por alguns momentos e a recarga é mais lenta — isso pode ser um problema durante batalhas mais complicadas. Para evitar isso, desative o Legion apertando o botão R para recarregar sua energia. Também é possível utilizar itens para recuperar a energia dos Legions.

Veja a vida dos inimigos

O recurso IRIS (botão +) mostra os pontos de interesse nos cenários e informações sobre personagens. Além disso, o scanner consegue identificar a vida dos inimigos durante o combate — basta apontar o cursor rapidamente para que a informação fique permanentemente visível durante o combate. Essa opção é especialmente útil durante batalhas contra chefes.

Domine o Sync Attack

O Sync Attack é um movimento especial que permitem que o herói e o Legion ataquem em conjunto em técnicas e combos poderosos. Para ativá-lo, aperte ZL quando uma luz azul brilhar no personagem, que normalmente aparece no fim de uma sequência de ataques. O Sync Attack também pode ser ativado em outros momentos para se recuperar de um ataque do inimigo, após esquivar para executar um contra-ataque ou durante sequências especiais. Algumas habilidades dos Legions abrem mais oportunidades de utilizá-lo.

Abuse das habilidades dos Legions

Durante o combate, os heróis atacam em conjunto com os Legions, criaturas especiais com diferentes habilidades. Elas normalmente agem sozinhas, no entanto é possível controlá-las diretamente ao segurar o botão ZL para melhor reposicionamento, e toques no botão aproximam ou lançam a criatura. Os Legions contam com habilidades que podem ser ativadas por meio dos botões X e Y, e novas técnicas podem ser liberadas por meio do Legion Learning, não esqueça de equipá-las no menu. As habilidades não têm limite de uso, e podem ser ações de suporte (como aumentar ataque e defesa) ou ataques especiais. Sendo assim, use sempre que possível as habilidades dos Legions.

Fique atento ao comando “Finish Off”

Durante o combate, quando um inimigo do tipo Chimera está quase morrendo, às vezes aparece a oportunidade de utilizar o comando Finish Off. Para executá-lo, basta apertar A quando o aviso aparecer sobre o inimigo — o Legion ativo finalizará o inimigo. Além de ser estiloso, o movimento tem duas vantagens: a vida do herói é completamente restaurada e o Legion receberá experiência (Gene Core) adicional. O comando pode ser um pouco difícil de ver no caos do combate, fique atento para não perder a oportunidade.

Desvie e contra-ataque

“Astral Chain” é um jogo focado no combate, com ação intensa do início ao fim. As suas mecânicas na hora da batalha foram pensadas para deixar o jogador ficar sempre na ofensiva, fazendo combos enormes, que contribuem para sua pontuação no final de cada combate.

Para evitar que seus combos sejam quebrados, perder vida e, de quebra, ainda garantir uns pontos a mais no final da luta, é preciso entender o tempo da esquiva e como funciona o contra-ataque. Como existe um tempo de animação e o input lag (o tempo que demora para o comando que você dá no controle seja executado na tela) é preciso treinar um pouco para deixar a prática natural, quase como adquirir memória muscular.

Ao esquivar no exato momento em que o golpe do inimigo vai conectar, o tempo vai passar em câmera lenta por um breve momento, nessa hora você pode pressionar o botão de ataque para criar um contra ataque poderoso, que até mesmo lança alguns inimigos pelo ar, o que permite ainda mais combos. Use muito essa técnica se sua meta é conseguir ranking S+ nas missões.

Posicione-se, bata nas costas, use a corrente

O posicionamento é essencial em “Astral Chain”. Isso fica mais evidente quando o uso das correntes vai ficando mais claro. Com tempo de treino suficiente, é possível criar várias estratégias para os diferentes tipos de inimigos, deixando sua “Chimera” na frente ou atrás para proteção, ou mesmo um dos dois personagens funcionando de isca para o outro ir para as costas do adversário.

Essa última estratégia é interessante e deve ser usada constantemente, porque pancadas nas costas dos adversários dão um dano maior e contam mais pontos para sua nota final. Contra certos inimigos, especialmente se sua corrente for pequena, a estratégia fica bem mais difícil.

O uso da corrente também é muito importante. Com ela é possível chegar a locais antes inalcançáveis, parar investidas de inimigos e até prender alguns deles se for feita uma volta completa em torno deles. Aprenda cada uma das habilidades e ganhe muitos pontos de combate.

Finalize os Inimigos

Finalizar os inimigos em “Astral Chain” é mais importante do que parece. Sempre que um inimigo ficar próximo de ser destruído, será possível pressionar “A” para finalizá-lo em uma cena de ação daquelas bem exageradas.

Com o tempo a cena deixa de ser impactante e fica só chata, mas ainda é necessário utilizar a finalização por um motivo, pois ela recupera a vida do seu personagem. Contra certos tipos de inimigos, ela pode recuperar toda a sua vida, o que dá uma enorme vantagem para continuar lutando.

Use a sala de treinamento

Poucos jogos têm uma sala de treinamento tão eficiente quanto a de “Astral Chain’. A cada nova habilidade ou melhoria liberada, é criado um treino específico, que te ensina qual a melhor maneira de utilizar suas novas opções de combate.

Além disso, é possível utilizar o treino live, que permite escolher o tipo do inimigo e algumas restrições para treinar de forma bem específica, ideal para melhorar suas habilidades. Não deixe de dar uma passada nesse local da delegacia de vez em quando.

Receba recompensas

O “Legatus” é o nome do seu menu em “Astral Chain”. Nele é possível ver os seus itens, modificar suas “Chimeras”, ver o mapa do local e receber suas recompensas por marcos na história. Existem mais de uma centena de desafios te esperando para serem completados, e todos podem ser vistos neste menu.

Alguns desafios serão de combate, outros de fotografia ou mesmo por resolver casos. Toda vez que completar um deles, vá até esse menu e clique no desafio para receber a sua recompensa. Às vezes será apenas um item medicinal pouco valioso, mas algumas vezes virão equipamentos e cosméticos interessantes.

Gerencie suas melhorias

Não existe um sistema de níveis convencional em “Astral Chain”. O que acontece aqui é uma evolução através dos equipamentos e melhorias das suas “Chimeras”. Todas essas melhorias exigem que você gaste algum recurso obtido no campo de batalha, seja dinheiro ou materiais raros conseguidos ao derrotar inimigos.

Para melhorar o equipamento base do seu personagem, vá até a sala de treinamento da delegacia e procure pela personagem Tabitha em uma salinha próxima a porta que dá no tatame. Ela vai oferecer a melhoria em troca de materiais e dinheiro. É possível melhorar tanto suas armas quanto o seu Legatus. A primeira garante novas habilidades e dano no combate; A segunda mais pontos de energia e vida.

Para melhorar a sua “Chimera” você deve usar o “Legatus”, onde é possível gastar pontos para desbloquear novos atributos e equipar habilidades que são úteis no combate.

Referências:

Nintendo Blast, Uol, techudo, wikipedia.

Deixe seu comentário: