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Acessibilidades nos games

Independente do console, muitos games apresentam desafios e ações que demandam algumas habilidades do jogador. Como exemplo, provavelmente você já precisou realizar certos malabarismos com as mãos, montando combos e apertando um ou diversos botões de forma frenética.

Isso é muito comum em diversos jogos, que se tornam ainda mais envolventes ao oferecer desafios e exigir uma concentração e um maior envolvimento de qualquer jogador. No entanto, nem todos os gamers acabam sendo beneficiados por estes tipos de comandos — e é por isso que a palavra “acessibilidade” vem ganhando um maior peso no universo dos jogos.

Pessoas com deficiência visual não podem jogar algo que envolva exclusivamente a visão, por isso, às vezes a solução é criar opções com feedbacks sonoros, para que as pessoas com deficiência visual – seja ela qual for o grau – possam aproveitar da experiência.

Existe também a questão do daltonismo, que pode interferir seriamente em alguns casos. Por isso, hoje é até comum que os jogos tenham “modo daltônico/modo de daltonismo” para que as pessoas possam alterar a visualização da cor no jogo.

📷 Acessibilidades nos games | The Enemy

Para as deficiências visuais, é necessário levar em consideração a formatação e cores do texto, bem como a qualidade dos sons e possibilidade de descrição por áudio. É importante proporcionar um bom contraste entre os textos e o background.

Além disso, práticas como proporcionar controle de volumes separados por música, ambiente, textos, sons, etc. podem ajudar bastante. Além de permitir e utilizar gravação binaural.

Como Cyberpunk 2077, por exemplo, e a forma com que ele lidou com fenômenos visuais em seu lançamento. O game tem opções de daltonismo, mas foi lançado inicialmente e enviado para review sem um aviso dos perigos das animações de luz intermitentes que podem desencadear epilepsias entre outras coisas.

Já pessoas com deficiência auditiva encontram dificuldades nos jogos quando não possuem legendas ou tradução de sons e narrativas por meio de textos. 

📷 Acessibilidades nos games | TecnoBlog

Esse é um dos motivos pelos quais as pessoas com esse tipo de deficiência dificilmente conseguem jogar alguns jogos, pois muitas coisas acontecem durante a gameplay por meio de efeitos sonoros que dão dicas e interagem com o jogador. 

As dificuldades envolvendo deficiências motoras estão bastante relacionadas aos controles dos consoles e acessibilidade dos teclados, no caso de jogos para computador.

Pessoas com deficiências motoras podem não conseguir utilizar os controles, ou porque não possuem membros completos — como mãos, dedos e braços — ou porque possuem limitações de coordenação, força ou agilidade.

Os desenvolvedores da Naughty Dog reconhecem a importância de tornar um jogo o mais acessível possível. Especialmente porque há vários fatores que podem impedir as pessoas de aproveitarem as experiências de um game.

Segundo a Naughty Dog, os recursos de acessibilidade em The Last of Us Part II começaram a ser construídos com base no trabalho iniciado em Uncharted 4: A Thief’s End. TLoU2 conta com mais de 60 configurações de acessibilidade, com opções expandidas focadas em motricidade fina e audição, bem como recursos completamente novos que beneficiam jogadores com deficiência visual e cegos.

📷 Acessibilidades nos games | TecnoBlog

O Que é Acessibilidade?

Acessibilidade é a disposição para criar oportunidades para que as pessoas consigam transpor obstáculos nas diversas situações sociais do dia a dia.

Nesse sentido, é bastante fácil associar a acessibilidade a lugares físicos, como rampas de acesso, portas mais largas e piso táteis.

Mas a acessibilidade deve estar presente em todos os ambientes, inclusive nos digitais.

Garantir o acesso e a inclusão de pessoas com deficiência é essencial no trabalho do UX Design. Com isso, proporcionar a inclusão digital é criar condições para que mais usuários utilizem os produtos.

Além disso, tornar os produtos acessíveis não contempla somente as pessoas com deficiência, mas qualquer pessoa que esteja impossibilitada de usufruir de total experiência, devido a:

📷 Acessibilidades nos games | Microsoft

  • lugares silenciosos ou muito barulhentos;
  • deficiência permanente ou apenas um braço quebrado;
  • dispositivos de tamanhos diferentes, sejam celulares, tablets ou computadores.

E o Brasil?

Como em diversos outros setores, a acessibilidade tem seus próprios desafios em nosso país. No momento, um dos principais objetivos de Christian e sua equipe é a redução ou isenção de impostos para produtos de videogame para PcD. O Controle Adaptável de Xbox, vendido a R$ 999,90 no Brasil (preço original em dólar: $99.99), é um dos acessórios que receberiam um corte de preço considerável.

Com a missão de tornar a pauta da acessibilidade mais presente entre os brasileiros, a AbleGamers Brasil apoia criadores de conteúdo, PcD ou não, que se interessam em contribuir com a divulgação de conhecimento e com o estímulo de doações. Segundo Christian, houve um importante progresso em consciência social nos últimos anos, mas ainda há um longo caminho pela frente.

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Referências:

Medium, Meu PS, TecnoBlog, The Enemy, TecMundo.

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