Alan Wake II é um próximo jogo de sobrevivência/terror desenvolvido pela Remedy Entertainment e publicado pela Epic Games Publishing. Uma sequência de Alan Wake (2010), o jogo está programado para ser lançado para PlayStation 5, Windows e Xbox Series X/S em 17 de outubro de 2023. A história segue o romancista de suspense best-seller Alan Wake, que está preso em uma dimensão alternativa há 13 anos, enquanto tenta escapar escrevendo uma história de terror envolvendo um agente do FBI chamado Saga Anderson.
Pegue todas as balas, curativos e baterias que você vê

Alan Wake 2 é um jogo difícil e normalmente você terá um estoque muito limitado de balas, bandagens e baterias. Mas em vários locais, você naturalmente encontrará caixas de gelo, caixas de suprimentos médicos, baús de ferramentas e arquivos cheios de itens úteis. Pesquise-os com frequência e certifique-se de ter sempre um amplo estoque de balas e baterias antes dos combates.
Por outro lado, você só tem um inventário limitado quando inicia o jogo, então você deve priorizar a coleta de itens úteis, como bandagens e pacotes de saúde. Flechas, sinalizadores e granadas podem ser úteis em encontros de combate, mas se tiver escolha, pegue esses itens médicos primeiro. Eles ocupam muito espaço, mas normalmente serão mais úteis no longo prazo. Quando seu inventário aumentar, considere pegar armas sobressalentes e outras munições.
Quando você estiver preso, consulte o Mind Place

Existem vários momentos em Alan Wake 2 em que você se sentirá incrivelmente preso e incapaz de prosseguir – porque está dependendo de um diálogo específico do personagem, de um objetivo a ser concluído ou de um mistério a ser resolvido. Se você explorou todas as áreas ao seu redor e não sabe como continuar sua busca, a melhor coisa a fazer é visitar o Mind Place.
Aqui, como Saga, você será capaz de acompanhar as tramas narrativas, construir uma imagem de sua história e entender exatamente o que você precisa fazer. Se você colocou todas as pistas disponíveis no tabuleiro e ainda não conseguiu, tente duas coisas: primeiro, procure no mundo real por pistas adicionais para colocar na parede. Se isso não ajudar, verifique a tabela de criação de perfil no Mind Place. Normalmente, você será capaz de fazer novas conexões aqui, e isso pode levar a sua próxima história.
Soluções de quebra-cabeças geralmente podem ser encontradas nas proximidades

Ao longo de Alan Wake 2 , você encontrará uma série de quebra-cabeças – sendo os mais comuns desafios de combinação de esconderijos ou cofres. Embora não sejam estritamente essenciais, são muito divertidos – e em alguns casos, obter a combinação certa pode desbloquear uma nova arma ou suprimentos úteis.
Se você não encontrar uma solução, procure pistas em áreas próximas. Freqüentemente, você encontrará dicas que podem ser reveladas por meio do Mind Place, ou até mesmo combinações inteiras apenas esperando que você as encontre. As soluções geralmente não estão tão longe dos quebra-cabeças em si, então não se afaste muito se estiver interessado em resolver um quebra-cabeça específico. Se você ficar muito, muito preso, as suposições também podem ajudar – mas como último recurso, é claro.
Reserve um tempo para missões paralelas e exploração

Alan Wake 2 esconde muitas missões secundárias e minitramas além da história principal, muitas delas exigindo que você viaje para fora dos caminhos tradicionais. Enquanto Saga vagueia, ela pode encontrar vários esconderijos de guloseimas, bem como lancheiras de Alex Casey e quebra-cabeças de desenho infantil. Eles oferecem grandes recompensas – os esconderijos fornecem munição, cura e itens de combate, e os quebra-cabeças de desenho fornecem amuletos que oferecem proteção especial.
Mais do que isso – esses itens colecionáveis podem ser mapeados no Mind Place, como um meio de resolver certos mistérios. Certifique-se de reservar um tempo para explorar amplamente e coletar o máximo possível desses itens colecionáveis.
Da mesma forma, certifique-se de explorar todos os cômodos e áreas possíveis em um local. Se você explorar por toda parte, normalmente encontrará cenas, diálogos e momentos de personagens únicos que pintam uma imagem mais fértil do mundo de Alan Wake 2 .
Consulte frequentemente o mapa

Cada área principal de Alan Wake 2 tem um mapa associado que você pode pegar – normalmente você os encontrará nas paredes das entradas. Encontre esses mapas o mais rápido possível e consulte-os a cada passo do caminho, para não ficar agarrado no escuro ou andando em círculos.
Os níveis em Alan Wake 2 podem se tornar incrivelmente confusos, já que o jogo é bastante escuro e as florestas de Bright Falls estão repletas de árvores e plantas iguais. (Para esse fim, é melhor jogar com o brilho aumentado.) Se você vagar muito e tentar encontrar seu próprio caminho, é muito provável que você se perca – então fique de olho no mapa e certifique-se você está sempre indo na direção certa – ou, pelo menos, sabe para onde está indo, uma vez que sai do caminho principal.
Lembre-se de que as sobreposições são loops

A dica não fará muito sentido até que você realmente jogue, mas, independentemente disso, é bom mantê-la em mente. Em certos capítulos de Alan Wake 2 , você precisará viajar por “espaços entre” chamados Overlaps. Eles não têm mapas anexados e podem ser muito confusos – mas isso é intencional.
Lembre-se: as sobreposições são sempre loops. Portanto, a única maneira de percorrê-los é repetir o seu progresso – geralmente entrando nos mesmos espaços repetidas vezes. Você saberá que está no caminho certo em uma sobreposição quando ouvir vozes específicas ou ver imagens semelhantes a alucinações na tela.
Você pode precisar passar por um ciclo repetitivo algumas vezes para escapar desses mundos independentes.
Considere jogar primeiro no modo história

Já dissemos isso antes e continuaremos repetindo: não há vergonha em jogar no modo fácil ou no modo história. No caso de Alan Wake 2 , nós o encorajaríamos com entusiasmo – porque a história é o ponto aqui. Embora o combate seja robusto, também é muito desafiador. Se você quiser explorar a história principal do jogo sem restrições, o modo história é uma ótima maneira de fazer isso.
Ele ainda mantém os principais desafios e quebra-cabeças do jogo, sem dicas ou sugestões para ajudá-lo a resolver seus quebra-cabeças mais obtusos. A única ajuda real que o modo história oferece é que você sofre menos danos dos inimigos. Tudo o resto permanece o mesmo. Se você estiver com dificuldades, não tenha medo de diminuir esse modo de dificuldade.
Considere jogar Control e AWE antes de começar

Finalmente, uma nota rápida e sem spoilers : todos os jogos da Remedy Entertainment tendem a ocorrer dentro do mesmo universo – ou pelo menos, universos conectados por personagens e tramas. Alan Wake 2 compartilha muito DNA com o sucesso anterior da Remedy, Control, e inclui tramas expostas em sua expansão associada a Alan Wake , AWE . Não é estritamente necessário jogar isso antes de enfrentar Alan Wake 2 , mas são feitas referências aos eventos desta história e é útil saber o que aconteceu antes.
Fique na luz

Em sua essência, Alan Wake 2 é sobre a eterna luta entre a luz e as trevas (que é referenciada várias vezes durante a campanha). As forças das trevas, os Possuídos, são numerosas e podem facilmente derrubá-lo se você não tomar cuidado.
É aqui que entram os Portos Seguros. Estas são áreas do mapa que possuem luzes brilhantes. Ficar dentro da luz reabastece uma pequena quantidade de sua saúde. Além disso, a maioria dos inimigos infundidos pelas sombras não irá detectá-lo, então você pode deixá-los passar enquanto se prepara para fugir. Porém, se você atacar ou se afastar daquele local, a luz será desativada temporariamente, então tome cuidado.
Anote os locais das salas de descanso e salve com frequência

As salas de descanso são semelhantes a pontos de salvamento e são encontradas em vários locais. Estes também têm luzes brilhantes, então você não precisa se preocupar com hostis. Ainda assim, esteja atento ao que está ao seu redor, pois certas cabanas que possuem salas de descanso podem exigir que você ative um gerador antes que a energia seja restaurada. Isso é feito pressionando a tecla Enter no tempo adequado.
Uma vez dentro de uma sala de descanso, interaja com a garrafa térmica para criar um salvamento manual ou rápido. Eles devem ajudá-lo nos encontros mais difíceis e nas longas caminhadas que o aguardam.
Use a luz contra seus inimigos e mire em seus pontos fracos

Semelhante ao primeiro jogo, você usará sua confiável lanterna nesta sequência para cegar, atordoar e enfraquecer os oponentes. A lanterna é ligada pressionando a tecla “E”, e você pode ativar um impulso pressionando o botão do meio do mouse. Isso remove o escudo escuro que protege um alvo inimigo e geralmente o atordoa temporariamente. Além disso, se um ponto fraco for revelado através de um brilho vermelho, você pode atirar nele para causar danos tremendos.
Esteja avisado: sua lanterna possui apenas algumas cargas selecionadas. Acender uma luz normalmente não esgota suas cargas, mas ativar o impulso sim. Você precisa estar atento a quando usá-lo contra oponentes e quando fugir. Da mesma forma, o impulso da lanterna é usado para limpar orbes de escuridão que bloqueiam caminhos, então você precisará deles para seguir em frente. Por último, você deve estar atento às baterias que possa adquirir, pois elas adicionam uma carga extra.
Os itens são aleatórios (e baseados na dificuldade)

Nem sempre é garantido que você encontrará itens em todos os contêineres em Alan Wake 2 . Parece que um sistema diferente governa esta mecânica em particular, e também é um tanto aleatório. Por exemplo, se você abrir uma gaveta em uma sala específica, há uma chance de encontrar um Trauma Pad dentro. No entanto, recarregar seu save e reabrir a mesma gaveta pode resultar em algo diferente, ou talvez nada. Há até casos em que você pode encontrar uma bateria, talvez se a carga da lanterna estiver baixa. É a maneira do jogo lhe ajudar quando você mais precisa.
A dificuldade da campanha parece afetar isso também. O Modo Normal oferece uma experiência equilibrada, destinada a quem está familiarizado com jogos de terror de sobrevivência. Há também o Modo História, que rende mais itens e facilita muito o combate. E, claro, há o Hard Mode, que é definitivamente punitivo. Você pode alterar essas opções pausando o jogo a qualquer momento, para não precisar se limitar à escolha original.
Gerencie seu inventário usando slots rápidos e o armazenamento da caixa de sapatos

Já que estamos falando de itens, é sempre uma boa ideia gerenciar seu inventário em Alan Wake 2 . Isso ocorre porque seus personagens têm espaço de inventário limitado e certas peças de equipamento ocupam dois ou mais slots.
Embora você possa adquirir certas atualizações à medida que avança, é melhor armazenar peças de equipamento, munição e kits de cura desnecessários em caixas de sapatos, que podem ser encontradas nas salas de descanso. Da mesma forma, você deve atribuir um botão de slot rápido para suas armas e itens de cura. Isso é feito abrindo seu inventário, selecionando um item e escolhendo uma chave de slot rápido. Isso deve ajudar caso você precise trocar de armas rapidamente ou restaurar seu HP.
Use as respectivas técnicas de investigação de Saga e Alan

Alan e Saga têm seus próprios meios de investigar os arredores. Saga, uma detetive do FBI, confia em seu Mind Place, onde reúne evidências e traça perfis de pessoas de interesse. À medida que você reúne mais pistas, ela apresentará deduções e mais opções de diálogo ficarão disponíveis. Isso, por sua vez, permite que você avance ainda mais na história dela. No final, depois de encontrar todas as evidências, você poderá encerrar cada caso.
Alan, o célebre autor de romances de mistério e terror, deixa sua imaginação correr solta, tanto literal quanto figurativamente. Sua Sala do Escritor tem um quadro que lhe permite escrever outro arco de história ou ponto de trama, mudando assim o mundo ao seu redor. Por exemplo, um hotel pode ter portas trancadas, mas você pode usar um ponto relevante da trama para mudar o cenário, o que abre o caminho a seguir. Alan também usa um dispositivo chamado Angel Lamp, que reúne luz e altera o layout de uma sala para revelar caminhos.
Fique atento a Tim Breaker

Os fãs do jogo anterior da Remedy Entertainment, Quantum Break , terão uma surpresa. Isso porque Shawn Ashmore, que interpretou o personagem Jack Joyce daquele jogo, também tem um papel em Alan Wake 2 .
Desta vez, ele interpreta um personagem chamado Tim Breaker, o que é uma homenagem engraçada ao seu papel em Quantum Break. Durante os capítulos de Alan, você poderá ouvir alguém cantarolando uma música, indicando que Tim está em algum lugar próximo. Converse com ele e interaja com o mapa em seu quadro. Isso revelará vários itens colecionáveis e esconderijos nas proximidades.
Volte para áreas visitadas anteriormente

Ao contrário do primeiro jogo, Alan Wake 2 está longe de ser linear. As zonas que você explora podem ter segredos ocultos, como os itens colecionáveis mencionados, que só podem ser obtidos após a ocorrência de determinados eventos.
Por exemplo, partes do Lago Cauldron são inundadas no início do jogo. No entanto, depois de resolver o mistério, essas áreas se tornarão acessíveis e você poderá encontrar algumas recompensas interessantes esperando por você. No caso de Alan, certas cenas de eco só aparecem quando você chega aos capítulos posteriores. Também vale a pena voltar aos lugares que você visitou, caso você ache que perdeu alguma coisa.
Referências: