Shadow of the Tomb Raider

Tomb Raider é uma série de jogos eletrônicos, histórias em quadrinhos e filmes tendo como protagonista a personagem Lara Croft. Desde o lançamento do primeiro Tomb Raider, em 1996, as séries tiveram um grande lucro e Lara transformou-se num dos principais ícones da indústria de vídeo games. O Guiness Book reconheceu Lara Croft como “a Melhor Aventureira Heroína do Mundo de vídeo game mais bem sucedida” em 2006.

Seis jogos da série foram desenvolvidos pela Core Design, e os três últimos pela Crystal Dynamics. Todos os jogos foram publicados pela Eidos Interactive, que mantém os direitos dos personagens e a marca registrada de Tomb Raider. Para o cinema, Lara Croft: Tomb Raider e Lara Croft Tomb Raider: The Cradle of Life foram produzidos, estrelando a atriz americana Angelina Jolie como Lara Croft. Todos os jogos Tomb Raider venderam mais de 89 milhões de unidades, fazendo uma das séries de video games mais vendidas de todos os tempos.

Lara Croft

A personagem central de Tomb Raider é a arqueóloga britânica Lara Croft, uma personagem feminina similar a Indiana Jones. De acordo com a história oficial, o interesse de Lara pelo tomb raiding foi despertado em idade já adiantada, ela como uma anfitriã passou seu grande tempo estudado em Wimbledon, mas seu confinamento na alta sociedade, a que seus pais pertenciam, a impediu de optar ativamente por essa carreira. Tudo isso muda após uma viagem ao Himalaia: o avião em que Lara viajava sofre um acidente, do qual ela é a única sobrevivente. A experiência alterou sua vida completamente, impelindo-a a viajar pelo mundo e aprender sobre as diversas civilizações antigas. Em conseqüência, foi repudiada por seu pai, Lorde Richard (Henshingly) Croft, passando a trabalhar como arqueóloga contratada, adquirindo artefatos e tesouros raros para museus e colecionadores ricos de todo o mundo, além dela mesma.

Lara foi criada pelo designer Toby Guard. Aparece quase sempre em calças castanhas/marrons curtas, um top verde, coldres em ambos os lados dos quadris para o par de pistolas que é sua marca registrada, e uma pequena mochila de couro. No decorrer da série houve ajustes menores na aparência, tais como características faciais mais lisas, variações no tamanho do busto e a movimentação do cabelo.

Shadow of the Tomb Raider

Shadow of the Tomb Raider é um jogo eletrônico de ação-aventura desenvolvido pela Eidos Montréal em conjunto com a Crystal Dynamics e publicado pela Square Enix. É o terceiro título da série de reboot e o décimo segundo da franquia Tomb Raider, depois de Tomb Raider e seguida por Rise of the Tomb Raider. O jogo foi lançado em 14 de setembro de 2018 para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One.

Jogabilidade

Shadow of the Tomb Raider é um jogo de ação e aventura jogado de uma perspectiva de terceira pessoa; os jogadores assumem o papel da protagonista Lara Croft enquanto ela explora ambientes em todo o continente da América do Sul. O centro do jogo está definido para ser o maior da franquia, que também revela a cidade escondida de Paititi. Os jogadores podem participar em missões secundárias e aprender sobre Paititi, que proporciona uma experiência mais rica. Um novo sistema de troca permite aos jogadores trocar recursos, recuperar peças e armas em Paititi. Existem numerosos ajustes feitos no jogo, que é idêntico ao Rise. Os controles para natação foram completamente revisados, já que Lara agora é capaz de segurar a respiração debaixo d’água por um longo período de tempo devido à introdução de bolsas de ar. Ela também ganha a habilidade de descer um penhasco usando uma corda. Furtividade torna-se uma parte importante do jogo, com Lara sendo capaz de se desvencilhar do combate quando ela escapa da linha de visão dos inimigos.

Tal como os seus predecessores, o jogo permite aos jogadores caçar animais selvagens, materiais artesanais usando os recursos recolhidos, resolver quebra-cabeças e explorar túmulos opcionais. O jogo também apresenta mais túmulos do que as parcelas anteriores da série de reinicialização. Os jogadores agora terão a opção de personalizar sua experiência de jogo, já que exploração, quebra-cabeças e combate têm suas próprias configurações de dificuldade. Um novo Modo de Imersão permite que os jogadores ouçam as conversas de fundo dos locais em seus idiomas nativos, quando desligadas, as conversas são feitas na voz escolhida dos jogadores sobre o idioma.

O Jogo

Diferente dos jogos anteriores, em “Shadow of The Tomb Raider” Lara já tem suas principais habilidades e equipamentos como o arpéu e a corda para ser utilizada em conjunto com suas flechas. Isso deu mais liberdade para os desenvolvedores explorarem a aba de habilidades de forma mais experimental, o que é um ponto alto do jogo.

Outro novo fator que influencia bastante no gameplay é a possibilidade da Lara explorar os ambientes que estão debaixo d’água, gerando toda uma nova camada de exploração aos cenários.

Jogue com as opções no Difícil

Principalmente se você já jogou os 2 capítulos anteriores do reboot, indicamos que você coloque todas as 3 opções de dificuldade no difícil. O modo Exploração principalmente. Com isso você removerá aquelas marcações dos lugares que podem ser escalados e muito do mamão com açúcar que é utilizar os instintos de sobrevivência da Lara, tornando a experiência muito mais orgânica.

Prepare-se para mergulhar

Em Shadow of the Tomb Raider você vai precisar muito mergulhar e é muito importante que você de início já adquira habilidades que melhore o nado de Lara.

No começo do jogo priorize pegar a habilidade: “Respiração do Jacaré” ela aumenta o tempo que você pode ficar de baixo d’água.

Cuidado com as piranhas, se você perceber que elas estão por perto, fique bem longe delas, esconda-se embaixo das algas do fundo do mar e espere elas passarem.

Se você está jogando a versão do console ou então no PC com controle, fique atento se o controle se mexer enquanto a Lara estiver nadando, isso indica que o fôlego dela já está acabando.

Qual habilidade escolher?

Lara já começa com 3 habilidades são elas: “Velocidade do Jacaré”, “Passo de Hoatzin” e “Descanso do Puma”.

No jogo você pode melhorar as habilidades de Lara por um mosaico de habilidades, para que você não fique em desvantagem, é importante priorizar o que você vai mais precisar no início.

É melhor guardar pontos para se especializar nas habilidades que têm a ver com o seu estilo de jogo do que simplesmente gastar todos pontos adquirindo todas habilidades.

Por exemplo, a habilidade que deixa você ficar mais tempo na água, ela pode ser melhorada novamente para você ficar mais tempo ainda.

Habilidades como “Visão da águia” são muito úteis, já que elas ajudam você a conseguir mais pontos de habilidades, porém, se você está jogando sem o “Instintos de Sobrevivência”, ela é inútil.

Outra muito boa para você que está iniciando agora é a “Ninho da Víbora”, ela aumenta a quantidade de itens que você coleta e isso é muito útil.

A “Aterrisagem da Raposa” é também uma habilidade que ajuda sempre, se você cair de grandes alturas irá receber menos danos e se você for rápido, pode até mesmo sofrer dano algum, para isso, na versão PC aperte a tecla “C” quando estiver aterrissando.

As habilidades dessa vez estão todas conectadas em uma única tela e dividas em 3 tipos: Buscadora, Guerreira e Coletadora. No início do jogo foque nas habilidades de buscadora, que fornecerão algumas perícias que ajudam a encontrar os objetos extras que são necessários para os 100%. Compre elas principalmente se estiver jogando no modo difícil.

Uma habilidade que você deve priorizar também é a Sagacidade da Raposa. Só com ela você poderá fazer as melhorias de nível 4 das armas.

Outra habilidade para se priorizar é a Visão de Illipa. Ela faz com que você consiga usar o observar para saber onde é o coração dos animais, facilitando assim o abate deles nas caças. Muito útil contra animais carnívoros que vão te atacar e resistem mais às suas armas.

Fuja da visão do inimigo

Em Shadow of the Tomb Raider, há muita ênfase no modo furtivo. Junto de uma variedade de novas ferramentas, uma das melhores novidades é a habilidade de se desvencilhar de um tiroteio e fugir da visão do inimigo.

Se você foi visto, não pense duas vezes em se esconder atrás de paredes ou entre plantas para planejar uma nova estratégia.

Melhore sua espingarda o mais rápido possível

Comparado com outros jogos da série Tomb Raider, em Shadow você terá que enfrentar inimigos que irão te atacar antes mesmo de você pegar sua arma. Para maximizar sua efetividade nesses encontros, melhore sua espingarda e pegue munição extra.

A espingarda é certamente uma das armas mais eficazes do jogo. Tenha ela sempre pronta para confrontos.

Armas

As armas dessa vez possuem melhorias próprias, compartilhando muito pouco com outras armas do mesmo tipo. Portanto escolha bem a arma que vai gastar seus recursos e faça bom uso dela.

Algumas armas, como a escopeta, podem abrir espaços antes inacessíveis. Tente conseguir todos os tipos de armas o mais rápido possível. Como elas só são adquiridas com o decorrer da aventura, avance a história antes de ficar gastando muito tempo tentado explorar locais que vão estar bloqueados.

Equipamentos e Recursos

Lara já começa o jogo com vários equipamentos importantes, mas outros, como a gazua, que possibilita que você abra alguns tipos de tesouros, ficarão disponíveis apenas após comprá-los de mercadores. A dica aqui é que os compre logo, uma vez que eles possibilitam entrar em lugares inacessíveis de outra forma e evitam que você fique voltando à lugares já visitados.

A customização da Lara agora pode ter 2 vestimentas, que concedem bônus diferentes. Várias delas podem ser compradas diretamente de mercadores, mas as melhores mesmo são encontradas nas criptas.

As criptas são locais secretos no mapa que escondem algum sarcófago com itens de vestimenta de qualidade. Sempre procure por esses locais se você quer encontrar novas roupas para personalizar e melhorar a sua Lara.

Essas roupas, no entanto, vão estar estragadas à primeira vista e precisarão de reparos, que você pode fazer utilizando alguns recursos que estão disponíveis no jogo, alguns bem comuns e outros mais raros.

Dessa vez existem vários tipos de mercadores que oferecem itens diferentes. Em quase todos você poderá comprar os recursos listados anteriormente. Para isso você precisará de moedas de ouro. Para consegui-las, explore o ambiente para achar moedas e metais preciosos que podem ser vendidos para esses comerciantes, como o próprio ouro e jade.

Converse com NPCs

“Shadow of The Tomb Raider” tem uma porção de NPCs em suas cidades. Eles fornecem não só informações históricas sobre o local, como também te dão indicações de pontos importantes no mapa e missões secundárias. Portanto ative o jogador de RPG que existe em você e converse com todos eles.

Você irá ganhar muito mais pontos de experiência se resolver fazer as missões extras e deixar a campanha principal bem mais fácil de passar.

Pedras preciosas

Ter dinheiro em Shadow of the Tomb Raider torna sua vida muito mais fácil no game, com ele você pode comprar mais itens e equipamentos que serão muito úteis.

Para ganhar bastante grana você pode vender pedras preciosas como Jade e Ouro, sempre que você tiver a oportunidade colete esses recursos, vale a pena gastar um pouco mais de tempo procurando por eles no cenário.

Roupas e atualizações de armas

Trocar de roupa em Shadow of the Tomb Raider nunca é somente uma questão de embelezamento, alguns dos trajes de Lara podem lhe dar bônus.

Não se contente só com as roupas dadas pela campanha principal, procure adquirir outras, algumas podem lhe dar grandes vantagens para se esconder melhor dos inimigos.

Seus equipamentos podem ser modificados para ficar melhores, sempre colete muitos recursos do ambiente para poder atualizar suas armas.

É possível trocar de traje e realizar atualizações em armas toda vez que acessar um acampamento no jogo.

Você pode conseguir novos trajes comprando pelos vendedores da cidade, encontrando em Criptas e ganhando em missões opcionais.

Venda suas jades e peças de ouro

Falando em dinheiro, não esqueça de vender seu estoque de jade e ouro para os comerciantes. Isso parece óbvio, mas pode passar despercebido facilmente por causa da história e das várias atividades paralelas. O jogo nunca especifica quais itens são feitos para vender e não para ajudar em melhorias.

Não armazene jade e ouro, ou então você vai perder a oportunidade de pegar mais durante suas aventuras.

Visite os vendedores

Vendedores possuem suplementos e munição para você comprar, mas também comercializam armas e melhorias em ferramentas que você pode deixar passar caso não olhe no inventário.

Por exemplo, o comerciante em Paititi vende uma melhoria para a faca que permite cortar cordas trançadas que bloqueiam o caminho de áreas especiais do jogo. Já outro em Kuwaq Yaku vende uma pistola com silenciador.

Visite sempre os vendedores para checar o que eles têm para vender. Faça disso um hábito já que você nunca sabe quando um equipamento será útil.

Monólitos e Baús de Emergência

Os monólitos são parte importante do jogo, uma vez que eles indicam onde você poderá encontrar tesouros com recursos raros. Para conseguir ler o que está escrito neles, será necessário que Lara domine a linguagem que foi utilizada.

Para isso temos os murais e os documentos, que dessa vez também concedem perícias linguísticas. Abuse da sua habilidade de enxergá-los com os instintos de sobrevivência da Lara.

Outro colecionável importante são os Baús de Emergência, que escondem alguns itens raros e moedas de ouro. Para encontrá-los, você pode ou procurar primeiro pela bolsa de explorador da região, que revela a localização de cada um dos baús por perto, ou ficar atento a pequenos brilhos que piscam no chão, esses locais podem ser escavados.

Tumbas

As tumbas estão de volta e com certeza na melhor forma dos três jogos. São definitivamente o ponto alto do jogo. Os puzzles são bem mais desafiadores e as recompensas importantes.

Para encontrar tumbas pelo mapa, fique atento a troca de som que ocorre quando você passa perto de uma delas, bem como as marcações como caveiras e pinturas nas paredes.

Elas geralmente vão estar bloqueadas por algum obstáculo que necessita de um equipamento para ser quebrado. Por isso repetimos, compre todos rapidamente.

Fogueiras

As fogueiras são um dos elementos mais importantes do jogo e você pode avistá-las pelo ícone que fica acima delas.

Nas fogueiras você poderá trocar a roupa da Lara, seus equipamentos, aprimorar as habilidades e fazer viagens rápidas para outras fogueiras. Sempre que passar por uma, lembre-se de acendê-las

Desafios

Uma ótima forma de ganhar XP é completando desafios. Podem ser acertar alvos, derrubar ninhos de águias ou mesmo usar algum dos seus equipamentos por algum número de vezes em locais específicos. Para começar um desafio, você deve primeiro descobri-los. No geral, eles destoam em cor e estética de todo o resto do cenário, você também pode encontrá-los utilizando uma das habilidades da Lara.

Confira aqui uma publicação do nosso parceito Portal TudoJunto sobre o filme Tomb Raider.

Referências:

Seu Game, Gamespot, uol, wikipedia.

Deixe seu comentário: