1HitGames

Pesquise

Hellblade: Senua’s Sacrifice

Hellblade: Senua’s Sacrifice é um jogo eletrônico desenvolvido e publicado pelo estúdio britânico Ninja Theory para Xbox One, Windows PC, PlayStation 4 e Nintendo Switch. Hellblade foi anunciado com um vídeo numa das conferências da Sony durante a gamescom em agosto de 2014 e foi lançado para 8 de agosto de 2017. É descrito pelo produtor como um jogo “AAA independente”.

Sinopse

Senua, a protagonista de Hellblade: Senua’s Sacrifice, é uma guerreira picta traumatizada depois de uma invasão viquingue. Como consequência do ataque, sua psicose se agrava. A história, baseada na mitologia nórdica e mitologia celta, foca-se em Senua, sobre a viagem que ela embarca para o submundo de Helheim, para salvar a alma de seu amado(Dilion), nessa viagem Senua encontrará e enfrentará seu passados e seus traumas, consequentemente lidando com eles.

O enredo

Senua é uma guerreira celta (região da atual Escócia) que se vê atormentada pela perda de seu amado durante a guerra contra uma invasão viking no século IX. Em busca de uma resposta direta de Hella — deusa do reino da morte na mitologia nórdica —, a guerreira parte para Hellheim, reino para onde vão aqueles que morreram fora da glória da batalha.

Contudo, além de ter a difícil tarefa de passar pelos horrores da Casa das Névoas, a protagonista lida com seu pior inimigo: sua mente, que passa a sofrer de psicose após a mórbida experiência trazida pelos escandinavos. E é aí que Hellblade: Senua’s Sacrifice começa a se destacar.

Espadas, lágrimas e ilusões

A narrativa é, sem dúvidas, o ponto alto da produção e faz com que sintamos na pele os horrores trazidos pelo distúrbio da personagem. Porém, embora seja um jogo de ação, Hellblade: Senua’s Sacrifice traz muito mais para a indústria dos games do que outros títulos aclamados do gênero, e a psicose da personagem é o gancho para o uso impecável de diversos recursos presentes na obra.

Como não há tutorial e nenhum sistema de HUD, contribuindo muito para a imersão, o jogo utiliza das vozes da cabeça de Senua para guiá-la pelo belo e perturbador mundo de Hellheim.

E essa importante escolha de game design ajuda a desenvolver muito a personagem e a transportar o jogador para a dor da protagonista e para deixar o gameplay extremamente intuitivo. E mais: é um diferencial que sustenta as centenas de boas análises que Hellblade: Senua’s Sacrifice tem recebido.

Design e jogabilidade

Uma série de ótimas escolhas fizeram do game o marco que ele é e, sem dúvidas, o universo criado pelo estúdio Ninja Theory é um dos principais. O jogo se desenvolve em grande parte entre cavernas negras, úmidas, florestas e construções sombrias. Mas, de vez em quando, é possível encontrar trechos de natureza exuberante, permitindo respiros de paz entre os diálogos e combates.

E, por falar em combate, é impossível não destacar a mecânica de morte permanente — muito divulgada pelo estúdio. A ideia é que Senua sofre de uma praga, demonstrada em forma de tatuagem em seu braço direito, que se espalha a cada vez que o jogador morre. Quando ela chega à cabeça da personagem, todo o progresso do jogo é perdido, forçando um recomeço.

Essa é uma proposta e tanto, porém, a verdade é que Hellblade: Senua’s Sacrifice não oferece muita dificuldade para o jogador, nem em seu combate com mecânica simples, nem nas travessias de sua jornada. Ao aumentarmos a dificuldade do game, veremos uma experiência um pouco mais desafiadora, mas nada que vá aumentar muito a duração do jogo. Contudo, o foco aqui é que você absorva o máximo possível da narrativa.

Jogue às claras

Não tem relação com “ter medo ou não”, mas Hellblade: Senua’s Sacrifice é um jogo muito melhor se jogado com o brilho aumentado nas configurações. Acontece que o jogo te incentiva a aproveitá-lo com tudo mais escuro para manter os mistérios, mas isso pode fazer com que você fique preso em partes inesperadas do cenário.

Não tenha receio em ir nas configurações e aumentar a luminosidade. Se isso prejudicar os gráficos, deixe em um nível “meio termo”. Assim, dificilmente, você ficará perdido em uma caverna, por exemplo. Também é possível configurar a iluminação pela TV.

Atenção aos glifos

Hellblade: Senua’s Sacrifice tem um sistema de quebra-cabeças bem interessante. Em alguns momentos, para abrir portas, a personagem precisa encontrar glifos espalhados pelos cenários. Estes glifos são símbolos nórdicos, que podem ser um pouco difíceis de encontrar. Mas há dicas valiosas quando estamos perto.

Quando achar de um glifo escondido, o jogador pode notar que há símbolos voando pelo ar. Se houver alguma pedra de história no caminho, ela também indicará a direção. A principal dica é ficar de olho no cenário, em todos os cantos, pois eles se posicionam em locais imprevisíveis.

Ouça as pedras!

E por falar nas pedras nórdicas, ouça, sempre que possível, as histórias que elas contam. O jogo é baseado em enredo e ficar sabendo dos detalhes pode te ajudar a, por exemplo, vencer um chefão mais adiante.

Pare na frente de uma pedra nórdica, que tem seu centro brilhoso, e pressione o botão de foco. Assim você conseguirá ouvir sua história. Algumas são grandes, outras são mais curtas, mas todas são importantes para o entendimento total.

Luta estilo “Dark Souls”

Não, Hellblade: Senua’s Sacrifice não é um jogo no estilo Dark Souls – na verdade ele é bem diferente. Mas suas lutas podem lembrar bastante a série de jogos da Bandai Namco, principalmente pela dica central na hora de vencer: calcule o ataque, a esquiva e a defesa. Faça muito bem para não se dar mal.

Hellblade: Senua’s Sacrifice não é um jogo de pancadaria. As lutas têm um compasso mais tranquilo e precisam que o jogador tenha calma na hora de avançar no inimigo. Fique atento sempre ao tempo da investida dos adversários e em quantos golpes eles dão de uma vez. Não tenha pressa e use a defesa ou esquiva para escapar da morte certa.

Não se preocupe em morrer

No início do jogo, Hellblade: Senua’s Sacrifice diz ao jogador que, se Senua morrer muitas vezes, seu progresso será apagado e ele começará novamente a história do zero. Isso dá uma certa pressão e pode até prejudicar o andamento do game.

Porém, trata-se de apenas um blefe. Isso não ocorre. É verdade que, se morrer, a personagem pode voltar alguns minutos na história, já que o sistema de “save” não é tão certo, mas mesmo assim, seu progresso nunca será perdido.

Atenção às legendas, em cima e embaixo

Hellblade: Senua’s Sacrifice tem um sistema de diálogos bem interessantes. Senua, a personagem central, ouve vozes em sua cabeça a todo o momento. Por conta disso, há legendas nas partes de cima e embaixo da tela.

É necessário prestar muita a atenção nestas legendas. Apesar de a maioria das vozes servir para desencorajar Senua, algumas dão dicas ou indicações do que fazer em um cenário. Parece confuso, mas dentro do jogo faz todo o sentido.

Jogue com fones de ouvido

Por melhor que seja o som da sua TV, Hellblade: Senua’s Sacrifice foi feito para jogar com fones de ouvido, pois isso também faz parte da jogabilidade. Isso porque o jogo utiliza a técnica chamada de som binaural, que emite som em duas camadas distintas, além dos barulhos espalhados pelo cenário.

O som binaural também está ligado à dica das legendas, mas eles só funcionam bem quanto estamos jogando com fones de ouvido. Isso vai influenciar bastante a performance do jogador no controle de Senua e pode melhorar sua compreensão do mundo de Hellblade: Senua’s Sacrifice.

Estude os cenários

Quando começar Hellblade, os puzzles que vai encontrar serão bastante lineares, levando-o do ponto A ao ponto B. Porém, à medida que vai avançando, os enigmas vão se tornando mais complexos. Você vai precisar estudar bem os cenários para abrir o máximo de caminhos possíveis através de portas e pontes secretas.

Para o ajudar nesta tarefa, observe os glifos nórdicos e as pedras de história que se encontram espalhados pelo cenário. Fique de olhos bem abertos durante a exploração, pois eles se encontram muitas vezes escondidos em locais imprevisíveis. Utilize sempre o seu Foco para ouvir as histórias que as pedras têm para lhe contar, pois podem te fornecer pistas fundamentais para derrotar chefões.

Hellblade vai o incentivar a aproveitar a baixa luminosidade para intensificar o ambiente misterioso do game, porém, aumentar um pouco essa opção vai o ajudar em muito a não ficar preso em cenários escuros, como cavernas.

Procure os símbolos

Alguns puzzles apenas podem ser completados se você encontrar um ou mais símbolos específicos no cenário, permitindo assim a abertura de portas que o levam a avançar no game. Porém, esses símbolos se encontram camuflados e você terá que procurar qualquer coisa no cenário que lhe faça lembrar o formato pretendido. Felizmente, suas vozes o vão alertar se estiver no caminho correto.

Salvar o game

O sistema de morte permanente em Hellblade causou muita polêmica ao ser anunciado, mas não se preocupe, você terá a chance de retomar o último ponto salvo se a morte ocorrer. Como o sistema é automático, você verá o símbolo do game girar no canto inferior direito quando estiver salvando. Assim saberá que pode continuar a partir daquele ponto se tiver que desligar o game ou se morrer.

No entanto, existe sempre a possibilidade, se morrer frequentemente, de o game apagar automaticamente seu percurso, por isso o melhor mesmo é ter muito cuidado durante sua viagem!

Aprenda a lutar

Em Hellblade, você tem ataques leves e fortes. Para se defender pode bloquear, evadir ou guardar. Todas essas habilidades se modificam ao utilizar o sprint ao mesmo tempo que as usa. Nesse game o combate não é rápido, por isso não tenha pressa em atacar. Se esquive, se defenda e ataque apenas quando estiver seguro.

Esteja sempre atento ao retrato de Senua. Embora não exista barra de vida em Hellblade, o retrato do personagem ficará desfocado ao sofrer dano dos inimigos. Se você estiver perto de morrer, a própria Senua ficará dobrada com dores, avisando-o de que está na hora de se colocar a salvo.

Mantenha seus inimigos sempre na sua frente. As vozes que o rodeiam podem não ser rápidas o suficiente para o avisar de um ataque fatal vindo de suas costas.

Estratégias para vencer inimigos e chefões

Nesse game, todos os inimigos precisam de uma estratégia especifica para serem vencidos. Ao inicio, o game vai facilitar as coisas para você, dando-lhe a hipótese de enfrentar um inimigo de cada vez. Porém, logo você vai começar a se ver no meio de grupos desses monstros das sombras.

Confira as estratégias para acabar sem problemas com cada um dos diferentes inimigos e chefões.

Monstro das penas: Pode utilizar todo o tipo de ataques contra este monstro.

Ele é fácil de bloquear.

Não se deixe encurralar por vários desses monstros ao mesmo tempo.

Monstro do escudo: Se esquive dos ataques que esse monstro faz com seu escudo pois quebram sua guarda.

Seus ataques são lentos e fáceis de bloquear, mas se falhar o bloqueio vai sofrer grande dano.

Utilize seus pontapés contra esse monstro, pois são fundamentais para abrir suas defesas e o expor a seus ataques.

Monstro do machado: Esse monstro ataca a grande velocidade e por isso é difícil de bloquear.

Ele tem também a possibilidade de o atacar de longe, atirando o seu machado.

Quando esse monstro está com pouca vida, ele se envolve em escuridão e apenas pode voltar a ser atingido se você ativar seu Foco.

Monstro nublado: Esse inimigo apenas pode ser atingido se você ativar seu Foco.

Se não tiver a possibilidade de utilizar seu Foco, use luz para o tirar da escuridão.

Monstro poderoso: Esse monstro é muito lento, porém sempre que o bloqueie ele vai conseguir o atirar ao chão.

Se ele correr para cima de você, é fundamental que consiga evitar esse ataque, pois causa muito dano.

Valravn (chefão)

Quando esse chefão sofrer algum dano, ele vai desaparecer por uns instantes, deixando-o com seus lacaios.

Quando ele voltar vai saltar sobre você com um poderoso ataque. Esse ataque é fácil de evadir, porém se você falhar o dano sofrido será massivo.

Você não consegue bloquear as espadas que Valravn atira em você. Terá que efetuar um contra-ataque para as virar contra o monstro.

Quando Valravn estiver próximo da morte, ele ficará envolvido em escuridão e apenas poderá ser atacado com seu Foco ativo.

Surtr (chefão)

Surtr tem alguns ataques com sua arma que são bastante fáceis de evadir.

Quando ele espetar sua espada no chão e se ajoelhar, vai empurrar você para trás enquanto ele ganha forças. Tente quebrar sua concentração pois durante esse ritual ele se encontra indefeso.

Surtr tem uma segunda forma em que sua espada se transforma em fogo. Enquanto o monstro estiver nessa forma, você não vai conseguir o atacar sem levar dano. Use seu Foco para o combater.

Fenrir (chefão)

Tanto seus ataques leves como os fortes não conseguem penetrar a pele de Fenrir, você necessita utilizar a habilidade especial da espada Gramr, que pode pegar durante o game.

O melhor para se defender contra esse chefão é tentar se evadir de seus ataques, pois mesmo que os bloqueie vai sofrer dano.

Eventualmente, Fenrir vai se esconder na escuridão e não vai ser detectado nem pelo seu Foco. Você terá que usar o som para entender de que direção o monstro o irá atacar.

Durante o combate, a luz no centro da sala vai diminuindo. O seu Foco vai ser fundamental na fase final da batalha para detectar Fenrir com facilidade.

Dicas e Truques para os Puzzles

Os Puzzles do Hellblade podem-se resumir a dois tipos de categorias. O tipo de Puzzle mais comum é aquele em que precisas de encontrar um determinado símbolo na área envolvente, e estes símbolos normalmente são encontrados em portas fechadas. Podes deparar-te com vários símbolos ao mesmo tempo, mas na maioria das vezes apenas terás de encontrar um símbolo de cada vez, mesmo que tenhas de encontrar vários símbolos para desbloquear uma porta.

Exemplo: existem vários símbolos espalhados no mundo de Hellblade, os quais terás de encontrar na área envolvente. No entanto, por vezes pode ser difícil encontrar estes símbolos, pois eles estão camuflados entre os objetos e a natureza que te rodeiam. Por exemplo, podes ter de procurar entre árvores, edifícios, e outros objetos, de forma a tentares encontrar o símbolo.

Porém, existem algumas dicas que te podem ajudar a resolver estes puzzles. Quando te aproximas de um símbolo o teu ecrã fica repleto de pequenas cópias desse símbolo, ou seja, basicamente são as vozes que a Senua ouve na sua cabeça a tentar dizer-lhe que o símbolo se encontra por perto. Quando te encontrares nesta situação, começa a olhar à tua volta em busca de algo que forme um padrão igual ao símbolo em questão.

Quando chegares ao local onde se encontra o símbolo, usa a Focus ability e o símbolo que estiver perto de ti irá aparecer no centro do ecrã. Depois, podes mover a tua câmera até encontrares o local que achas que o símbolo está escondido. Caso estejas perto do símbolo, mas não o consigas encontrar, usa a Focus ability e começa a procurar à volta da zona, pode ser que tenhas sorte e encontres o símbolo sem querer.

Também é muito importante ter em atenção que podes estar a focar-te no sítio correto, mas podes estar num ângulo ou distância errada. Em vários puzzles vais ter de combinar um objeto que se encontra mais perto de ti com um objeto mais distante, de forma a formares o símbolo pretendido. No entanto, caso estejas muito perto, ou muito longe, ou até mesmo se estiveres a posicionar-te num ângulo errado, não vais conseguir formar o símbolo.

Dicas e Truques para os Combates

Os combates em Hellblade podem se tornar repetitivos, mas mesmo assim existem alguns truques e dicas que te podem ajudar a derrotar os inimigos de Senua.

Parry: Muito provavelmente já conheces esta mecânica, mas o Parry consiste em bloqueares um ataque quando o inimigo está prestes a acertar-te, desbloqueando uma animação especial. Quando isto acontece, o inimigo perde o seu balanço e podes atacá-lo livremente durante um curto período de tempo. Caso utilizes um Heavy attack ou dois após um Parry, normalmente irás imobilizar o inimigo instantaneamente. Isto é bastante útil quando estás a combater contra vários inimigos pois podes imobilizar um deles e focar-te nos outros.

No entanto, é importante ter em conta que não podes fazer Parry a todos os ataques. Normalmente não podes fazer Parry aos ataques mais demorados e pesados, aquilo que pode ser considerado um Heavy attack. Quando te deparares com este tipo de ataques, o mais sábio é desviares-te deles em vez de fazeres parry ou block.

Guard Breaks: Por vezes, os inimigos adoptam uma postura defensiva e podes ter dificuldade em conseguir atacá-los. Quando isto acontecer, usa um Heavy attack ou Melee attack para quebrares a defesa do inimigo. É uma boa ideia começares a usar Heavy attacks e Melee attacks nos teus combos habituais, pois assim podes quebrar a defesa de um inimigo a qualquer momento.

Dodging: O Dodging é muito útil em dois tipos de situações: quando o inimigo está prestes a usar algum tipo de Heavy attack, ou quando estás a lutar com um grupo de inimigos ao mesmo tempo. Lembra-te que podes usar um light attack logo após te esquivares e efetuarás uma ataque especial. Ao fazeres isto poderás causar dano nos inimigos ao mesmo tempo que te evades dos seus ataques.

Combos: O Hellblade possui um sistema de combo bastante aberto, pois podes basicamente fazer spam do light ou heavy attack e irás desbloquear algum tipo de combo. No entanto, de uma forma geral, a melhor estratégia é começar por desferir alguns light attacks, seguindo-te de um heavy attack ou dois, ou de um melee attack. Ao fazeres isto normalmente irás imobilizar o inimigo temporariamente, dando-te alguma margem de manobra.

Referências:

Saga Art, Eurogamer, Aficionados, Wikipedia, techtudo.

Nintendo Switch, PC, PS4, Xbox One Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.